SAM (Software Asset Management): 8 razões para implementar

Software Asset Management
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Gestão de Ativos de Software ou ”Software Asset Management SAM” era pouco conhecido em nosso país e muitos profissionais da área de TI confundiam com Gestão de Ativos de Software e auditoria de fabricantes de software (software vendor). No entanto, o Canal CIO.com mostra que o SAM apoia empresas a diminuir os riscos de auditorias de Software, melhorar os ciclos de vida dos ativos de TI  e promover a redução de custos de tecnologia da informação.  Para que você não tenha mais dúvidas sobre este assunto listamos abaixo 8 razões para implementar essa solução e como ela pode te ajudar.

1- Boa governança corporativa

Uma governança corporativa eficiente começa com três passos básicos: inventariar (software inventory) os ativos de TI, identificar os riscos (software compliance) para sua empresa e atenuá-los antes que tenham impacto. O SAM pode ajudá-lo a identificar os riscos de negócios e conformidade associados com o gerenciamento de software (ou a falta deste), com o ciclo de vida do software e estabelecendo um conjunto de práticas recomendadas bem definidas que ajudem a assegurar um gerenciamento uniforme desses ativos de TI por toda organização.

2- Reduza/elimine desperdícios e redundância utilizando o Estoque Virtual

Com a Gestão de Ativos, compre somente aquilo que precisa, mensurando o uso dos software (software usage)  de acordo com cada perfil. Aplicativos sobrepostos, não integrados e ultrapassados são simplesmente difíceis de gerenciar. O SAM dá as informações de que você precisa para fazer o melhor uso de seus ativos de software e para pagar apenas pelo que utiliza, reduzindo os custos de TI. Uma reconciliação completa e constante pode revelar sobreposição de softwares, assim como softwares que você não usa mais e pode desativar, mas ainda mantém. O SAM, portanto, permite a você reduzir/eliminar planos de manutenção e pagamentos adicionais de softwares que não usa mais, fazendo um efetivo gerenciamento de ativos.

3- Economia por volume na centralização de aquisição de Software

O SAM pode ajudá-lo a economizar quando comprar suas licenças de software, melhorar as relações com seus revendedores de software e lhe dar uma vantagem em negociações futuras. Esses e outros benefícios são possíveis porque um plano de SAM totalmente implementado dá a você uma melhor compreensão de que tipos de licenças—e quantas—sua empresa comprou e implantou e quais vocês estão realmente usando e, portanto, precisam. Você deve comprar para computador a computador ou pode economizar através do licenciamento por volume (software licensing)? Seu plano de SAM (SAM process) lhe dará a percepção para ajudá-lo a tomar decisões eficientes para as necessidades particulares de sua organização, implementando um processo de otimização de licenças (license optimization) ou até mesmo escolher uma ferramenta SAM (Discovery Tool ou SAM Tool).

4- Maior controle das metas e responsabilidades

Um bom plano de SAM ajuda você a evitar lacunas de responsabilidade/gestão ao assegurar que suas licenças (license agreement) estejam em conformidade e ajuda a impedir qualquer prejuízo potencial com o uso incorreto de software bem como compras sem alçadas de aprovação. O SAM também pode ajudá-lo a alcançar conformidade com a Norma ISO 19770 e ITIL, que exigem padrões rigorosos de governança e controles da tecnologia da informação.

5- Maior satisfação dos funcionários

Um bom plano de SAM dá a seus funcionários as ferramentas certas de que precisam para trabalhar. Softwares e sistemas de TI sem problemas que funcionam como devem resultam não apenas em maior eficiência, mas também em melhor motivação geral dos funcionários.

6- Operações e suporte mais eficientes

Inicialmente, ao fornecer melhores processos de automação (operations management)  e padronização para ajudar a reduzir a complexidade do licenciamento (license manager), o SAM otimiza seus recursos de software e de TI e permite que você se concentre em administrar seus negócios. A Otimização de Infraestrutura pode levar sua empresa de um estado reativo não gerenciado a outro, proativo, otimizado e dinâmico. Você também tem mais paz de espírito ao certificar-se de que seus softwares são genuínos, não piratas. Isso proporciona uma camada extra de segurança e eficiência que softwares

7- Maior valor de negócios a longo prazo

Implementar o SAM pode aumentar a agilidade de sua organização e aumentar seu valor futuro ao assegurar que você faça um uso estratégico de recursos em épocas de mudança das condições de negócios. Com práticas de SAM uniformes e efetivas em vigor, sua empresa fica mais eficiente e pode responder rapidamente às condições e oportunidades do mercado. Seguir as práticas recomendadas de seu plano de SAM resulta em melhores informações para tomada de decisões em um nível mais alto de excelência operacional, em última análise, gerando valor de negócios a longo prazo (business strategy).

8- Crescimento planejado

O SAM dá a você uma melhor percepção de suas necessidades futuras de software e proporciona uma base escalável para crescimento. Em vez de comprar todos os softwares e atualizações mais recentes disponíveis (por exemplo: Bancos de Dados), você poderá decidir exatamente quais e quando os softwares são necessários, de acordo com o Software Usage. Com o SAM, você pode planejar suas necessidades futuras, agora.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog, e confira outras dicas sobre Gestão de ativos de software, Sam Managed services (operations management) ,redução de custos e sobre nossos parceiros de negócios ! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais ou entre em nosso canal de atendimento ao cliente.

Tags: SAM Tools, Enterprise SAM, License Management, SAM Process, SAM Program,  Asset Management ITAM,software products,gerenciamento do ciclo,meet your business,sam processes,software assets,document management,licenças de software,configuration management,license inventory,software license,license management,business strategy,parceiros de negócios,download center,software licensing,enterprise sam,software compliance,bancos de dados,license agreement, software inventory,request management,atendimento ao cliente,software vendor, gerenciamento de ativos,license manager,license optimization,sam program,sam tool,sam managed,software inventories,sam tools,asset management,itam,sam software asset management;
 
Indiretos: Download Center, Software Inventories, Request Management

Trabalhe Conosco

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%