Infraestrutura de TI: 5 dicas para ter sucesso na hora de montar a da sua empresa

Infraestrtuura de TI 4Matt
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Tecnologia da Informação se tornou elemento preponderante no mundo dos negócios nas últimas décadas. Hoje, até mesmo aquelas empresas que não oferecem soluções tecnológicas, precisam de sistemas e computadores para suas operações. É claro que implantar e gerir uma infraestrutura de TI não é tão simples.

Foi pensando nisso que separamos 5 dicas para ter sucesso na hora de montar a da sua empresa.

Não importa se o seu negócio demanda um centro de dados sofisticado, máquinas e softwares básicos nas áreas de trabalho ou uma boa conexão com a internet.

Além disso, em muitos casos, é necessário delegar para outros profissionais ou empresas as responsabilidades da área. Todos esses fatores precisam ser devidamente planejados. Afinal, tanto o desempenho quanto à estabilidade da empresa vão depender de uma montagem adequada da infraestrutura. Os caminhos para ter sucesso na empreitada, você confere a seguir.

Confira 5 dicas para ter sucesso na hora de montar a sua infraestrutura de TI

1. Comece definindo o tipo de solução de TI que o seu negócio precisa

Antes de tudo, o sucesso da sua infraestrutura e de quaisquer soluções de TI adotadas dependem de uma análise prévia do negócio. Cada necessidade da empresa deve ser traduzida em requisitos técnicos. Nos departamentos ligados ao operacional, a automação é fator importante.

Já nas vendas, assinaturas e outros serviços que implicam cadastros precisam de soluções para o backend. Afinal, essas são atividades que envolvem armazenamento de informações de leads e clientes. Em resumo, para acertar nas tecnologias escolhidas, as demandas da empresa devem ser conhecidas em profundidade.

2. Trabalhe com os melhores fornecedores

Ao procurar por fornecedores, a maioria das empresas considera apenas o custo da contratação. Naturalmente, este é um ponto importante, que será abordado mais adiante. O problema é que ele não pode ser o único fator decisório. Conheça o histórico da fornecedora, opiniões de clientes, entre outros fatores.

Atenção à simplicidade e necessidade de crescimento da infraestrutura

3. Invista na simplicidade

Não há dúvida de que uma infraestrutura para TI é complexa, mesmo quando é básica. Apesar dessa característica, podemos desenvolver infraestruturas enxutas e simples. Recursos como virtualização de servidores e padronização de produtos, facilitam tanto as operações, quanto à gestão do setor.

4. Tenha em vista que as soluções precisam crescer junto com a empresa

Outro detalhe importante está ligado ao crescimento da empresa. É fundamental que a infraestrutura de TI consiga evoluir junto com a organização. É a chamada escalabilidade. As soluções escaláveis são aquelas em que podemos fazer novas implementações conforme surgem as demandas.

Pense também neste momento em uma estratégia de nuvem como AWS e Azure e também aplicando o correto gerenciamento.

Portanto, imagine quais podem ser as solicitações futuras do seu negócio. É certo que, em algum momento, o número de dados que devem ser processados ou a base de usuários/clientes vai crescer. Não se preparar para este momento, é o mesmo que desperdiçar a oportunidade de expandir o seu lucro.

Use o seu orçamento racionalmente

5. Pense bem em como o orçamento do setor será gasto

Depois de levantar todos os pontos anteriormente descritos, é hora de considerar quanto será investido e no quê. O orçamento precisa bancar as ferramentas e serviços de TI, mas dentro das possibilidades da empresa. Logo, soluções com bom custo-benefício são a meta.

É por isso que recursos como a computação em nuvem representam um bom investimento. Graças a ele ocorre redução de custos, otimização de tarefas e simplificação das atividades de manutenção. O importante é aplicar bem os recursos da sua empresa.

Lembrando sempre que uma boa infraestrutura de TI é flexível e permite uso intuitivo por parte dos seus colaboradores. Estas são as 5 dicas mais importantes para que você tenha sucesso na hora de instalar a sua. Ainda tem dúvidas sobre otimização do setor? Então, venha descobrir como melhorar seu ambiente de TI.

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou