A tradicional Semana FACC da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aconteceu entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025. A edição foi especial por celebrar os 15 anos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). O evento reuniu atividades formativas, palestras e a VII Feira de Estágios, fortalecendo a integração entre estudantes e o mercado de trabalho.
A 4MATT marcou presença em dois momentos de destaque. Realizou uma palestra sobre gestão estratégica na era digital e participou na Feira de Estágio. Assim, reforçou seu compromisso com a formação e o desenvolvimento de novos talentos na área de tecnologia e gestão.
Gestão estratégica na era digital
No dia 16 de outubro, a 4MATT promoveu a palestra “Gestão Estratégica na Era Digital: como transformar com a tecnologia”. A apresentação foi ministrada por Bruno Ferreira (Diretor Técnico), Antônio Cançado (Diretor de Operações) e João Freitas (Consultor Técnico e ex-aluno da FACC). O encontro, mediado pela professora Cristina Dusi, diretora da faculdade, atraiu grande público e foi amplamente elogiado por docentes e discentes.
O conteúdo da palestra destacou como a transformação digital tem impactado a gestão das empresas, exigindo líderes capazes de integrar processos, pessoas e tecnologia. Segundo João Freitas, o momento foi especial. “Foi uma experiência incrível e gratificante. Ainda mais considerando que é um tema que vivo no meu dia a dia, onde aplico minha expertise gerencial para implementar soluções de TI.”
Os alunos que participaram da palestra demonstraram interesse em conhecer mais sobre a 4MATT, o negócio e as oportunidades de ingresso e crescimento. Isso porque a 4MATT possui parceria com a universidade para o programa de Estágios. Assim, cerca de 50% dos estagiários da empresa são de instituições de Juiz de Fora e entraram no time da 4MATT.
“Por ser também uma empresa de tecnologia, a 4MATT despertou curiosidade nos participantes, tornando-se um momento decisivo para se apresentar e se posicionar ao lado de outras empresas conhecidas da região como uma organização que também oferece oportunidades para os alunos”, explica Raquel Melo, Analista de Gente & Gestão da 4MATT e ex-aluna da FACC.
Feira de Estágios e a participação da 4MATT
No dia seguinte, 17 de outubro, a 4MATT participou da VII Feira de Estágios da FACC, que reuniu cerca de 200 estudantes em busca de oportunidades e orientação de carreira. O estande da empresa teve grande movimentação, atraindo alunos interessados em conhecer a atuação da 4MATT, seus projetos e seu Programa de Estágio, desenvolvido em parceria com a UFJF e o Instituto Federal de Juiz de Fora (IFJF).
Foi um momento de trocas de experiências, tendências de negócio e de contar um pouco mais sobre a 4MATT. João Freitas explica que foi um momento de grande conexão entre os estudantes. “Nós, como alunos/ex-alunos da FACC, tivemos a oportunidade de falar sobre como a noção estratégica, que se aprende em cursos de gestão, é aplicada para garantir sucesso em soluções de TI, implementação de plataformas e projetos em geral. As pessoas ficaram muito interessadas na 4MATT, por se tratar de uma empresa de tecnologia da informação, pelo nosso modelo de negócio e por reforçarmos a importância das pessoas, tanto na capacitação técnica quanto na visão analítica e consultiva”
O contato direto mostra que a 4MATT é uma empresa que acredita no potencial humano e está comprometida com o crescimento conjunto de seus talentos e parceiros. Assim, a participação na feira reforça a missão de desenvolvimento e aprendizado com os estudantes.
Parcerias com a UFJF e outras instituições acadêmicas
A presença da 4MATT na Semana FACC representa um momento de desenvolvimento mútuo entre empresa e universidade. Desde 2024, a parceria entre as instituições já rendeu frutos, com alunos da UFJF e do IFJF integrando o quadro efetivo da empresa após passarem pelo programa de estágio e hoje já fazem parte do quadro de colaboradores efetivados da empresa.
Para Bruno Ferreira, Diretor Técnico da 4MATT, essa é uma via de mão dupla: “Nosso papel é oferecer um contexto real de aplicação, com desafios, responsabilidade e evolução acelerada. É assim que o talento ganha potência e se transforma em impacto no mercado.”
Dessa forma, com foco em inovação, aprendizado contínuo e responsabilidade social, a 4MATT reforça seu compromisso de conectar o ambiente acadêmico à prática profissional.
“Essa presença é a linha de frente para acessar diretamente os melhores talentos em formação, permitindo um contato que transcende o currículo, dando ênfase em habilidades de comunicação e proatividade. Ao educar os discentes sobre temas como ITAM e Transformação Digital, a empresa não só se promove, mas qualifica futuros profissionais. Essa troca também funciona como uma fonte de inovação, trazendo novas perspectivas e novas pessoas dispostas a se capacitarem, ajudando a mitigar o entrave que é a falta de mão de obra especializada no que fazemos no mercado atual”. – João Freitas, Consultor Técnico 4MATT.
Conheça outras parcerias institucionais da 4MATT:
4MATT firma parceria com UFJF para formação de novos talentos em tecnologia e gestão
4MATT amplia programa de estágios e firma nova parceria com o Instituto Federal
Patrocínio semana ICE em Juiz de Fora
Sobre a 4MATT
Fundada com a missão de transformar a governança de TI nas Américas, a 4MATT é reconhecida como autoridade em soluções ServiceNow, ITAM, CMDB e ITOM. A empresa atua com foco em resultados concretos, oferecendo consultoria especializada, implementação ágil e apoio à governança digital.
Assim, com parcerias ativas com universidades e instituições de ensino, a 4MATT reafirma seu papel como agente de transformação educacional e tecnológica no Brasil.
Acompanhe o Linkedin da 4MATT para conhecer mais sobre o negócio. Veja também as nossas vagas abertas e entre para o time.