Sobre a Empresa

Funções

Segmentos

Serviços

Nossos Recursos

Sobre a Empresa

Funções

Segmentos

Serviços

Nossos Recursos

Nossos Recursos

Sobre a Empresa

Serviços

Funções

Segmentos

COBIT 2019: Construir, adquirir e implementar (BAI)

O COBIT 2019 é uma das estruturas mais reconhecidas mundialmente para governança e gestão de TI. Sua Estrutura de Referência de Processo (PRF) organiza-se em domínios que cobrem diferentes aspectos do ciclo de vida da tecnologia dentro das organizações, como o APO,

Entre esses domínios, o BAI (Build, Acquire and Implement) se destaca por reunir 11 processos essenciais que orientam empresas na construção, aquisição e implementação de soluções tecnológicas de forma segura, eficiente e alinhada às metas de negócio.

Esse conjunto de práticas é fundamental para garantir que projetos de TI, ativos digitais e mudanças organizacionais sejam conduzidos com qualidade, reduzindo riscos e maximizando resultados.

Estrutura de referência de processo no COBIT 2019

01 Programas Gerenciados
02 Definição de requisitos gerenciados
03 Identificação e construção de soluções gerenciadas
04 Disponibilidade e capacidade gerenciadas
05 Mudança organizacional gerenciada
06 Mudanças gerenciadas de TI
07 Aceitação e transição gerenciadas de mudanças
08 Conhecimento Gerenciado
09 Ativos Gerenciados
10 Configuração gerenciada
11 Projetos Gerenciados

Detalhamento dos Processos BAI do COBIT 2019

BAI01: Programas Gerenciados

  1. Gerencie todos os programas do portfólio de investimentos em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada, com base em uma abordagem padrão de gestão de programas. Inicie, planeje, controle, execute programas e monitore o valor esperado do programa.

  2. Perceba o valor desejado do negócio e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor. Para isso, melhore as comunicações e o envolvimento dos empresários e usuários finais, garanta o valor e a qualidade das entregas de programas, acompanhe projetos dentro dos programas e maximize a contribuição para a carteira de investimentos.

BAI02: Definição de Requisitos Gerenciados

  1. Identifique soluções e analise requisitos antes da aquisição ou criação para garantir que elas estejam alinhadas com os requisitos estratégicos da empresa que abrangem processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços. Coordenar a revisão de opções viáveis com as partes interessadas afetadas, incluindo custos e benefícios relativos, análise de riscos, aprovação de requisitos e soluções propostas.

  2. Crie soluções ideais que atendam às necessidades da empresa, minimizando riscos.

BAI03: Identificação e Construção de Soluções Gerenciadas

  1. Estabelecer e manter produtos e serviços identificados (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) em consenso com os requisitos corporativos que abrangem design, desenvolvimento, compras/sourcing e parcerias com fornecedores. Gerenciar configuração, preparação de testes, testes, gerenciamento de requisitos e manutenção de processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços.

  2. Garantir a entrega ágil e escalável de produtos e serviços digitais. Estabelecer soluções oportunas e econômicas (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) capazes de suportar objetivos estratégicos e operacionais corporativos.

BAI04: Disponibilidade e Capacidade Gerenciadas

Equilibre as necessidades atuais e futuras de disponibilidade, desempenho e capacidade com a prestação de serviços econômicas. Inclua avaliação dos recursos atuais, previsão de necessidades futuras com base nos requisitos dos negócios, análise dos impactos dos negócios e avaliação de riscos para planejar e implementar ações para atender aos requisitos identificados. Manter disponibilidade de serviços, gestão eficiente de recursos e otimização do desempenho do sistema através da previsão de requisitos futuros de desempenho e capacidade.

BAI05: Mudança Organizacional Gerenciada

  1. Maximize a probabilidade de implementar com sucesso a mudança organizacional sustentável em toda a empresa rapidamente e com risco reduzido. Cubra o ciclo de vida completo da mudança e todas as partes interessadas afetadas no negócio e na TI.

  2. Prepare-se e comprometa as partes interessadas para a mudança de negócios e reduza o risco de fracasso.

BAI06: Mudanças Gerenciadas de TI

  1. Gerencie todas as mudanças de forma controlada, incluindo mudanças padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura. Isso inclui padrões e procedimentos de mudança, avaliação de impacto, priorização e autorização, alterações emergenciais, rastreamento, emissão de relatórios, fechamento e documentação.

  2. Possibilitar a entrega rápida e confiável de mudanças para o negócio. Mitigar o risco de impactar negativamente a estabilidade ou integridade do ambiente alterado.

BAI07: Aceitação e Transição de Mudanças Gerenciadas

  1. Aceitar e tornar operacional formalmente novas soluções, incluindo planejamento de implementação, conversão de sistemas e dados, testes de aceitação, comunicação, preparação de lançamentos, promoção à produção de novos ou alterados processos de negócios e serviços de TI, suporte à produção antecipada e revisão pós implementação.

  2. Implementar soluções com segurança e em consonância com as expectativas e resultados acordados.

BAI08: Conhecimento Gerenciado

  1. Manter a disponibilidade de informações relevantes, atuais, validadas e confiáveis de conhecimento e gestão para apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão relacionada à governança e gestão da TI empresarial. Plano para identificação, coleta, organização, manutenção, uso e aposentadoria do conhecimento.

  2. Forneça os conhecimentos e informações necessários para apoiar toda a equipe na governança e gestão da I&T empresarial e permitir a tomada de decisões informadas.

BAI09: Ativos Gerenciados

  1. Gerencie ativos de TI durante seu ciclo de vida para garantir que seu uso ofereça valor a um custo ideal, para que eles permaneçam operacionais (adequados para o propósito) e sejam contabilizados e protegidos fisicamente. Certifique-se de que os ativos que são fundamentais para suportar a capacidade de serviço são confiáveis e disponíveis. Gerencie licenças de software para garantir que o número ideal seja adquirido, retido e implantado em relação ao uso necessário do negócio, e o software instalado esteja em conformidade com os contratos de licença.

  2. Conta de todos os ativos de TI e otimizar o valor fornecido pelo seu uso.

BAI10: Configuração Gerenciada

  1. Defina e mantenha descrições e relacionamentos entre os principais recursos necessários para fornecer serviços habilitados para I&T. Inclua coletar informações de configuração, estabelecer linhas de base, verificar e auditar informações de configuração e atualizar o repositório de configuração.

  2. Fornecer informações suficientes sobre os ativos do serviço para permitir que o serviço seja gerenciado efetivamente. Avalie o impacto das mudanças e lide com incidentes de serviço.

BAI11: Projetos Gerenciados

  1. Gerencie todos os projetos iniciados dentro da empresa em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada com base na abordagem padrão de gerenciamento de projetos. Iniciar, planejar, controlar e executar projetos e fechar com uma revisão pós implementação.

  2. Realize os resultados definidos do projeto e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor, melhorando as comunicações e o envolvimento de empresas e usuários finais. Garantir o valor e a qualidade dos produtos de projeto e maximizar sua contribuição para os programas definidos e portfólio de investimentos.

 Por que aplicar o COBIT 2019 BAI?

A adoção do domínio BAI é estratégica para empresas que desejam:

  1. Garantir o alinhamento entre TI e negócios, evitando desalinhamento de prioridades.

  2. Reduzir riscos em mudanças e projetos, prevenindo falhas críticas.

  3. Otimizar custos e recursos de TI, aumentando a eficiência operacional.

  4. Elevar a confiabilidade dos serviços digitais, promovendo inovação segura e sustentável.

Além disso, a aplicação do BAI ajuda as organizações a integrar gestão de ativos de TI, mudanças organizacionais e projetos estratégicos, consolidando a TI como um verdadeiro motor de crescimento

Como a 4MATT pode apoiar sua empresa

A 4MATT auxilia organizações na implementação do COBIT 2019, ajudando a transformar a TI em um motor de inovação, segurança e valor estratégico. Somos referência em CMDB, consultoria de governança de TI e parceiros do ServiceNow,  nossa equipe auxilia empresas na adoção de frameworks como o COBIT 2019, garantindo que os processos do domínio BAI sejam implementados com eficiência, reduzindo riscos e maximizando valor.

Se a sua organização busca fortalecer sua governança digital, também recomendamos explorar:

O que é CMDB e como aplicar na sua empresa

-Como implementar ITAM de forma estratégica

-As vantagens do ServiceNow para a sua empresa

Entre em contato com a 4MATT e descubra como transformar sua TI em um fator de inovação e vantagem competitiva.

Texto Traduzido e Adaptado pela 4MATT Tecnologia do original Process Symphony: Build, Acquire and Implement (COBIT 2019)

Artigos Relacionados

Categorias:
Snow Software
ServiceNow
SAM - Software Asset management
Licenciamento de Software
ITSM - Information Technology Service Management
ITOM - IT Operations Management
ITIL
ITAM – IT Asset Management
ISOs
HAM - Hardware Asset Management
Governança de Tecnologia
Gestão de Contratos
Gestão de Ativos
GenAI - Inteligência Artificial Generativa
FSM - Field Service Management
Flexera
CSC - Cloud Services Catalog
Consultoria & Serviços de TI
COBIT
CMDB - Configuration Management Database
Blog
Auditoria de Fabricantes de Software
Continuar lendo...
Continuar lendo...
Continuar lendo...
Continuar lendo...
Continuar lendo...
Continuar lendo...
Continuar lendo...
Continuar lendo...