O COBIT 2019 é uma das estruturas mais reconhecidas mundialmente para governança e gestão de TI. Sua Estrutura de Referência de Processo (PRF) organiza-se em domínios que cobrem diferentes aspectos do ciclo de vida da tecnologia dentro das organizações, como o APO,
Entre esses domínios, o BAI (Build, Acquire and Implement) se destaca por reunir 11 processos essenciais que orientam empresas na construção, aquisição e implementação de soluções tecnológicas de forma segura, eficiente e alinhada às metas de negócio.
Esse conjunto de práticas é fundamental para garantir que projetos de TI, ativos digitais e mudanças organizacionais sejam conduzidos com qualidade, reduzindo riscos e maximizando resultados.
Estrutura de referência de processo no COBIT 2019
01 | Programas Gerenciados |
02 | Definição de requisitos gerenciados |
03 | Identificação e construção de soluções gerenciadas |
04 | Disponibilidade e capacidade gerenciadas |
05 | Mudança organizacional gerenciada |
06 | Mudanças gerenciadas de TI |
07 | Aceitação e transição gerenciadas de mudanças |
08 | Conhecimento Gerenciado |
09 | Ativos Gerenciados |
10 | Configuração gerenciada |
11 | Projetos Gerenciados |
Detalhamento dos Processos BAI do COBIT 2019
BAI01: Programas Gerenciados
- Gerencie todos os programas do portfólio de investimentos em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada, com base em uma abordagem padrão de gestão de programas. Inicie, planeje, controle, execute programas e monitore o valor esperado do programa.
- Perceba o valor desejado do negócio e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor. Para isso, melhore as comunicações e o envolvimento dos empresários e usuários finais, garanta o valor e a qualidade das entregas de programas, acompanhe projetos dentro dos programas e maximize a contribuição para a carteira de investimentos.
BAI02: Definição de Requisitos Gerenciados
- Identifique soluções e analise requisitos antes da aquisição ou criação para garantir que elas estejam alinhadas com os requisitos estratégicos da empresa que abrangem processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços. Coordenar a revisão de opções viáveis com as partes interessadas afetadas, incluindo custos e benefícios relativos, análise de riscos, aprovação de requisitos e soluções propostas.
- Crie soluções ideais que atendam às necessidades da empresa, minimizando riscos.
BAI03: Identificação e Construção de Soluções Gerenciadas
- Estabelecer e manter produtos e serviços identificados (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) em consenso com os requisitos corporativos que abrangem design, desenvolvimento, compras/sourcing e parcerias com fornecedores. Gerenciar configuração, preparação de testes, testes, gerenciamento de requisitos e manutenção de processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços.
- Garantir a entrega ágil e escalável de produtos e serviços digitais. Estabelecer soluções oportunas e econômicas (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) capazes de suportar objetivos estratégicos e operacionais corporativos.
BAI04: Disponibilidade e Capacidade Gerenciadas
Equilibre as necessidades atuais e futuras de disponibilidade, desempenho e capacidade com a prestação de serviços econômicas. Inclua avaliação dos recursos atuais, previsão de necessidades futuras com base nos requisitos dos negócios, análise dos impactos dos negócios e avaliação de riscos para planejar e implementar ações para atender aos requisitos identificados. Manter disponibilidade de serviços, gestão eficiente de recursos e otimização do desempenho do sistema através da previsão de requisitos futuros de desempenho e capacidade.
BAI05: Mudança Organizacional Gerenciada
- Maximize a probabilidade de implementar com sucesso a mudança organizacional sustentável em toda a empresa rapidamente e com risco reduzido. Cubra o ciclo de vida completo da mudança e todas as partes interessadas afetadas no negócio e na TI.
- Prepare-se e comprometa as partes interessadas para a mudança de negócios e reduza o risco de fracasso.
BAI06: Mudanças Gerenciadas de TI
- Gerencie todas as mudanças de forma controlada, incluindo mudanças padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura. Isso inclui padrões e procedimentos de mudança, avaliação de impacto, priorização e autorização, alterações emergenciais, rastreamento, emissão de relatórios, fechamento e documentação.
- Possibilitar a entrega rápida e confiável de mudanças para o negócio. Mitigar o risco de impactar negativamente a estabilidade ou integridade do ambiente alterado.
BAI07: Aceitação e Transição de Mudanças Gerenciadas
- Aceitar e tornar operacional formalmente novas soluções, incluindo planejamento de implementação, conversão de sistemas e dados, testes de aceitação, comunicação, preparação de lançamentos, promoção à produção de novos ou alterados processos de negócios e serviços de TI, suporte à produção antecipada e revisão pós implementação.
- Implementar soluções com segurança e em consonância com as expectativas e resultados acordados.
BAI08: Conhecimento Gerenciado
- Manter a disponibilidade de informações relevantes, atuais, validadas e confiáveis de conhecimento e gestão para apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão relacionada à governança e gestão da TI empresarial. Plano para identificação, coleta, organização, manutenção, uso e aposentadoria do conhecimento.
- Forneça os conhecimentos e informações necessários para apoiar toda a equipe na governança e gestão da I&T empresarial e permitir a tomada de decisões informadas.
BAI09: Ativos Gerenciados
- Gerencie ativos de TI durante seu ciclo de vida para garantir que seu uso ofereça valor a um custo ideal, para que eles permaneçam operacionais (adequados para o propósito) e sejam contabilizados e protegidos fisicamente. Certifique-se de que os ativos que são fundamentais para suportar a capacidade de serviço são confiáveis e disponíveis. Gerencie licenças de software para garantir que o número ideal seja adquirido, retido e implantado em relação ao uso necessário do negócio, e o software instalado esteja em conformidade com os contratos de licença.
- Conta de todos os ativos de TI e otimizar o valor fornecido pelo seu uso.
BAI10: Configuração Gerenciada
- Defina e mantenha descrições e relacionamentos entre os principais recursos necessários para fornecer serviços habilitados para I&T. Inclua coletar informações de configuração, estabelecer linhas de base, verificar e auditar informações de configuração e atualizar o repositório de configuração.
- Fornecer informações suficientes sobre os ativos do serviço para permitir que o serviço seja gerenciado efetivamente. Avalie o impacto das mudanças e lide com incidentes de serviço.
BAI11: Projetos Gerenciados
- Gerencie todos os projetos iniciados dentro da empresa em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada com base na abordagem padrão de gerenciamento de projetos. Iniciar, planejar, controlar e executar projetos e fechar com uma revisão pós implementação.
- Realize os resultados definidos do projeto e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor, melhorando as comunicações e o envolvimento de empresas e usuários finais. Garantir o valor e a qualidade dos produtos de projeto e maximizar sua contribuição para os programas definidos e portfólio de investimentos.
Por que aplicar o COBIT 2019 BAI?
A adoção do domínio BAI é estratégica para empresas que desejam:
-
Garantir o alinhamento entre TI e negócios, evitando desalinhamento de prioridades.
-
Reduzir riscos em mudanças e projetos, prevenindo falhas críticas.
-
Otimizar custos e recursos de TI, aumentando a eficiência operacional.
-
Elevar a confiabilidade dos serviços digitais, promovendo inovação segura e sustentável.
Além disso, a aplicação do BAI ajuda as organizações a integrar gestão de ativos de TI, mudanças organizacionais e projetos estratégicos, consolidando a TI como um verdadeiro motor de crescimento
Como a 4MATT pode apoiar sua empresa
A 4MATT auxilia organizações na implementação do COBIT 2019, ajudando a transformar a TI em um motor de inovação, segurança e valor estratégico. Somos referência em CMDB, consultoria de governança de TI e parceiros do ServiceNow, nossa equipe auxilia empresas na adoção de frameworks como o COBIT 2019, garantindo que os processos do domínio BAI sejam implementados com eficiência, reduzindo riscos e maximizando valor.
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Texto Traduzido e Adaptado pela 4MATT Tecnologia do original Process Symphony: Build, Acquire and Implement (COBIT 2019)