A governança de TI é um recurso corporativo fundamental para garantir uma gestão de excelência no setor de tecnologia de sua empresa. A partir dela, é possível garantir a segurança e acionar mecanismos de controle em relação a todos os dados da empresa, otimizando os fluxos operacionais e melhorando o processo de tomada de decisão por parte dos gestores.
Você já é familiarizado com o conceito de governança de TI em uma empresa? Nos tópicos abaixo, apresentaremos em maiores detalhes tudo o que você precisa saber sobre os fundamentos desta ferramenta de gestão e sobre como ela pode trazer resultados ainda melhores para o desempenho da sua corporação. Acompanhe a leitura!
O conceito de Governança de TI
Como citado brevemente acima, o conceito chave da governança de TI é garantir que todos os processos e estratégias relacionados à área de tecnologia estejam em alinhamento com as estratégias da empresa.
Ela é aplicada com o intuito de fazer com que todos os investimentos realizados no setor de TI realmente tragam retorno para a empresa, assegurando o seu melhor desempenho e aumentando a produtividade.
Por meio da governança de TI, os gestores traçam planos, metas e objetivos para impulsionar o desempenho da organização, e, para atingir isso, os recursos tecnológicos da empresa têm que ser utilizados em sua integridade e no seu potencial máximo. A governança de TI auxilia grandemente, portanto, no processo de integração de todos os dados e setores da empresa.
Para a governança de TI ser implantada, a fim de garantir que o setor de tecnologia cumpra o seu papel, é necessário, por conseguinte, que os processos da empresa sejam padronizados. Além disso, é preciso pensar em medidas de gestão de riscos para a empresa se prevenir em relação a contratempos na área tecnológica.
Inovação e competitividade
A implantação dos recursos administrativos representados pela governança de TI tem a capacidade de transformar o seu negócio através do setor de tecnologia, fazendo com que o conceito de inovação esteja sempre presente dentro da empresa.
Neste sentido, a área de TI, quando bem alinhada com os propósitos e metas da corporação, passa a funcionar como uma parceira estratégica da gestão, o que faz com que os níveis de produtividade e competitividade sejam impulsionados.
Traçando estratégias de qualidade
Com o objetivo de obter a melhor qualidade possível, não somente na área de tecnologia, mas em toda a cadeia produtiva da corporação, a governança em TI traça estratégias para otimizar o aspecto organizacional da empresa.
Um setor de tecnologia sem um planejamento consolidado, pode gerar uma série de problemas, como eventuais defeitos em dispositivos digitais e infraestrutura de informática e a quebra de sigilo dos dados, comprometendo a confidencialidade das informações da empresa e até mesmo causando prejuízos financeiros para a corporação.
A aplicação da governança de TI, no entanto, faz com que a probabilidade de erros e incidentes diminua, uma vez que a partir dela são desenvolvidas metas de segurança e controle em relação ao setor da tecnologia, o qual é cada vez mais essencial para todo e qualquer empreendimento.
Gostou do conteúdo? Continue lendo outros posts sobre assuntos relacionados em nosso blog ou assine a nossa newsletter!