Auditoria da Microsoft: O que é?

auditoria da Microsoft
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Com o avanço da tecnologia e principalmente da computação em nuvem (Microsoft Azure ou AWS), todas as empresas utilizam algum tipo de software para garantir a melhoria de suas operações e processos. Desta forma até mesmo aquelas que não são habituadas à tecnologia se viram na obrigação de adotá-la, sob o risco, caso não fizessem isso, de ficar para trás e perder mercado.

Muitas organizações por não possuir um processo de gestão de ativos ou inventário de software, utilizam alguns softwares de maneira ilegal, sem licença. Com isto estas empresas infringem assim o direito à propriedade intelectual das licenças Microsoft.

Por conta disso, podem ser severamente penalizadas com multas e até mesmo comprometer a segurança da informação e de toda área de tecnologia da informação da empresa. Isso sem deixar de mencionar ainda que podem responder por crime, pois é dever da empresa se certificar de que está agindo conforme as normais dos contratos de licenciamento da Microsoft.

Nesse sentido, uma medida que tem sido adotada para combater essa prática são as Auditorias Microsoft. Saiba o que é, como impacta os profissinais de TI e entenda a sua importância para os seus negócios, acompanhando a leitura!

O que Auditoria da Microsoft?

A Auditoria Microsoft é o processo pelo qual se busca fazer uma análise profunda em todos os computadores e outros dispositivos de uma empresa dos softwares instalados, com o objetivo de verificar se ela está utilizando os softwares de maneira legal, ou seja, de forma a respeitar os direitos relacionados à propriedade intelectual.

Isso porque pode acontecer, por exemplo, de uma empresa comprar softwares da Microsoft sem que se dê conta de que são piratas (ou sem licenças originais) e que podem, assim, comprometer a governança de TI ou governança de software.

Na prática, um time de compliance ou até mesmo a equipe de auditoria da Microsoft, solicita à empresa o levantamento de todos os dispositivos que possuem algum software da Microsoft e depois pedem as notas fiscais e licenças de software para comprovar a aquisição dos produtos. A ideia com isso é verificar se a empresa está utilizando softwares na quantidade correta e possui as licenças de autorização de uso dos produtos da Microsoft.

Quais são as etapas de Auditoria Microsoft?

Em resumo, as etapas de Auditoria da Microsoft ou como eles chama de revisão de SAM,  consistem basicamente em:

  1. Levantamento de todos os softwares que são utilizados pela marca
  2. Comprovação das licenças ou verificação de licenças, com o envio de nota fiscal para a Microsoft
  3. Revisão do que esta sendo utilizado versus o que foi adquirido (ciclos de vida)
  4. Aquisição de licenciamento ou licenças faltantes, caso seja identificado que a empresa está utilizando produtos de forma ilegal. Por exemplo comprar 10 Licenças de sistemas operacionais Microsoft Windows Server.

Qual é a importância das Auditorias de Software para o seu negócio?

O processo de Auditoria de software é importante porque não só evita que a sua empresa sofra multas e sansões penais, mas também que coloque seus dados em perigo ou nas mãos de pessoas não autorizadas e que podem fazer o que acha conveniente com as informações observadas.

Como regularizar meu GAP de licenças de software?

Os fabricantes de Software como Oracle e Microsoft estão com foco muito grande em Cloud Computing, lançando vários produtos de SaaS, PaaS e IaaS, em nuvens como Oracle Cloud e Microsoft Azure

Se você precisa regularizar Office, Exchange, Sharepoint, Windows Server ou SQL, pense em migrar para produtos como Office 365 e Microsoft Azure.

Como ter controle preciso e completo dos inventário de softwares:

A governança de TI pode olhar para CMDBs existentes, para soluções de instalar software ou de ativos de hardware e irão concluir que o foco deve ser na automatização do processo de conciliação de inventário, levando em consideração os direitos de cada software e seus contratos , ou mesmo passar para o de otimização, onde o consumo de licenças é otimizado. 

Mas, na verdade, a falta de um inventário de software preciso significa que a maturidade do SAM da organização é construída sobre uma base instável.

Uma maneira confiável de coletar evidências de aplicativos (evidências de instalação e quando necessário, dados de registros como chaves e utilização) e de reconhecer corretamente o software instalado, é fundamental para melhorar os processos de SAM na empresa. 

Relatórios manuais por proprietários de aplicativos normalmente não são escaláveis e, mais importante, normalmente não podem ser usados como base para qualquer tipo de processo automatizado de otimização de licença de software. 

Além disso, muitos fornecedores de software em uma situação de auditoria, como uma Auditorias Microsoft, terão uma expectativa de coleta automatizada de inventário de software e não somente usar os dados de active directory. 

Nos links a seguir você pode conhecer mais sobre os programas de licenciamento dos fabricantes de software: Microsoft, Oracle, SAP, IBM e Autodesk.

Gostou desse conteúdo e deseja ler outros? Caso tenha respondido que sim, então acesse agora mesmo o nosso site e aproveite essa excelente oportunidade para enriquecer os seus conhecimentos!

Tag: Mercado de TI, licença Microsoft, notificação de auditoria, processo de compliance, compliance da microsoft, processo de compras, parceiro certificado microsoft, Ativos de Software, Software Asset Management, Gestão de Ativos de Software.

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Covid-19-recovery-will-be-digital-a-plan-for-the-first-90-days
Tecnologia da Informação

A recuperação do COVID-19 será Digital

A rápida migração para tecnologias digitais impulsionada pela pandemia continuará na recuperação. Veja como acelerar as capacidades digitais da sua organização para manter o ritmo

Snow-Software Aquires Embotics
Governança

Snow Software compra a Embotics

A Snow Software, líder no quadrante mágico do Gartner em Gestão de Ativos de Software (Software Asset Management SAM) e Cloud Management Platform CMP, adquiriu

CloudHealth by Vmware
Governança

CloudHealth, O que é?

Quando falamos sobre computação em nuvem (cloud computing), precisamos de alguma forma falar de uma plataforma CMP ou Cloud Management Platform para a gestão dos