A Tecnologia da Informação se tornou elemento preponderante no mundo dos negócios nas últimas décadas. Hoje, até mesmo aquelas empresas que não oferecem soluções tecnológicas, precisam de sistemas e computadores para suas operações. É claro que implantar e gerir uma infraestrutura de TI não é tão simples.
Foi pensando nisso que separamos 5 dicas para ter sucesso na hora de montar a da sua empresa.
Não importa se o seu negócio demanda um centro de dados sofisticado, máquinas e softwares básicos nas áreas de trabalho ou uma boa conexão com a internet.
Além disso, em muitos casos, é necessário delegar para outros profissionais ou empresas as responsabilidades da área. Todos esses fatores precisam ser devidamente planejados. Afinal, tanto o desempenho quanto à estabilidade da empresa vão depender de uma montagem adequada da infraestrutura. Os caminhos para ter sucesso na empreitada, você confere a seguir.
Confira 5 dicas para ter sucesso na hora de montar a sua infraestrutura de TI
1. Comece definindo o tipo de solução de TI que o seu negócio precisa
Antes de tudo, o sucesso da sua infraestrutura e de quaisquer soluções de TI adotadas dependem de uma análise prévia do negócio. Cada necessidade da empresa deve ser traduzida em requisitos técnicos. Nos departamentos ligados ao operacional, a automação é fator importante.
Já nas vendas, assinaturas e outros serviços que implicam cadastros precisam de soluções para o backend. Afinal, essas são atividades que envolvem armazenamento de informações de leads e clientes. Em resumo, para acertar nas tecnologias escolhidas, as demandas da empresa devem ser conhecidas em profundidade.
2. Trabalhe com os melhores fornecedores
Ao procurar por fornecedores, a maioria das empresas considera apenas o custo da contratação. Naturalmente, este é um ponto importante, que será abordado mais adiante. O problema é que ele não pode ser o único fator decisório. Conheça o histórico da fornecedora, opiniões de clientes, entre outros fatores.
Atenção à simplicidade e necessidade de crescimento da infraestrutura de TI
3. Invista na simplicidade
Não há dúvida de que uma infraestrutura para TI é complexa, mesmo quando é básica. Apesar dessa característica, podemos desenvolver infraestruturas enxutas e simples. Recursos como virtualização de servidores e padronização de produtos, facilitam tanto as operações, quanto à gestão do setor.
4. Tenha em vista que as soluções precisam crescer junto com a empresa
Outro detalhe importante está ligado ao crescimento da empresa. É fundamental que a infraestrutura de TI consiga evoluir junto com a organização. É a chamada escalabilidade. As soluções escaláveis são aquelas em que podemos fazer novas implementações conforme surgem as demandas.
Pense também neste momento em uma estratégia de nuvem como AWS e Azure e também aplicando o correto gerenciamento.
Portanto, imagine quais podem ser as solicitações futuras do seu negócio. É certo que, em algum momento, o número de dados que devem ser processados ou a base de usuários/clientes vai crescer. Não se preparar para este momento, é o mesmo que desperdiçar a oportunidade de expandir o seu lucro.
Use o seu orçamento racionalmente
5. Pense bem em como o orçamento do setor será gasto
Depois de levantar todos os pontos anteriormente descritos, é hora de considerar quanto será investido e no quê. O orçamento precisa bancar as ferramentas e serviços de TI, mas dentro das possibilidades da empresa. Logo, soluções com bom custo-benefício são a meta.
É por isso que recursos como a computação em nuvem representam um bom investimento. Graças a ele ocorre redução de custos, otimização de tarefas e simplificação das atividades de manutenção. O importante é aplicar bem os recursos da sua empresa.
Lembrando sempre que uma boa infraestrutura de TI é flexível e permite uso intuitivo por parte dos seus colaboradores. Estas são as 5 dicas mais importantes para que você tenha sucesso na hora de instalar a sua. Ainda tem dúvidas sobre otimização do setor? Então, venha descobrir como melhorar seu ambiente de TI.