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O que é ServiceNow: conheça a plataforma que revoluciona TI e operações

servicenow o que é

O que é ServiceNow?

ServiceNow é uma plataforma em nuvem (PaaS – Platform as a Service) projetada para automatizar e orquestrar operações de TI, serviços empresariais e fluxos de trabalho corporativos . Lançada em 2004 por Fred Luddy, a ServiceNow tornou-se sinônimo de transformação digital, ao criar um espaço unificado onde pessoas, processos e sistemas se conectam de forma inteligente.

No núcleo da plataforma, está o Now Platform — também conhecido como ServiceNow AI Platform — que oferece base tecnológica para todas as aplicações da ServiceNow, desde gestão de TI até segurança e RH A plataforma segue um modelo de dados unificado, arquitetura monolítica segura e recursos low-code/no-code, facilitando desenvolvimento ágil e padronizado .

Inicialmente focada em IT Service Management (ITSM), competindo com gigantes como IBM e HP, a ServiceNow expandiu para áreas como IT Operations Management (ITOM), IT Asset Management (ITAM), Security Operations, HR Service Delivery, Field Service Management, Customer Service Management, entre outros.

O reconhecimento de sua arquitetura integrada, confiável e flexível tornou a ServiceNow presença em 85% das empresas da Fortune 500.

O que faz a plataforma ServiceNow?

Abaixo, os principais usos e benefícios:

1. Automatiza processos e fluxos de trabalho

Permite substituir operações manuais ou de planilhas por fluxos automatizados (como aprovação, requisições, onboarding, incidentes), melhorando agilidade e reduzindo erros .

2. Oferece catálogo de serviços e portal

Usuários internos e externos acessam portais intuitivos para solicitar serviços — desde T.I. até RH, jurídico, facilities — mantendo tudo em um banco de dados unificado.

3. Gerencia ativos e CMDB

Repositório central (CMDB) identifica, rastreia e visualiza relacionamentos entre ativos, reduzindo riscos e otimizando TI.

4. Operações de TI (ITOM)

Fornece monitoramento, descoberta automática de infraestrutura e prevenção de falhas, com visibilidade total dos serviços .

5. Gestão de dispositivos (ITAM)

Controle do ciclo de vida de ativos físicos e digitais, otimizando investimentos e cumprimento de licenças.

6. Segurança e conformidade

Detecta, prioriza e responde a ameaças com orquestração automática sobre integração entre eventos de segurança, auditorias e processos.

7. Atendimento ao cliente (CSM)

Portais unificados, automação e triagem com inteligência permitem resolver solicitações dos clientes mais rapidamente.

8. RH e onboarding

Simplificação de etapas de contratação e integração de novas pessoas, reduzindo falhas e melhorando a experiência do colaborador.

9. Desenvolvimento low-code/no-code

O App Engine permite que analistas de negócio criem aplicações customizadas via interface visual, acelerando entregas.

10. Inteligência Artificial integrada

Recursos como Now Assist, AI Agents, Predictive Intelligence, e RaptorDB oferecem automação inteligente e analítica avançada.

 

Benefícios principais da plataforma ServiceNow

• Simplificação operacional: interface moderna conecta sistemas e torna o uso fácil 

• Automação estratégica: organiza e executa workflows com impacto direto nos resultados

• Escalabilidade e agilidade: um único ambiente permite rápida adaptação a mudanças 

• Visão unificada dos dados: modelo único elimina silos e aumenta precisão do insight 

• Segurança corporativa: plataforma com criptografia, governança e conformidade ativas 

 

Componentes essenciais da plataforma

Componente Função principal
Now Platform Base de dados, integração, interface, segurança
App Engine Desenvolvimento low-code
Integration Hub Conectividade com sistemas externos
Predictive Intelligence Previsão e automação inteligente
RaptorDB Banco de dados ultra rápido (lançado em 2024)
Now Assist & AI Agents IA generativa para suporte e automação
CMDB & CSDM Inventário e mapeamento de ativos e serviços

Conclusão

A ServiceNow é mais que uma solução de TI — é um ambiente integrado de transformação digital, embasado por workflows inteligentes, análise de dados e automação avançada que pode ser utilizada para as áreas de TI, atendimento, RH, segurança, jurídico, facilities e operações em empresas de médio a grande porte. Entenda o que é ServiceNow e como a plataforma transforma o TI. Fale com a 4MATT e acelere sua jornada de automação e governança digital.

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