4Matt Tecnologia

COBIT 2019: Alinhar, planejar e organizar (APO)

Estrutura de referência de processo dos pais (PRF): COBIT 2019

COBIT 2019 - Alinhar, planejar e organizar (APO)

Alinhar, planejar e organizar o domínio do COBIT contém os seguintes processos:

01 Estrutura gerenciada de gerenciamento de TI.
02 Estratégia gerenciada.
03 Arquitetura Corporativa Gerenciada.
04 Inovação Gerenciada.
05 Carteira Gerenciada.
06 Orçamento gerenciado e custos.
07 Gerenciou Recursos Humanos.
08 Relacionamentos gerenciados.
09 Contratos de Serviço Gerenciados.
10 Fornecedores gerenciados.
11 Qualidade gerenciada.
12 Risco Gerenciado.
13 Segurança gerenciada.
14 Dados gerenciados

APO 01: Estrutura gerenciada de gerenciamento de TI

Projete o sistema de gerenciamento para TI corporativo com base em metas corporativas e outros fatores de design. Com base neste projeto, implemente todos os componentes necessários do sistema de gestão.

Implementar uma abordagem de gestão consistente para que os requisitos de governança corporativa sejam atendidos, abrangendo componentes de governança, como processos de gestão; estruturas organizacionais; papéis e responsabilidades; atividades confiáveis e repetíveis; itens de informação; políticas e procedimentos; habilidades e competências; cultura e comportamento; e serviços, infraestrutura e aplicações..

Processos relacionados:

ISO/IEC 20000 – Suporte ao planejamento de liderança de contexto

APO 02: Estratégia Gerenciada

Fornecer uma visão holística do ambiente atual de negócios e TI, da direção futura e das iniciativas necessárias para migrar para o ambiente futuro desejado. Certifique-se de que o nível desejado de digitalização seja essencial para a direção futura e para a estratégia de TI. Avalie a atual maturidade digital da organização e desenvolva um roteiro para fechar as lacunas. Com o negócio, repense as operações internas, bem como as atividades voltadas para o cliente. Garanta o foco na jornada de transformação em toda a organização. Aproveite os blocos de construção da arquitetura corporativa, componentes de governança e o ecossistema da organização, incluindo serviços fornecidos externamente e capacidades relacionadas, para permitir uma resposta confiável, mas ágil e eficiente aos objetivos estratégicos.

Apoie a estratégia de transformação digital da organização e entregue o valor desejado através de um roteiro de mudanças incrementais. Use uma abordagem holística de I&T, garantindo que cada iniciativa esteja claramente conectada a uma estratégia abrangente. Possibilite mudanças em todos os diferentes aspectos da organização, desde canais e processos até dados, cultura, habilidades, modelo operacional e incentivos

Processos relacionados:

Processos sob estratégia de serviço ITIL

APO 03: Arquitetura corporativa gerenciada

Estabeleça uma arquitetura comum composta por camadas de processos de negócios, informações, dados, aplicativos e arquitetura tecnológica. Crie modelos e práticas-chave que descrevam as arquiteturas de base e de destino, em consonância com a estratégia corporativa e de I&T. Defina requisitos para taxonomia, normas, diretrizes, procedimentos, modelos e ferramentas e forneça uma vinculação para esses componentes. Melhorar o alinhamento, aumentar a agilidade, melhorar a qualidade das informações e gerar potenciais redução de custos por meio de iniciativas como o reutilização de componentes de blocos de construção. .

Representar os diferentes blocos de construção que compõem o empreendimento e suas inter-relações, bem como os princípios que norteiam seu design e evolução ao longo do tempo, para possibilitar uma entrega padrão, responsiva e eficiente de objetivos operacionais e estratégicos.

Processos/frameworks relacionados

Design de serviço ITIL

IT4IT

APO04: Inovação Gerenciada

Mantenha uma consciência de TI e tendências de serviços relacionadas e monitore tendências tecnológicas emergentes. Identificar proativamente oportunidades de inovação e planejar como se beneficiar da inovação em relação às necessidades dos negócios e à estratégia de TI definida. Analisar quais oportunidades de inovação ou melhoria de negócios podem ser criadas por tecnologias emergentes, serviços ou inovação empresarial habilitada para TI; através de tecnologias estabelecidas existentes; e pela inovação em processos de negócios e TI. Influenciar o planejamento estratégico e as decisões de arquitetura empresarial.

Obtenha vantagem competitiva, inovação nos negócios, melhor experiência do cliente e melhor eficácia operacional e eficiência, explorando desenvolvimentos de I&T e tecnologias emergentes.

 

Cases de sucesso ITAM

 

APO 05: Carteira Gerenciada

Execute a direção estratégica definida para investimentos em consonância com a visão de arquitetura corporativa e o roteiro de I&T. Considere as diferentes categorias de investimentos e os recursos e restrições de financiamento. Avaliar, priorizar e equilibrar programas e serviços, gerenciando a demanda dentro das restrições de recursos e financiamento, a partir de seu alinhamento com objetivos estratégicos, valor empresarial e risco. Mova programas selecionados para o portfólio de produtos ou serviços ativos para execução. Acompanhar o desempenho do portfólio global de produtos e serviços e programas, propondo ajustes conforme necessário em resposta ao desempenho do programa, produto ou serviço ou mudança de prioridades empresariais.

Otimizar o desempenho do portfólio geral de programas em resposta ao programa individual, desempenho de produtos e serviços e mudança de prioridades e demanda corporativa.

Processos relacionados:

Gerenciamento de portfólio de serviços ITIL

ISO/IEC 20000 – Carteira de Serviços

APO 06: Orçamento gerenciado e custos

Gerenciar as atividades financeiras relacionadas à TI tanto nas funções de negócios quanto em TI, abrangendo a gestão orçamentária, de custos e benefícios e priorização de gastos através do uso de práticas orçamentárias formais e de um sistema justo e equitativo de alocação de custos para a empresa. Consulte as partes interessadas para identificar e controlar os custos e benefícios totais no contexto dos planos estratégicos e táticos de I&T. Inicie ação corretiva quando necessário.

Promover uma parceria entre as partes interessadas em TI e empresas para permitir o uso eficaz e eficiente dos recursos relacionados à I&T e fornecer transparência e responsabilização do custo e valor dos negócios de soluções e serviços.

Processos relacionados

Gestão Financeira ITIL

ISO/IEC 20000: Orçamento e Contabilidade de Serviços

APO 07: Recursos Humanos Gerenciados

Fornecer uma abordagem estruturada para garantir o melhor recrutamento/aquisição, planejamento, avaliação e desenvolvimento de recursos humanos (tanto internos quanto externos)

Otimizar as capacidades de recursos humanos para atender aos objetivos corporativos.

Processos relacionados

ISO/IEC 20000: Contexto de Gestão, Liderança, Planejamento e Suporte

APO 08: Relacionamentos Gerenciados

Gerencie o relacionamento com as partes interessadas em negócios de forma formalizada e transparente, garantindo confiança mútua e foco combinado no alcance das metas estratégicas dentro das restrições dos orçamentos e da tolerância ao risco. Relações base sobre comunicação aberta e transparente, uma linguagem comum e a disposição de tomar posse e responsabilização por decisões chave de ambos os lados. As empresas e a TI devem trabalhar juntas para criar resultados corporativos bem-sucedidos em apoio aos objetivos da empresa. Criar melhores resultados, maior confiança, confiança em TI e uso efetivo de recursos.

Possibilitar o conhecimento, habilidades e comportamentos certos para criar melhores resultados, maior confiança, confiança mútua e uso efetivo de recursos que estimulem uma relação produtiva com as partes interessadas nos negócios.

Processos relacionados:

ITIL Business Relationship Management

APO 09: Contratos de Serviço Gerenciados

Alinhe os níveis de serviços e serviços habilitados para TI com as necessidades e expectativas das empresas, incluindo identificação, especificação, design, publicação, acordo e monitoramento de produtos e serviços de TI, níveis de serviços e indicadores de desempenho.

Certifique-se de que os produtos, serviços e níveis de serviço de TI atendam às necessidades atuais e futuras da empresa.

Processos relacionados

Gerenciamento de nível de serviço itil

ISO/IEC 20000: Gerenciamento de Nível de Serviço

APO 10: Fornecedores gerenciados

Gerencie produtos e serviços relacionados à TI fornecidos por todos os tipos de fornecedores para atender aos requisitos corporativos. Isso inclui a busca e seleção de fornecedores, gerenciamento de relacionamentos, gerenciamento de contratos e revisão e monitoramento do desempenho do fornecedor e do ecossistema de fornecedores (incluindo cadeia de suprimentos upstream) para eficácia e conformidade.

Otimize os recursos de TI disponíveis para suportar a estratégia de TI e o roteiro, minimize o risco associado a fornecedores não com desempenho ou incompatíveis e garanta preços competitivos.

Processos relacionados

ISO/IEC 20000: Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores ITIL

APO 11: Qualidade gerenciada

Defina e comunique os requisitos de qualidade em todos os processos, procedimentos e resultados corporativos relacionados. Possibilitar controles, monitoramento contínuo e uso de práticas e padrões comprovados em esforços contínuos de melhoria e eficiência.

Garantir uma entrega consistente de soluções e serviços tecnológicos para atender aos requisitos de qualidade da empresa e satisfazer as necessidades das partes interessadas.

Processos relacionados

ISO/IEC 20000

APO 12: Risco Gerenciado

Identifique, avalie e reduza continuamente o risco relacionado à TI dentro dos níveis de tolerância estabelecidos pelo gerenciamento executivo corporativo.

Integre o gerenciamento do risco corporativo relacionado à TI com o ERM (Enterprise Risk Management, gerenciamento geral de riscos corporativos) e equilibre os custos e benefícios do gerenciamento de riscos corporativos relacionados à TI.

APO 13: Segurança gerenciada

Defina, opere e monitore um sistema de gerenciamento de segurança da informação.

Mantenha o impacto e a ocorrência de incidentes de segurança da informação dentro dos níveis de apetite ao risco da empresa.

Processos Relacionados:

ISO/IEC 20000: Gerenciamento de Segurança da Informação

APO 14: Dados gerenciados

Alcançar e sustentar uma gestão eficaz dos ativos de dados corporativos ao longo do ciclo de vida dos dados, desde a criação até a entrega, manutenção e arquivamento.

Garantir a utilização efetiva dos ativos de dados críticos para alcançar metas e objetivos corporativos.

Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original Process Symphony: Align, Plan and Organise (COBIT 2019)

Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management framework de governança, COBIT 2019 fale conosco, estruturas de governança, governança de ti, fatores de desenho, design guide, curso online, certificação cobit, COBIT 2019, objetivo de governança, negócios de ti, governança de informações, exame cobit, gestão de ti, deixe um comentário, desenvolvido pela isaca, estrutura cobit, isaca lançou, benefícios do cobit, COBIT 2019, materiais gratuitos, programas de certificados, projetado para evoluir, boas práticas, níveis de capacidade, microsoft power, gerenciamento de informações, COBIT 2019, objetivos de controle, foundation bridge, empresas brasileiras, tomada de decisões, redes sociais, melhores práticas, exames de certificação, gerenciamento de desempenho, COBIT 2019, certificação em governança, implementation guides, implementing nist using cobit, mercado de ti, power bi, design and implementation, framework de governança, estratégia de governança, segurança cibernética, guia de implementação, governança eficaz, cascata de metas, implementação do cobit, gestão de projetos, objetivos de negócio, tecnologia da informação, certificação do cobit, profissionais de ti, governança corporativa, gerenciamento de riscos, estruturas organizacionais, COBIT 2019, transformação digital, fatores de design, objetivo de governança, governança de ti, fator de desenho, tomada de decisões, certificação cobit, foundation bridge, objetivos de negócio, segurança cibernética, implementation guides
design guide, experiência do cliente, certificação do cobit, tecnologia da informação, business relationship management, benefício do cobit, estratégias de governança, isaca lançou, programas de certificados, estrutura cobit, boas práticas, implementing nist using cobit, planejamento estratégico, dados aplicativos, exame cobit, gestão de ti, fale conosco, abordagem holística, gestão de projetos, power bi
certificação em governança, gestão financeira, estruturas de governança, exames de certificação, mercado de ti, microsoft power, organizar apo, implementação do cobit, redes sociais, melhores práticas, design and implementation

Posts Relacionados

6 Práticas para Garantir a Segurança com ITAM

A Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação (ITAM) é um conjunto de práticas comerciais que une as funções financeiras, de inventário, contratuais e de risco para gerenciar o ciclo de vida dos ativos de TI e tomar decisões estratégicas para a empresa. O ITAM é crucial para qualquer organização,

Leia mais »

Desvendando o CMDB: Guia Completo de Perguntas Frequentes

Neste artigo, exploraremos o mundo do CMDB (Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração), respondendo às perguntas mais comuns sobre este importante aspecto da gestão de TI. Do significado básico às melhores práticas e sua implementação, vamos mergulhar nas questões essenciais relacionadas ao CMDB. 1. CMDB significa? CMDB é a

Leia mais »

CSDM e ServiceNow: Otimize o Gerenciamento de Serviços!

O Common Service Data Model (CSDM) na ServiceNow é uma estrutura padronizada que ajuda as organizações a estruturar e gerenciar seus itens de configuração (CIs), CMDB (Configuration Management Database) e serviços dentro da plataforma ServiceNow. Ele fornece uma maneira consistente de definir e relacionar diferentes aspectos de serviços de TI

Leia mais »