LogoPrincipalRoxo

COBIT 2019: Construir, adquirir e implementar (BAI)

Compartilhe em facebook
Compartilhe em google
Compartilhe em twitter
Compartilhe em linkedin
Compartilhe em email

Estrutura de referência de processo dos pais (PRF):  COBIT

01Programas Gerenciados
02Definição de requisitos gerenciados
03Identificação e construção de soluções gerenciadas
04Disponibilidade e capacidade gerenciadas
05Mudança organizacional gerenciada
06Mudanças gerenciadas de TI
07Aceitação e transição gerenciadas de mudanças
08Conhecimento Gerenciado
09Ativos Gerenciados
10Configuração gerenciada
11Projetos Gerenciados

BAI01: Programas Gerenciados

Gerencie todos os programas do portfólio de investimentos em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada, com base em uma abordagem padrão de gestão de programas. Inicie, planeje, controle, execute programas e monitore o valor esperado do programa.

Perceba o valor desejado do negócio e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor. Para isso, melhore as comunicações e o envolvimento dos empresários e usuários finais, garanta o valor e a qualidade das entregas de programas, acompanhe projetos dentro dos programas e maximize a contribuição para a carteira de investimentos.

BAI02: Definição de requisitos gerenciados

Identifique soluções e analise requisitos antes da aquisição ou criação para garantir que elas estejam alinhadas com os requisitos estratégicos da empresa que abrangem processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços. Coordenar a revisão de opções viáveis com as partes interessadas afetadas, incluindo custos e benefícios relativos, análise de riscos, aprovação de requisitos e soluções propostas.

Crie soluções ideais que atendam às necessidades da empresa, minimizando riscos.

BAI03: Identificação e Construção de Soluções Gerenciadas

Estabelecer e manter produtos e serviços identificados (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) em consenso com os requisitos corporativos que abrangem design, desenvolvimento, compras/sourcing e parcerias com fornecedores. Gerenciar configuração, preparação de testes, testes, gerenciamento de requisitos e manutenção de processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços.

Garantir a entrega ágil e escalável de produtos e serviços digitais. Estabelecer soluções oportunas e econômicas (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) capazes de suportar objetivos estratégicos e operacionais corporativos.

BAI04: Disponibilidade e Capacidade Gerenciadas

Equilibre as necessidades atuais e futuras de disponibilidade, desempenho e capacidade com a prestação de serviços econômicas. Inclua avaliação dos recursos atuais, previsão de necessidades futuras com base nos requisitos dos negócios, análise dos impactos dos negócios e avaliação de riscos para planejar e implementar ações para atender aos requisitos identificados. Manter disponibilidade de serviços, gestão eficiente de recursos e otimização do desempenho do sistema através da previsão de requisitos futuros de desempenho e capacidade.

BAI05: Mudança Organizacional Gerenciada

Maximize a probabilidade de implementar com sucesso a mudança organizacional sustentável em toda a empresa rapidamente e com risco reduzido. Cubra o ciclo de vida completo da mudança e todas as partes interessadas afetadas no negócio e na TI.

Prepare-se e comprometa as partes interessadas para a mudança de negócios e reduza o risco de fracasso.

BAI06: Mudanças gerenciadas de TI

Gerencie todas as mudanças de forma controlada, incluindo mudanças padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura. Isso inclui padrões e procedimentos de mudança, avaliação de impacto, priorização e autorização, alterações emergenciais, rastreamento, emissão de relatórios, fechamento e documentação.

Possibilitar a entrega rápida e confiável de mudanças para o negócio. Mitigar o risco de impactar negativamente a estabilidade ou integridade do ambiente alterado.

BAI07: Aceitação e Transição de Mudanças Gerenciadas

Aceitar e tornar operacional formalmente novas soluções, incluindo planejamento de implementação, conversão de sistemas e dados, testes de aceitação, comunicação, preparação de lançamentos, promoção à produção de novos ou alterados processos de negócios e serviços de TI, suporte à produção antecipada e revisão pós implementação.

Implementar soluções com segurança e em consonância com as expectativas e resultados acordados.

BAI08: Conhecimento Gerenciado

Manter a disponibilidade de informações relevantes, atuais, validadas e confiáveis de conhecimento e gestão para apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão relacionada à governança e gestão da TI empresarial. Plano para identificação, coleta, organização, manutenção, uso e aposentadoria do conhecimento.

Forneça os conhecimentos e informações necessários para apoiar toda a equipe na governança e gestão da I&T empresarial e permitir a tomada de decisões informadas.

BAI09: Ativos Gerenciados

Gerencie ativos de TI durante seu ciclo de vida para garantir que seu uso ofereça valor a um custo ideal, para que eles permaneçam operacionais (adequados para o propósito) e sejam contabilizados e protegidos fisicamente. Certifique-se de que os ativos que são fundamentais para suportar a capacidade de serviço são confiáveis e disponíveis. Gerencie licenças de software para garantir que o número ideal seja adquirido, retido e implantado em relação ao uso necessário do negócio, e o software instalado esteja em conformidade com os contratos de licença.

Conta de todos os ativos de TI e otimizar o valor fornecido pelo seu uso.

BAI10: Configuração gerenciada

Defina e mantenha descrições e relacionamentos entre os principais recursos necessários para fornecer serviços habilitados para I&T. Inclua coletar informações de configuração, estabelecer linhas de base, verificar e auditar informações de configuração e atualizar o repositório de configuração.

Fornecer informações suficientes sobre os ativos do serviço para permitir que o serviço seja gerenciado efetivamente. Avalie o impacto das mudanças e lide com incidentes de serviço.

BAI11: Projetos Gerenciados

Gerencie todos os projetos iniciados dentro da empresa em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada com base na abordagem padrão de gerenciamento de projetos. Iniciar, planejar, controlar e executar projetos e fechar com uma revisão pós implementação.

Realize os resultados definidos do projeto e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor, melhorando as comunicações e o envolvimento de empresas e usuários finais. Garantir o valor e a qualidade dos produtos de projeto e maximizar sua contribuição para os programas definidos e portfólio de investimentos.

Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original Process Symphony: Build, Acquire and Implement (COBIT 2019)

Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management framework de governança, fatores de desenho, fale conosco, COBIT 2019 estruturas de governança, governança de ti, curso online, design guide, COBIT 2019 objetivo de governança, certificação cobit 2019, governança corporativa, negócios de ti, deixe um comentário, exame cobit 2019, gestão de ti, governança de informações, materiais gratuitos, isaca lançou, estrutura cobit, benefícios do cobit, profissionais de ti, desenvolvido pela isaca, programas de certificados COBIT 2019, projetado para evoluir, boas práticas, níveis de capacidade, microsoft power, gerenciamento de informações, objetivos de controle, redes sociais, foundation bridge, empresas brasileiras, gerenciamento de riscos, componentes de governança, implementação do cobit 2019, gerenciamento de desempenho, certificação em governança, implementation guides, fatores de design, exames de certificação, implementing nist using cobit 2019, power bi, design and implementation, framework de governança, mercado de ti, estratégia de governança, segurança cibernética, estruturas organizacionais, melhores práticas, guia de implementação, governança eficaz, transformação digital, gestão de projetos, objetivos de negócio, tecnologia da informação, certificação do cobit, cascata de metas, tomada de decisões.

Posts Relacionados