3 dicas para a Governança de Software na sua empresa

governança de software
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Tecnologia da Informação (TI) consolidou-se como fundamental nas empresas, a partir do entendimento de que o melhor gerenciamento de softwares ou Gestão de Ativos de Software SAM pode otimizar os processos operacionais e, consequentemente, gerar produtividade.

Neste sentido, a Governança de Software, por meio da Governança de TI, pode ser entendida como um conjunto de políticas e normativas aplicadas em um ambiente empresarial, organizando todo o suporte tecnológico disponível e desenvolvendo as habilidades dos profissionais de TI.

Ao alinhar o setor tecnológico ao planejamento estratégico da empresa, com uma gestão profissional focada e eficiente na área da Governança, as potencialidades de negócio podem ser mais bem exploradas.

O papel estratégico da Governança de Software

É importante salientar que a gestão de TI não se restringe ao próprio setor de atuação, pois apesar da promoção de práticas de controle interno, ela tem atuação em todo o funcionamento orgânico da empresa.

A gestão deve ser agregada ao planejamento estratégico, já que suas atividades convergem para a visão da empresa, em termos de alcance e objetivos.

A Governança de TI atua sob um dos principais pilares de uma empresa, pois funciona como uma guardiã de informações. Entendendo a importância que a segurança de dados significa para a funcionalidade e desenvolvimento de qualquer negócio, a manutenção da produtividade de sistemas e softwares é preponderante para a plena capacidade dos mesmos.

Como colocar em prática a Gestão de Ativos de Software?

Existem variados modelos de governança que podem ser aplicados para o gerenciamento dos recursos de TI. Estes modelos também são conhecidos como frameworks, e precisam ser estudados caso a caso pela gestão da empresa para a escolha do melhor método, de acordo com as demandas e respectivos planejamentos. A seguir, alguns dos mais famosos:

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é considerado como um modelo pleno de governança. Com foco no nível estratégico, este framework de controle possibilita o fornecimento de informações para que as empresas atinjam suas metas, permitindo recursos gerenciais avançados.

O Risk It é um framework complementar ao COBIT, pois ele permite uma integração da gestão de riscos de TI com a da própria empresa, a partir da oferta de informações sobre potenciais riscos. A partir daí, são avaliados a tolerância a estes riscos e apresentadas medidas responsivas.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foca não apenas no atendimento das necessidades da empresa em si, mas no público dela, sendo mais indicado com o objetivo de otimizar os serviços de TI prestados dentro da própria empresa.

O Scrum se aplica, principalmente, ao gerenciamento de projetos, tendo se popularizado na gestão de projetos de desenvolvimento ágil de software.

Já o PmBOK (Project Management Body of Knowledge), também gerencia projetos, com o propósito de aprimorar o desenvolvimento dos profissionais de TI, aperfeiçoando técnicas e competências.

Como a Governança de Software beneficia as empresas?

Além da segurança da infirmação, com a possibilidade de melhorias na utilização dos recursos de software disponíveis, a automação dos processos é melhorada, permitindo economia de custos, este são os principais benefícios da Gestão de Ativos de Software.

Também são sentidos impactos nos setores de marketing e de negócios da empresa, com a adoção de inovações mercadológicas, e possíveis riscos podem ser antecipados, flexibilizando a tomada de decisões.

Para conhecer melhor sobre o tema, podem ser consultadas fontes que abordam a Governança de TI , suas práticas de gestão , além da Governança de Dados e a Governança de Software .

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%