O módulo do ServiceNow Software Asset Management (ou somente SAM Pro) rastreia, avalia e gerencia sistematicamente licenças de software, conformidade e otimização. Ele ganhou nos últimos anos grande atenção e investimento da ServiceNow e foi aprimorado e atualizado na versão de Tóquio.
Neste artigo trazemos destaques do módulo ITAM para o lançamento em Tóquio
- Eleve a experiência do usuário usando o fluxo de trabalho de renovação para renovar seus contratos de software, o painel executivo de gerenciamento de ativos para obter visibilidade dos principais indicadores de desempenho (KPIs) do gerenciamento de ativos de TI e o portal de sucesso para acompanhar o progresso de suas metas de gerenciamento de ativos de software .
- Simplifique a integração de seus aplicativos SaaS por meio do manual de SaaS e otimize seus gastos com SaaS gerenciando licenças para aplicativos Workday.
- Rastreie e otimize suas licenças perpétuas de software usando suporte de licenciamento ilimitado e aprimoramentos baseados em editores para IBM , Oracle e Microsoft .
- Avalie os custos de migração de seus recursos locais para plataformas de nuvem pública com os aplicativos Cloud Insights e Cloud Migration Assessment .
Importante: Software Asset Management SaaS License Management está disponível na ServiceNow Store . Para obter detalhes, consulte a seção “Informações de ativação” destas notas de versão.
Informações importantes para atualizar o Software Asset Management para Tóquio
Para obter informações sobre a atualização do plug- in Software Asset Management Foundation (com.snc.sams), consulte Reverter personalizações do Software Asset Management .
Novidade no lançamento de Tóquio
Simule o custo de migração de recursos locais para a nuvem
Obtenha uma estimativa antes de migrar para a nuvem Microsoft Azure ou AWS simulando o custo de migração de seus recursos locais para a nuvem. Você também recebe recomendações sobre o fim da vida útil de hardware e software, bem como a utilização de recursos. A recomendação também diferencia o custo de vários provedores de nuvem com ou sem o custo de Bring Your Own License. Ao decidir sobre o provedor de nuvem, você pode criar uma solicitação de alteração para realizar a migração.
Acompanhe a performance do gerenciamento de ativos de software por meio do portal de sucesso
Crie metas de sucesso e atividades para avaliar o desempenho do aplicativo Software Asset Management em seu ambiente. Você pode usar o painel do Portal de sucesso para visualizar suas metas e atividades abertas e concluídas, bem como suas economias projetadas e reais.
Execute varreduras de verificação de integridade nas configurações de software com o módulo de Software Asset Management
Execute varreduras de verificação de integridade em sua instância do ServiceNow para determinar a integridade de suas configurações de gerenciamento de ativos de software . Se forem detectados erros de configuração, você receberá sugestões para corrigi-los. Você pode usar o painel de verificação de integridade para visualizar os resultados da varredura de integridade e entender melhor suas configurações.
Obtenha visibilidade dos KPIs críticos de gerenciamento de ativos de TI usando o painel Executivo de gerenciamento de ativos
Permita que os executivos de sua organização obtenham insights acionáveis sobre os KPIs de gerenciamento de ativos de TI. Seus executivos podem usar o painel Executivo de gerenciamento de ativos para visualizar KPIs, como gasto total, economia potencial e vencimento de contratos. Você pode acessar o painel executivo do Asset Management se o aplicativo Software Asset Management ou o aplicativo Hardware Asset Management estiver instalado em sua instância do ServiceNow .
Crie direitos com alocações ilimitadas e direitos ilimitados
Crie direitos para métricas Por Usuário, Por Dispositivo e Assinatura de Usuário que suportam alocações ilimitadas e direitos ilimitados para licenciar qualquer número de instalações de software sem incorrer em um custo de atualização.
Permita relatórios avançados associando instalações de software a modelos de software
Atualize modelos de descoberta normalizados automaticamente com uma referência de modelo de software correspondente. A associação de instalações de software, modelos de descoberta e modelos de software permite que você use relatórios avançados para produtos licenciáveis e não licenciáveis.
Use regras de afinidade de host no licenciamento do Microsoft Windows Server em um cluster local
Use regras de afinidade de host configuradas para o Windows Server Standard ao calcular o consumo de licença. Você pode otimizar e reduzir significativamente o número de licenças necessárias, o que resulta em economia de custos para sua organização.
Integre o aplicativo Salesforce CRM por meio do Playbook
Use o SaaS Playbook para guiá-lo por todo o processo de integração do aplicativo Salesforce CRM . O Playbook ajuda você a verificar cada ação e fornece contexto ao longo de cada etapa do processo de integração. Você também pode navegar até a documentação completa por meio do Playbook.
Integre com aplicativos Workday prontos para uso
Use o aplicativo ServiceNow SaaS License Management para integração com os aplicativos Workday , como Workday Human Capital Management e Workday Financial Management introduzidos na versão 10.0.2 do Software Asset Management – SaaS License Management .
Renove contratos de software por meio do fluxo de trabalho de renovação de contrato
Use o fluxo de trabalho de renovação do contrato para notificar os proprietários do contrato quando um contrato estiver prestes a expirar ou já expirou e permitir que eles renovem ou expirem o registro do contrato. Este fluxo de trabalho mantém o histórico do contrato enquanto atualiza licenças de software, termos e condições para um novo contrato.
Gerenciar licenças IBM baseadas no usuário
Use o pacote do publicador Software Asset Management para IBM para gerenciar as seguintes licenças baseadas em usuário para seus produtos IBM :
- Usuário autorizado
- Unidade de valor do usuário autorizado (AUVU)
- Unidade de Valor do Usuário Externo (XUVU)
- Unidade de Valor do Usuário do Funcionário (EUVU)
Crie direitos e modelos de software para que você possa medir a conformidade dessas licenças e otimizar melhor seus custos de licenciamento IBM .
Otimize o licenciamento em clusters do Microsoft SQL Server com base no custo total
Otimize o licenciamento em seus clusters do Microsoft SQL Server atribuindo licenças aos hosts físicos e máquinas virtuais (VMs) dentro de cada cluster com base no custo total. Com o licenciamento baseado em custo, você pode licenciar uma combinação de hosts físicos e VMs em cada cluster do Microsoft SQL Server, o que permite implementar automaticamente a solução de licenciamento mais econômica para cada cluster. O licenciamento baseado em custo também considera quaisquer benefícios do Microsoft Software Assurance (SA) disponíveis para o software Microsoft SQL Server.
Analise os detalhes da infraestrutura para hosts físicos e máquinas virtuais (VMs) que executam o Microsoft Windows Server ou o Microsoft SQL Server em ambientes híbridos
Use o relatório de infraestrutura do Windows e do SQL Server para visualizar e analisar os detalhes da infraestrutura dos hosts físicos e VMs que executam o Microsoft Windows Server ou o Microsoft SQL Server em ambientes locais e de nuvem pública. Com este relatório, você pode visualizar os detalhes da infraestrutura consolidada para esses hosts e VMs sem precisar localizar e selecionar cada recurso individualmente na visualização de uso de licença (Software Asset Workspace) ou License Workbench ( aplicativo clássico do Software Asset Management ).
Descubra e crie relatórios sobre os produtos Oracle Fusion Middleware usando os aplicativos Discovery e Software Asset Management verificados pela Oracle
Economize tempo ao descobrir e relatar dados para seus produtos Oracle Fusion Middleware usando os aplicativos Discovery e Software Asset Management verificados pela Oracle . Com a verificação e inscrição da ServiceNow no programa Oracle Third-Party Tool Vendor (3PTV), ambos os aplicativos são verificados para coletar e relatar os dados de instalação e uso de seus produtos Oracle sem a necessidade de nenhuma ferramenta de medição da Oracle .
O que foi alterado nesta versão
Nome do aplicativo da loja SaaS License Management
Na ServiceNow Store , o nome do aplicativo ServiceNow® SaaS License Management foi alterado de Software Asset Management – SaaS License Management Integrations para Software Asset Management – SaaS License Management .
Opção para criar perfis de integração direta e SSO no SaaS License Management
Se você estiver usando o Software Asset Workspace, a opção de criar perfis de integração diretos e SSO na IU principal será desativada. Você pode criar perfis de integração na exibição Operações de licença no Software Asset Workspace.
Informações de ativação
O Software Asset Management está disponível com a ativação do plugin Software Asset Management Professional (com.snc.samp). Para obter detalhes, consulte Solicitar gerenciamento de ativos de software .
O Software Asset Workspace está disponível com a ativação do plugin Software Asset Workspace (com.sn_sam_workspace). Depois que esse plug-in for ativado, você não poderá reverter para o aplicativo clássico de gerenciamento de ativos de software. Para obter detalhes, consulte Solicitar gerenciamento de ativos de software .
Para ativar o Next Experience , certifique-se de que a propriedade do sistema glide.ui.polaris.experience em sua instância esteja definida como true.
Instale o Software Asset Management SaaS License Management solicitando-o na ServiceNow Store . Visite o site da ServiceNow Store para ver todos os aplicativos disponíveis e obter informações sobre como enviar solicitações à loja. Para obter informações de notas de versão cumulativas para todos os aplicativos lançados, consulte as notas de versão do histórico de versões da ServiceNow Store .
Instale o Data Collection for Oracle Global Licensing and Advisory Services solicitando-o na ServiceNow Store . Visite o site da ServiceNow Store para ver todos os aplicativos disponíveis e obter informações sobre como enviar solicitações à loja. Para obter informações de notas de versão cumulativas para todos os aplicativos lançados, consulte as notas de versão do histórico de versões da ServiceNow Store .
Aplicativos e recursos relacionados do ServiceNow
Gerenciamento de ativos de hardware
O produto ServiceNow® Hardware Asset Management é um aplicativo licenciável que fornece fluxo de trabalho avançado, automação e recursos móveis para rastrear e gerenciar seu ambiente de ativos.
Gerenciamento de ativos empresariais
O produto ServiceNow® Enterprise Asset Management é um aplicativo licenciável que gerencia todo o ciclo de vida de seus ativos corporativos conectados e não conectados. Este produto fornece uma solução abrangente de ponta a ponta para manter os ativos corporativos, minimizando o tempo de inatividade dispendioso e maximizando a usabilidade dos ativos corporativos.
Insights da nuvem
O produto ServiceNow® Cloud Insights é um aplicativo licenciável que permite analisar todos os custos associados aos seus ativos de nuvem. Você pode usar essas informações para otimizar as operações e reduzir seus gastos com a nuvem.
Gestão de contratos
O aplicativo ServiceNow® Contract Management permite rastrear e gerenciar seus contratos.
Os melhores novos recursos do lançamento do ServiceNow Tokyo
Estúdio do App Engine
Central de Compartilhamento e Gerenciamento de Modelos
Tóquio traz várias melhorias para o App Engine Studio . Isso ajuda as empresas a permitir que os desenvolvedores cidadãos criem seus próprios aplicativos com muito mais facilidade, além de fornecer a eles mais informações sobre o pipeline de desenvolvimento de aplicativos.
Principais benefícios
O novo recurso de Compartilhamento de modelos permite que os administradores definam quais grupos de usuários podem usar modelos específicos. Dessa forma, os usuários só têm acesso aos modelos que são relevantes para eles.
Anteriormente, as empresas não tinham informações sobre os aplicativos que estavam sendo criados e o status de seu desenvolvimento. O App Engine Management Center resolve isso apresentando as informações necessárias sobre o desenvolvimento de aplicativos em um painel intuitivo. Isso ajuda a reduzir o risco potencial de aplicativos e identificar gargalos, e ainda permite a configuração de vários pipelines de processos de implantação.
Gestão de Atendimento ao Cliente (CSM)
Inteligência de tarefas
AI dá outro salto em CSM com a introdução de Task Intelligence. Devido à combinação e aprimoramento de recursos anteriores com novas habilidades, a Inteligência de Tarefa é uma força a ser reconhecida.
Principais benefícios
O conjunto aprimorado de ferramentas AI de Inteligência de Tarefas acelera bastante a coleta de informações, a categorização, a priorização, o roteamento e a resolução de casos. Ele ajuda os agentes a priorizar casos identificando o sentimento do cliente por trás de um caso.
O Document Intelligence reduz os campos preenchidos manualmente, analisando o texto e o conteúdo do anexo. Combinado com a detecção automática de idioma, o Document Intelligence melhora significativamente e acelera o encaminhamento automático de casos.
Prestação de Serviços de RH (HRSD)
Aprovações ad hoc e Hub do gerente
O HRSD está recebendo duas atualizações que economizam tempo e adicionam mais flexibilidade ao módulo. As aprovações ad hoc permitem que os agentes de RH adicionem aprovações a casos que fazem parte de um serviço de RH, enquanto o novo Manager Hub fornece aos líderes uma ferramenta para gerenciar e monitorar facilmente suas equipes.
Principais benefícios
As aprovações ad hoc fornecem aos agentes de RH a flexibilidade necessária na solução de casos de RH e permitem que eles lidem com casos excepcionais.
O Manager Hub preenche uma lacuna no módulo HRSD; anteriormente, havia recursos apenas para funcionários, agentes e administradores de RH. Agora, os gerentes recebem uma ferramenta multifacetada que oferece uma visão geral completa das jornadas, eventos e aprendizados de sua equipe. Além disso, eles têm à mão todos os recursos necessários para gerenciar seus funcionários, permitindo que eles se concentrem no trabalho mais importante.
Gerenciamento de portfólio de aplicativos (APM)
Modelo de Referência de Tecnologia (TRM)
O novo Modelo de Referência de Tecnologia (TRM) da APM permite que arquitetos empresariais definam e gerenciem padrões de produção de software e gerenciem software organizacional não aprovado.
Principais benefícios
O TRM permite que os usuários definam e rastreiem padrões de software para aplicativos de negócios. Ele ajuda você a entender quais aplicativos têm uma dívida técnica e não estão em conformidade com os padrões, diminuindo os riscos de segurança relacionados ao software.
Os proprietários de soluções agora podem solicitar software – por meio de novos produtores de registros padrão – para fazer parte do TRM, enquanto os arquitetos corporativos podem revisar e aprovar o status do aplicativo de negócios e a dívida técnica.
No geral, o grande benefício do TRM é que ele fornece um meio aprimorado de comunicação entre proprietários de soluções e arquitetos corporativos.
Gerenciamento de Operações de TI (ITOM)
Governança ITOM
O novo aplicativo ITOM Governance fornece fluxos de trabalho que avaliam a prontidão da sua organização para a nuvem e reforçam as diretrizes de governança da nuvem.
Principais benefícios
O ITOM Governance permite que você planeje, organize e controle a migração de recursos de TI e cargas de trabalho para a nuvem. Isso é especialmente valioso para a governança de tags, pois agora é muito mais fácil corrigir tags de recursos de nuvem ausentes e incorretas.
No nível de governança, as violações da política de configuração agora são visíveis e corrigíveis, enquanto os fluxos de trabalho personalizados podem ser usados para interagir com os recursos de nuvem da sua organização.
Gestão Integrada de Riscos (IRM)
DevOps e integração de políticas e conformidade
Tokyo traz consigo uma nova integração automática do módulo DevOps com o aplicativo Policy and Compliance. Como as atividades de DevOps geralmente precisam aderir a requisitos de conformidade internos e externos, esse recurso revolucionário oferece às equipes de política e conformidade a supervisão necessária.
Principais benefícios
Todos os processos de DevOps dentro do ServiceNow agora são monitorados automaticamente. Se uma atividade ou código de desenvolvimento for executado de maneira não compatível, conforme definido em políticas internas ou externas, o sistema criará automaticamente um problema e o vinculará à política apropriada.
Esse monitoramento automático economizará muito tempo e esforço de ambas as equipes. As equipes de conformidade supervisionam constantemente as atividades de desenvolvimento e podem agir imediatamente quando algo vai na direção errada. As equipes de conformidade, por sua vez, recebem um aviso imediato de que estão trabalhando de maneira não conforme, permitindo uma rápida correção de curso.
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Traduzido por 4Matt Tecnologia, do original ServiceNow: Software Asset Management release notes e Plat4mation: The best new features from the ServiceNow Tokyo release.
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