DSS: (Deliver, service and support) é um pilar do framework COBIT e consiste da seguinte estrutura:
01 | Operações Gerenciadas |
02 | Solicitações e incidentes de serviço gerenciado |
03 | Problemas gerenciados |
04 | Continuidade gerenciada |
05 | Serviços de segurança gerenciados |
06 | Controles gerenciados de processos de negócios |
DSS01: Operações Gerenciadas:
Coordenar e executar as atividades e procedimentos operacionais necessários para fornecer serviços de TI internos e terceirizados. Isso inclui a execução de procedimentos operacionais padrão predefinidos e as atividades de monitoramento necessárias. O objetivo é oferecer resultados operacionais de produtos e serviços de TI conforme planejado.
DSS02: Solicitações e Incidentes de Serviço Gerenciado:
Fornecer resposta oportuna e eficaz às solicitações do usuário e resolução de todos os tipos de incidentes. Isso envolve restaurar o serviço normal, registrar e atender solicitações, investigar, diagnosticar, escalar e resolver incidentes. O objetivo é aumentar a produtividade e minimizar interrupções através da resolução rápida de consultas e incidentes.
DSS03: Problemas Gerenciados:
Identificar e classificar problemas e suas causas básicas, fornecendo resolução oportuna para evitar incidentes recorrentes. Também envolve fornecer recomendações para melhorias. O objetivo é aumentar a disponibilidade, melhorar os níveis de serviço, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, identificando causas-raiz de problemas operacionais.
DSS04: Continuidade Gerenciada:
Estabelecer e manter um plano que permita às organizações de TI responder a incidentes e se adaptar rapidamente a interrupções. Isso garante a continuidade das operações de processos de negócios críticos e serviços de TI, mantendo a disponibilidade de recursos e informações em um nível aceitável.
DSS05: Serviços de Segurança Gerenciados:
Proteger as informações corporativas para manter o risco de segurança da informação em um nível aceitável, conforme a política de segurança da empresa. Isso inclui estabelecer e manter funções de segurança da informação, privilégios de acesso e monitoramento de segurança. O objetivo é minimizar o impacto das vulnerabilidades e incidentes de segurança da informação operacional.
DSS06: Controles Gerenciados de Processos de Negócios:
Definir e manter controles adequados de processos de negócios para garantir que as informações relacionadas e processadas, tanto internamente quanto por terceiros, atendam a todos os requisitos relevantes de controle. Isso inclui gerir e operar controles adequados de entrada, processamento e saída de informações, garantindo integridade e segurança dos ativos de informação.
Traduzido pela 4MATT Tecnologia do original Process Symphony: Deliver, Service and Support (COBIT 2019)