Por que sua empresa deve utilizar o gerenciamento de nuvem

gerenciamento de nuvem
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Seguindo uma tendência em ascensão, pouco a pouco, as empresas começam a substituir os equipamentos de hardware pelo gerenciamento de nuvem. Com a tecnologia, é possível alocar os dados em servidores da internet e acessá-los de qualquer lugar, sempre que necessário.

cloud computing, como também é chamado o armazenamento na nuvem, deve superar os ambientes tradicionais de TI a partir de 2021, se a projeção do CEO da VMware, Pat Gelsinger, se concretizar. Ao que tudo indica, esta trilha já começou.

Se a tecnologia da nuvem veio para ficar, sua empresa deve acompanhar as mudanças. A seguir, veja as vantagens desse tipo de gerenciamento e entenda por que apostar nisso.

Entenda o que é cloud computing

Cloud computing, ou computação na nuvem, é uma forma de gerenciar dados, processos, sistemas, softwares e hardwares na nuvem em um ambiente virtual.

A infraestrutura de TI baseada na nuvem, dispensa o uso de equipamentos e de uma estrutura física e conta apenas com a internet via banda larga para funcionar, sem a necessidade de download. Para ter acesso ao recurso, a empresa pode contratar o serviço por assinatura.

Conheça as vantagens de utilizar o gerenciamento de nuvem

Por dispensar um ambiente físico e poder ser acessado de qualquer lugar, o armazenamento em nuvem traz uma série de benefícios. São eles:

• Segurança dos dados

Ter as informações da empresa armazenadas na nuvem pode ser muito mais seguro do que manter as informações em um computador ou até mesmo em um pen drive. Vale lembrar que o acesso é feito por login e que somente pessoas autorizadas poderão visualizar os dados.

• Mobilidade para a equipe

Contar com as informações em um servidor na web permite o acesso de qualquer lugar, o que vem bem a calhar com um novo modelo de trabalho: o home office. Assim, qualquer membro da equipe tem acesso aos dados que precisa de onde estiverem.

• Sustentabilidade em alta

Ao possibilitar o trabalho remoto, a empresa contribui com a sustentabilidade, tema que está sempre em alta, e ajuda a reduzir os impactos ao meio ambiente. A computação em nuvem reduz a necessidade de papel, gastos com energia elétrica, deslocamento, entre outros.

• Redução dos custos

Conforme a empresa cresce, a demanda por infraestrutura de TI segue no mesmo ritmo. Com o gerenciamento de nuvem, os custos com equipes e equipamentos diminuem. Dessa forma, a empresa pode crescer sem precisar investir tantos recursos.

Veja quais serviços utilizam a tecnologia

Os serviços que utilizam o gerenciamento de nuvem não param de crescer, acompanhando a evolução da tecnologia. Eles podem ser divididos em três categorias principais: Softwares como Serviço (SaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS).

De acordo com um estudo da Gartner, os provedores IaaS e PaaS em nuvem devem ter mais tecnologias vendidas e implementadas do que os data centers corporativos até 2020.

Não é por acaso que o relatório Rightscale 2019, da empresa Flexera, mostra um crescimento exponencial do cloud computing nos últimos anos, o que tende a aumentar também nos próximos anos. Para acompanhar a evolução, este pode ser um bom momento de investir.

Gostou do conteúdo? Veja outros artigos similares e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre gerenciamento de software.

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou

IBM ILMT
Governança

IBM ILMT – Guia Definitivo

Se sua empresa usa soluções IBM com direitos de sub capacidade, então obrigatoriamente conhece sobre ILMT (IBM License Metric Tool, ferramenta de métrica de licença

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para