3 dicas para a Governança de Software na sua empresa

governança de software
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Tecnologia da Informação (TI) consolidou-se como fundamental nas empresas, a partir do entendimento de que o melhor gerenciamento de softwares ou Gestão de Ativos de Software SAM pode otimizar os processos operacionais e, consequentemente, gerar produtividade.

Neste sentido, a Governança de Software, por meio da Governança de TI, pode ser entendida como um conjunto de políticas e normativas aplicadas em um ambiente empresarial, organizando todo o suporte tecnológico disponível e desenvolvendo as habilidades dos profissionais de TI.

Ao alinhar o setor tecnológico ao planejamento estratégico da empresa, com uma gestão profissional focada e eficiente na área da Governança, as potencialidades de negócio podem ser mais bem exploradas.

O papel estratégico da Governança de Software

É importante salientar que a gestão de TI não se restringe ao próprio setor de atuação, pois apesar da promoção de práticas de controle interno, ela tem atuação em todo o funcionamento orgânico da empresa.

A gestão deve ser agregada ao planejamento estratégico, já que suas atividades convergem para a visão da empresa, em termos de alcance e objetivos.

A Governança de TI atua sob um dos principais pilares de uma empresa, pois funciona como uma guardiã de informações. Entendendo a importância que a segurança de dados significa para a funcionalidade e desenvolvimento de qualquer negócio, a manutenção da produtividade de sistemas e softwares é preponderante para a plena capacidade dos mesmos.

Como colocar em prática a Gestão de Ativos de Software?

Existem variados modelos de governança que podem ser aplicados para o gerenciamento dos recursos de TI. Estes modelos também são conhecidos como frameworks, e precisam ser estudados caso a caso pela gestão da empresa para a escolha do melhor método, de acordo com as demandas e respectivos planejamentos. A seguir, alguns dos mais famosos:

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é considerado como um modelo pleno de governança. Com foco no nível estratégico, este framework de controle possibilita o fornecimento de informações para que as empresas atinjam suas metas, permitindo recursos gerenciais avançados.

O Risk It é um framework complementar ao COBIT, pois ele permite uma integração da gestão de riscos de TI com a da própria empresa, a partir da oferta de informações sobre potenciais riscos. A partir daí, são avaliados a tolerância a estes riscos e apresentadas medidas responsivas.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foca não apenas no atendimento das necessidades da empresa em si, mas no público dela, sendo mais indicado com o objetivo de otimizar os serviços de TI prestados dentro da própria empresa.

O Scrum se aplica, principalmente, ao gerenciamento de projetos, tendo se popularizado na gestão de projetos de desenvolvimento ágil de software.

Já o PmBOK (Project Management Body of Knowledge), também gerencia projetos, com o propósito de aprimorar o desenvolvimento dos profissionais de TI, aperfeiçoando técnicas e competências.

Como a Governança de Software beneficia as empresas?

Além da segurança da infirmação, com a possibilidade de melhorias na utilização dos recursos de software disponíveis, a automação dos processos é melhorada, permitindo economia de custos, este são os principais benefícios da Gestão de Ativos de Software.

Também são sentidos impactos nos setores de marketing e de negócios da empresa, com a adoção de inovações mercadológicas, e possíveis riscos podem ser antecipados, flexibilizando a tomada de decisões.

Para conhecer melhor sobre o tema, podem ser consultadas fontes que abordam a Governança de TI , suas práticas de gestão , além da Governança de Dados e a Governança de Software .

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou

IBM ILMT
Governança

IBM ILMT – Guia Definitivo

Se sua empresa usa soluções IBM com direitos de sub capacidade, então obrigatoriamente conhece sobre ILMT (IBM License Metric Tool, ferramenta de métrica de licença

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para