Licenciamento de software: da importância à aplicação

Licenca de Software
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Os softwares estão cada vez mais importantes nos momentos em que vivemos, pois fazem com que uma empresa não só funcione adequadamente, mas também se torne mais eficiente e produtiva. Por isso resolvemos falar sobre o Licenciamento de software.

É o caso do Microsoft Windows e Office. Já pensou como seria ineficiente e improdutivo não contarmos hoje com essa solução que modificou profundamente o modo de operar das organizações?
Mas não é somente possuir o “software”, é fundamental que ele esteja licenciado porque se não pode se tornar em um problema para a empresa. Entenda melhor a importância de se contar com o licenciamento de software, acompanhando a leitura!

Licenciamento de software: o que é?

O licenciamento de software pode ser compreendido como o processo pelo qual a empresa desenvolvedora permite ou autoriza que outra organização ou pessoa física faça uso de sua tecnologia. Para isso, fornece um código que deve ser inserido no local indicado quando o profissional está instalando a tecnologia no dispositivo, que pode ser um computador ou celular, por exemplo.
Geralmente, as licenças de softwares são limitadas para um só direito de uso. Por exemplo, se a sua empresa comprou o Windows 10, ela só poderá utilizar por um único dispositivo e não de forma concorrente.

Qual é a importância do licenciamento de software para a sua empresa?

O licenciamento de software é a garantia de que a empresa está não só agindo conforme a lei, ou seja, respeitando a legislação no que diz respeito à propriedade intelectual, mas também se assegurando de que seus dados estão devidamente protegidos.

Outro ponto muito importante é a otimização de custos de software, quando feito usando boas práticas de governança, segundo estudos do Gartner.

Pode ser crime utilizar software sem licença

Em outras palavras, caso a empresa utilize um software sem a sua licença original, poderá responder por crime e ser, por conta disso, penalizada.
É muito comum que as organizações utilizem softwares sem licença e nem se deem conta disso.

Por isso, em uma situação como essa, o mais recomendado é contar com um serviço gerenciado de gestão de custos de software que seja capaz de fazer um levantamento completo dos softwares que a empresa utiliza para depois comprovar se eles estão de acordo com os contratos de software.

Veja as melhores práticas de gestão de ativos de software pela ABES. 

Os dados de sua empresa podem ficar vulneráveis

Outra coisa que pode acontecer, da qual já falamos, são os dados da empresa ficarem em risco, visto que poderá ter algum vírus malicioso que foi instalado no software somente para recolher informações a respeito das operações do seu negócio.

O ideal é comprar softwares originais, que já venham com a licença de instalação e de autorização, para que assim a marca siga crescendo sem qualquer contratempo, pois não existe nada pior para a imagem de uma organização de ter que explicar a justiça pelo uso indevido do software.
Gostaria de ter uma melhor gestão de custos de software em sua empresa? Em caso de resposta positiva, então não deixe de nos contatar!

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Covid-19-recovery-will-be-digital-a-plan-for-the-first-90-days
Tecnologia da Informação

A recuperação do COVID-19 será Digital

A rápida migração para tecnologias digitais impulsionada pela pandemia continuará na recuperação. Veja como acelerar as capacidades digitais da sua organização para manter o ritmo

Snow-Software Aquires Embotics
Governança

Snow Software compra a Embotics

A Snow Software, líder no quadrante mágico do Gartner em Gestão de Ativos de Software (Software Asset Management SAM) e Cloud Management Platform CMP, adquiriu

CloudHealth by Vmware
Governança

CloudHealth, O que é?

Quando falamos sobre computação em nuvem (cloud computing), precisamos de alguma forma falar de uma plataforma CMP ou Cloud Management Platform para a gestão dos