Infraestrutura de TI é importante para o sucesso do negócio

Compartilhe em facebook
Compartilhe em google
Compartilhe em twitter
Compartilhe em linkedin
Compartilhe em email

Pode-se dizer hoje, que o coração de uma empresa é, além do financeiro e das vendas, a área de Tecnologia da Informação e Inovação. A TI está no centro de tudo, garantindo que ela desenvolva seus processos e tarefas com eficiência e produtividade, como assim precisa ser em um mercado que está cada vez mais competitivo. Em suma, a Infraestrutura de Tecnologia se coloca hoje como uma importante vantagem competitiva.

Para entender melhor a importância de contar com uma boa infraestrutura de TI em seu negócio, continue a leitura!

O que podemos compreender por infraestrutura de TI?

Talvez essa pergunta tenha vindo a sua mente. Então, de acordo com a Gartner , a infraestrutura de TI pode ser compreendida como um conjunto de recursos tecnológicos que fazem com que o negócio ou a empresa prospere, atingindo os seus objetivos de curto, médio ou longo prazo.

A infraestrutura de TI envolve diversos equipamentos ou soluções, como, por exemplo, computadores, servidores, fios, nuvem, e-mails, enfim, um grande conjunto de recursos tecnológicos que atuam conjuntamente, em prol do alcance dos objetivos de uma empresa.

Vale acrescentar, também, que nesse universo de “infraestrutura de TI”, tem-se também os recursos humanos, que são responsáveis pela criação e execução de ideias ligadas ao setor, as quais colaboram para tornar o negócio mais competitivo.

Quais são os principais pontos trabalhados em um setor de TI?

Conheça, a seguir, os principais objetivos ou pontos trabalhados em um setor de TI e veja como é importante contar com ele:

Organização dos dados e a sua transformação em inteligência de negócio

Após o advento da web à sociedade, bem como das tecnologias, de modo geral, houve um crescimento extraordinário em relação à produção de dados. De acordo com um levantamento feito pela Exame acerca da produção de dados no âmbito digital, a quantidade de dados produzidos no mundo digital dobra a cada dois anos. Complementa afirmando que a quantidade de dados que já foi produzida equivale a dois terços da distância entre a Lua e a Terra, caso eles fossem empilhados.

Diante dessa realidade, contar com uma boa Infraestrutura de Tecnologia é fundamental para garantir que esses dados sejam devidamente organizados e transformados em ações inteligentes para o crescimento da marca.

Segurança da informação

É fato que a tecnologia possibilitou que as organizações se desenvolvessem, mas, ao mesmo tempo, trouxe alguns perigos, como a ação hacker. Nesse sentido, um bom setor de TI, com uma boa estrutura, pode garantir a segurança dos dados produzidos pela empresa, de modo a preservar-lhes a integridade.

Legalização dos softwares

As tecnologias de gestão se apresentam, atualmente, como o braço direito de uma empresa, pois cumprem a missão de otimizar as suas operações e trazer, assim, maior eficiência e produtividade para o dia a dia. Todavia, nem sempre essas tecnologias são utilizadas de maneira legal, ou seja, licenciadas, o que podem comprometer a empresa, não só no que diz respeito à legalidade, mas também ao financeiro e reputação.

Nesse sentido, pode-se afirmar que contar com uma boa Infraestrutura de Tecnologia é capaz de eliminar esse risco, considerando que esse setor também desempenha a função de auditor de TI, que consiste, entre outras tarefas, em verificar todos os softwares da empresa, com o objetivo de normalizá-los, caso preciso.

A partir do que expomos, ficou claro que dispor de uma boa iInfraestrutura de Tecnologia é fundamental para o sucesso do seu negócio, sobretudo, nos tempos de hoje, em que tudo é digital. Fora isso, tudo acontece de forma muito acelerada, exigindo uma solução que seja capaz de acompanhar a evolução e atualizar a empresa, garantindo que ela se mantenha competitiva.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Para ficar por dentro de outros, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.

Posts Relacionados