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O lançamento da nova release San Diego da ServiceNow mostra o investimento da empresa em apoiar os clientes a reduzir os custos de software, hardware e nuvem. Outro ponto claro na nova release é a mitigação de riscos durante todo o ciclo de vida do ativo e melhoraria da a eficiência com fluxos de trabalho (workflows).

A unidade de negócios (ITAM) da ServiceNow continua inovando para ajudar os clientes a obter resultados rapidamente com a visibilidade do ciclo de vida completo de toda a propriedade de ativos — incluindo hardware, ativos virtuais, software e recursos em nuvem. Os recursos da nova Release San Diego ajudam a resolver desafios que surgem quando a gestão de ativos é feita separadamente de outras áreas de TI e da empresa e quando os dados de ativos estão espalhados pela organização ou entre ferramentas. A Plataforma ServiceNow  permite que os clientes gerenciem toda a sua propriedade de TI em um único ponto, com fluxos de trabalho automatizados que conduzem a ação através do ciclo de vida do ativo.

A Release San Diego inclui diversas inovações , como por exemplo:

  • HAM e SAM, Melhor juntos: Aproveite os fluxos de trabalho HAM e SAM para um processo de offboarding perfeito;
  • Software Asset Management: Com recursos para automatizar mais tarefas de SAM, incluindo o processo de solicitação de software aproveitando a assistência ao Agente Virtual;
  • Hardware Asset Management: Com um visual moderno e navegação unificada para ajudar a eliminar suposições das atividades do HAM;
  • Cloud Insights: Gerencie Custos (FINops) de seus ambientes de nuvem híbrida em IaaS e PaaS.

Gerenciamento de Ativos de Software SAM

A versão ServiceNow Release San Diego da Software Asset Management inclui:

  • Portal da Biblioteca de Conteúdo (Content Library Portal);
  • Azure BYOL: relatório de savings;
  • Automação e otimização do SAM:
    • Ciclos de vida do software calculados;
    • Fluxo de trabalho PPN`(Part Number) personalizados;
    • Suporte avançado de CAL;
    • Adaptador de virtualização SAM;
    • Condições de assinatura.
  • Gestão de licenças saas:
    • Integração direta ao fornecedor: Crowdstrike.
  • Integrações melhores juntas:
    • Agente Virtual para Solicitações de Software.
  • Atualizações do Publisher Pack:
    • Microsoft
    • Oracle

Portal da Biblioteca de Conteúdo – Content Library Portal

O Portal da Biblioteca de Conteúdo permite que os clientes procurem rapidamente ativos de tecnologia na biblioteca de Conteúdo ITAM, conforme a cobertura de seus fornecedores e produtos mais críticos. O Portal da Biblioteca de Conteúdo fornece fácil acesso a informações de software, como datas do ciclo de vida do software, versões, Part Numbers (PPNs), mapas de discovery, downgrades, métricas de licença, componentes de pacotes ou IDs de modelo — dados críticos para vários fluxos de trabalho, como onboarding de novas tecnologias, avaliações de vulnerabilidades e muitos outros.

Servicenow - pesquisa rápida e inteligente
O Portal da Biblioteca de Conteúdo aproveita a tecnologia de IA para uma pesquisa rápida e inteligente em um portal fácil de usar.

Relatórios de economia para Azure BYOL

Use o relatório do Azure BYOL para obter visibilidade sobre a economia de custos para as implantações do Microsoft SQL Server e do Microsoft Windows Server no Microsoft Azure ao usar o Azure Hybrid Benefit. Veja os custos potenciais, os custos reais, a redução de custos potenciais e a redução de custos reais para determinar quanto estará economizando usando o Azure Hybrid Benefit. Este relatório só é disponibilizado para clientes que possuem Cloud Insights.

Automação e otimização do SAM

Acompanhamento do Ciclo de vida do software

Crie ciclos de vida para obter estimativas sobre O Fim da Vida (EOL) e EOS (End of Support, produto e fabricantes) na ausência de ciclos de vida fornecidos pelo fornecedor. Você pode criar ciclos de vida EOL e EOS com base nas médias do setor, medidos em meses, a partir das datas de Disponibilidade Geral (GA). Você também pode substituir as médias globais do setor especificando valores personalizados para um produto ou um editor.

Obtenha datas estimadas do ciclo de vida quando não estiver disponível no fornecedor.
Obtenha datas estimadas do ciclo de vida quando não estiver disponível no fornecedor.

Fluxo de trabalho com Part Numbers (PPN) personalizados

Automatize a substituição de Part Numbers personalizadas por sugestões de Serviço de Conteúdo.
Propague alterações em direitos e modelos de software substituindo seus PPNs personalizados e DMAPs (Custom Discovery Maps) pelo Software Asset Management Content Service PPNs e DMAPs. As sugestões de PPN só estão disponíveis se uma correspondência correspondente for encontrada para o seu PPN personalizado no Serviço de Conteúdo. Você pode visualizar as sugestões para avaliar seu impacto e, em seguida, aceitar ou rejeitar as sugestões. Se você aceitar as sugestões, todas as alterações nos direitos e modelos de software, como direitos de downgrade e ciclos de vida, são automaticamente propagadas.

Receba alertas automatizados para PPNs personalizadas agora disponíveis através do Serviço de Conteúdo
Receba alertas automatizados para PPNs personalizadas agora disponíveis através do Serviço de Conteúdo

Suporte avançado a CAL de Oracle

Simplifique o gerenciamento de licença de acesso ao cliente Oracle (CAL) gerando automaticamente registros de acesso do cliente para usuários e dispositivos que acessam o Oracle Database Server. Atribua CALs a usuários e dispositivos com base no tipo CAL dos registros de acesso do cliente. Use o tipo CAL para indicar se cada registro de acesso do cliente está associado apenas aos CALs do usuário, somente CALs de dispositivo ou CALs de usuário e dispositivo.

Com base no tipo CAL selecionado, você pode especificar os usuários ou dispositivos aos quais deseja atribuir os CALs associados para que sejam contabilizados com precisão durante a reconciliação. Use essas informações para uma visão mais precisa da sua posição de licença CAL para que você possa otimizar melhor seus custos de licenciamento CAL.

Adaptador de virtualização – SAM Virtualization Adapter

Obtenha a conformidade correta da licença otimizada, conciliando instalações de software em várias tecnologias de virtualização, incluindo Red Hat e Hyper-V. Use o Software Asset Management para conciliar as instalações de software Microsoft SQL e Windows Server nas tecnologias de virtualização Red Hat e Hyper-V e, assim, aplicar regras de licenciamento de diferentes editores para obter uma conformidade precisa com a licença.

Condições de subscrições e assinaturas

Obtenha um controle mais granular sobre as assinaturas que estão incluídas na reconciliação, definindo condições de assinatura em seus modelos de software baseados em assinatura. Use essas condições para especificar os grupos de assinaturas que você deseja conciliar para que você possa determinar a conformidade de licença de um subconjunto específico do seu software baseado em assinatura. Você pode definir condições de assinatura em modelos de software que contenham apenas assinaturas ou assinaturas e instalações de on premises.

Gestão de licenças SaaS

Com insights mais profundos e métricas específicas dos fabricantes, os clientes podem tomar decisões estratégicas para recuperar e realocar licenças não utilizadas ou subutilizadas e se preparar melhor para futuras compras e renovações do SaaS.

Novos e atualizados plugins e integrações SaaS estarão disponíveis na ServiceNow Store para suportar o ritmo mais rápido de entrega de integração e suporte aprimorado para integrações de construção de parceiros. Confira nossa crescente lista de integrações SaaS disponíveis fora da caixa com o ServiceNow Software Asset Management.

Integração direta ao fornecedor Crowdstrike

A integração com o Crowdstrike ajuda os clientes a obter dados de uso significativos para manter a conformidade do Crowdstrike com a visão dos hosts com agentes e sensores ativos. Gerar opções de remediação para comprar novos direitos ou remover instalações não licenciadas.

Integrações SAM e HAM, melhor juntas

Agente Virtual para Solicitações de Software

As solicitações de software acontecem por muitas razões – funcionários que trocam de função, a empresa passa por uma onda de contratações, ou estamos nos adaptando aos funcionários em transição entre escritórios e locais de trabalho remoto. O Agente Virtual para Solicitações de Software (Virtual Agent for Software Requests) ajuda a simplificar e automatizar o processo de solicitação de software com uma experiência superior de ponta a ponta tanto para o usuário final que faz a solicitação, quanto para os responsáveis pela resolução da solicitação. Aproveite o ServiceNow Virtual Agent para ajudar a acelerar os prazos de entrega do serviço, automatizando alocações e instalações de software por meio de uma interface de conversação que orienta os usuários em todas as etapas da solicitação.

Aproveite o Agente Virtual para simplificar e automatizar o processo de solicitação de software San Diego
Aproveite o Agente Virtual para simplificar e automatizar o processo de solicitação de software

Atualizações do Publisher Pack

A Biblioteca de Conteúdo da SAM contém metadados de software para milhares de editores de software. Para licenciamentos complexos, os pacotes estão incluídos para editores como SAP, Microsoft, Oracle, IBM, VMware, Citrix e Adobe. Esses pacotes incluem cálculos específicos do editor para ajudar principalmente com licenciamento de servidor complexo, como opções de banco de dados Oracle que podem ficar sem uso, proporcionando uma tremenda oportunidade de otimização para reduzir os custos de licença.

Atualizações do Publisher Pack da Release San Diego:

Microsoft

  • Importe o Microsoft License Statements (MLS) para criar automaticamente direitos;
  • Descubra edições do servidor e reconcilie componentes com o SQL Server necessário;
  • Otimize a conformidade de licença dos recursos de software implantados em um cluster, licenciando parcialmente o recurso Microsoft SQL Server e Windows Server com métricas de licença Per Core e Per Core (com CAL).

Oracle

  • Licenciar usuários e dispositivos em registros de acesso ao cliente com base no tipo CAL (Client Access License, licença de acesso ao cliente);
  • Otimize os custos de licenciamento oracle para licenças de banco de dados em arquiteturas multitentárias;
  • Obtenha suporte aprimorado para as regras do Oracle Max.

Gerenciamento de Ativos de Hardware (HAM)

O lançamento San Diego da Hardware Asset Management inclui Espaço de trabalho do gerenciador de ativos de hardware

Espaço de trabalho do gerenciador de ativos de hardware (HAM)

Impulsione a produtividade do HAM com um espaço de trabalho construído com propósito que forneça uma visão centralizada e única da propriedade de ativos de hardware. Descubra “ações importantes” em um único painel com uma Interface do Usuário intuitiva para tarefas críticas de ativos de hardware. O Hardware Asset Workspace inclui as seguintes visualizações:

  • Visão geral do ativo de hardware;
  • Inventário;
  • Propriedade (patrimônio);
  • Gestão de perfil de máquinas.
Espaço de trabalho do Gerenciador de Ativos de Hardware na Próxima Experiência. San Diego
Espaço de trabalho do Gerenciador de Ativos de Hardware na Próxima Experiência.

SAM + HAM: IT Asset Offboarding

Coordene eficientemente o processo de offboarding do seu funcionário com um fluxo de trabalho que permite que você solicite, avalie e remova ativos de software ou hardware. O processo de offboarding de ativos de TI ajuda a garantir que todos os dispositivos e licenças de software atribuídas ao seu funcionário sejam devolvidos. Além disso, todas as instalações de software nos dispositivos são removidas e o acesso a todos os produtos SaaS é revogado.

IT Asset Offboarding San Diego

Insights para gastos em nuvem – Cloud Insights

O lançamento San Diego do Cloud Insights inclui Planos de Reserva (Reservation Plans)

Reservation Plans

Os provedores de serviços em nuvem oferecem preços de desconto para determinados recursos em um determinado nível de uso por um período fixo. Os provedores usam vários nomes para esta oferta: “reservation Plans”, “planos de instância reservada (Reserved Instances), “planos de uso comprometidos” ou “Savings Plans“. O Cloud Insights integra-se às recomendações do provedor de recursos que custariam menos sob esses planos.

O Cloud Insights gera relatórios que permitem implementar estrategicamente planos de reserva para novas capacidades e para melhor utilização dos planos existentes.

Otimizar gastos e uso de instâncias reservadas AWS e Azure San Diego
Otimizar gastos e uso de instâncias reservadas AWS e Azure

As Melhores novidades na San Diego

Lançamento ServiceNow San Diego

O novo lançamento San Diego, traz uma série de novos recursos e aprimoramentos. E é por isso que pedimos aos nossos especialistas ServiceNow para listar seus recursos favoritos de San Diego por produto .

App Engine Studio

Construtor de formulários, integração  PAD e modelos de aplicativos

 O App Engine Studio da ServiceNow – uma  ferramenta de desenvolvimento para criadores de todos os níveis de  habilidade  – acaba de ganhar uma grande atualização. Agora está  integrado com o Process Automation Designer, e além disso tem um novo  Form Builder e a nova capacidade de  criar modelos de aplicativos.

Principais benefícios

Desenvolvedores que querem criar um aplicativo personalizado agora têm uma experiência de usuário completamente nova. O construtor de formulários fácil de usar, de arrastar e soltar, permite que os usuários criem  formulários em questão de minutos. Com o uso de modelos no App Engine Studio, novos aplicativos personalizados podem ser criados mais fácil e mais rápido do que nunca.

modelos no  App Engine Studio - ServiceNow San Diego

Entrega de Serviços de Recursos Humanos (HRSD)

Tarefas ad hoc para eventos do ciclo de vida

Eventos do ciclo de vida são coleções de atividades – por exemplo, tarefas, casos e notificações – que melhoram a experiência dos funcionários. Com San Diego, os agentes de RH podem adicionar um caso ou tarefa a uma atividade aberta  definida em um caso  automatizado de eventos do ciclo de vida, como um processo de onboarding. Quando um caso ou tarefa ad hoc  é criado, o sujeito pode  vê-lo em seu Centro  de Funcionários ou em seu aplicativo móvel.

Principais benefícios

San Diego lhe dá a flexibilidade de criar manualmente tarefas em eventos contínuos do ciclo de vida sem alterar sua estrutura original. Isso proporciona uma melhor experiência para os funcionários e também para os agentes. Se um novo contratado, por exemplo, quiser alterar suas informações pessoais já fornecidas durante o onboarding, um agente pode facilitar isso  simplesmente criando um novo case de RH.

Case ServiceNow San Diego

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI (ITSM)

Gestão digital de portfólio

San Diego traz algumas ótimas novas atualizações ITSM. O mais proeminente entre eles é o novo aplicativo de Gestão de Portfólio Digital, que lhe dá a capacidade de  visualizar todo o ciclo de vida de seus serviços e aplicativos em um único  lugar unificado. O Gerenciamento de Portfólio Digital é uma substituição do  aplicativo Workspace do Proprietário de  Serviços.

Principais benefícios

O aplicativo digital portfolio management oferece um ponto central de onde você pode gerenciar seus serviços e portfólios de tecnologia. O aplicativo usa o Modelo de Dados de Serviço Comum (CSDM) do ServiceNow para conectar serviços, aplicativos, configurações de itens  e os humanos que fazem o trabalho. Isso permite que você mantenha um  dedo do pulso da condição geral das soluções que possui ou usa.

Gerenciamento de serviços e portfólios de tecnologia - ServiceNow San Diego

CSM (Customer Service Management, gerenciamento de atendimento ao cliente)

Melhorias no espaço de trabalho

O espaço de trabalho CSM configurável, combinado com o novo Next Experience, está tornando a vida dos agentes mais fácil do que nunca.

Principais benefícios

Através da navegação unificada, os agentes agora podem alternar  sem esforço entre os espaços de trabalho e a interface do usuário  tradicional. Usando a personalização da lista, os agentes são ainda capazes de ajustar as visualizações da  lista de espaços de trabalho – incluindo a largura da coluna – sem ter que criar suas próprias listas. Por último, mas não menos importante, o tema permite que os agentes mudem para um tema preferido, incluindo o novo modo escuro de aparência liso.

Esses aprimoramentos podem parecer menores, mas abordam alguns dos principais pontos de dor na usabilidade que os adotantes do espaço de trabalho enfrentam. Esses pontos foram resolvidos agora sem exigir praticamente qualquer esforço do administrador da plataforma.

gerenciamento de atendimento ao cliente

Gerenciamento de Operações de TI (ITOM)

População de Serviços Dinâmicos

Com a nova população de Serviços Dinâmicos de San Diego, os serviços de aplicativos baseados em relacionamento podem ser gerados e preenchidos num piscar de olhos. Esperamos que esse método se torne muito popular entre os proprietários de aplicativos e os gerentes do CMDB.

Principais benefícios

O método tradicional de criação e preenchimento de mapas de serviço no ServiceNow é bastante complicado e difícil de configurar. Por isso, recentemente houve um aumento no interesse por métodos alternativos. O mapeamento de serviços baseado em tag, por exemplo, está se tornando cada vez mais popular, embora isso só funcione para CIs que são marcados.

Com o método de população do Dynamic Service, mesmo os CIs que não são marcados podem se tornar parte de um serviço de  aplicativo.  Com isso, a mesma funcionalidade do mapeamento de serviços baseado em tags é alcançada sem a necessidade de qualquer tags. Mesmo pessoas com conhecimento  técnico limitado serão capazes de criar serviços de aplicativos, acelerando  o processo de CSDM.

Gerenciamento de Operações de TI

DevOps

Ferramentas e aplicativos de onboarding via Solicitação de Serviço

San Diego traz às equipes da DevOps  uma nova forma de onboarding aplicativos e ferramentas através de uma  solicitação de serviço no Portal de Serviços.

Principais benefícios

As equipes do DevOps podem facilmente fazer uma solicitação para embarcar em seus aplicativos ou ferramentas usando os itens do catálogo OOTB DevOps do ServiceNow.  Isso também está a um passo  de configurar alterações automatizadas.

Este processo adicional de onboarding OOTB permite:

  • Acompanhe o progresso de cada solicitação de onboarding.
  • Reduza o número de tarefas de  onboarding manual e repetitiva.
DevOps
DevOps

Workplace Service Delivery (WSD)

Mapas do loval e wayfinding no celular

San Diego traz um bom aprimoramento para a Entrega de Serviços no Local de Trabalho (WSD): os recursos de WSDs dentro da Plataforma  Now estão agora disponíveis nativamente para dispositivos móveis, incluindo suporte para a funcionalidade do  mapa do  chão.

Principais benefícios

Os funcionários agora podem fazer e gerenciar diretamente uma reserva a partir de seu dispositivo móvel. A disponibilidade de espaços pode ser verificada utilizando mapas de piso.  Se você está tendo problemas para encontrar o espaço reservado, o recurso de localização de caminho no  aplicativo móvel pode ajudá-lo dando direções ao vivo no mapa.

Field Service Management (FSM)

Aprimoramentos de reserva e agendamento

O lançamento de San Diego traz um monte de atualizações e melhorias para o Field Service Management (FSM). O principal deles é que os despachantes agora podem configurar um  plano de agendamento sem que os agentes de serviço de campo sejam automaticamente notificados sobre ele.

Gerenciamento de Serviços de Campo (FSM)

A reserva fácil, combinada com melhorias no aplicativo de agendamento de consultas, garante que não  ocorram reservas duplas. Isso torna o planejamento muito mais eficiente para os despachantes; agendar tarefas e fazer um plano de agendamento otimizado agora é mais simples do que nunca. Os agentes só serão notificados quando suas atribuições tiverem sido confirmadas pelo despachante.

Gerenciamento de Serviços de Campo (FSM)

IT Business Management (ITBM)

ITBM passa a ser Gestão Estratégica de Portfólio

Com um novo nome e uma nova Interface do Usuário, a ServiceNow faz uma declaração clara sobre as ambições que tem com sua solução ITBM: Permitir que as organizações gerenciem todo o seu portfólio de mudanças em alinhamento com a estratégia da organização no ambiente complexo e volátil atual além dos limites da TI.

Principais benefícios

Nesta versão vemos uma nova interface do usuário para o espaço de trabalho do projeto; um espaço de trabalho de planejador de alinhamento melhorado (Roadmap); uma estrutura de metas; utilização estendida de planos de benefícios; e maior integração com outras funcionalidades da plataforma (por exemplo, Gestão digital de portfólio). Essas características permitem que as organizações fortaleçam ainda mais o vínculo entre seus objetivos estratégicos, implicações táticas e execução operacional. Isso aumentará a capacidade de focar nas iniciativas certas, enquanto a execução é feita de acordo com as mais recentes metodologias de entrega  (ágeis).

ServiceNow San Diego Release - ITBM

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