Governança de TI: saiba como esse conceito pode ser aplicado na sua empresa

governanca de ti
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Atingir os objetivos estratégicos da empresa é uma meta não apenas da equipe de marketing, mas de todos os departamentos em conjunto. É aí que entra a Governança de TI, que busca alinhar a equipe deste setor às estratégias corporativas. Confira neste artigo mais detalhes sobre o assunto!

Governança de TI: O que é?

Para a Escola Superior de Redes (ESR), a governança de TI se desenvolve através de habilidades estratégicas para os profissionais da área. Essas competências dizem respeito ao planejamento e implantação de projetos de governança. Estes, por sua vez, são considerados primordiais no meio corporativo, seja no âmbito operacional ou legal.

Já o Gartner resume o conceito como os processos que buscam o uso mais eficiente da Tecnologia da Informação, ajudando a empresa a alcançar suas metas.

A Governança de TI, ainda, é bastante confundida com a Governança de Software, que busca adequar os programas utilizados na empresa às suas metas. Com nomenclaturas e importâncias semelhantes, os conceitos têm definições bastante distintas. Portanto, fique atento!

Por que apostar nessa estratégia?

De um modo geral, a Governança de TI amplia o leque de possibilidades da empresa e otimiza seus resultados. Dessa forma, representa um grande diferencial, fazendo com que o negócio se torne mais competitivo no mercado. Para que atinja estes objetivos, a estratégia traz soluções como:

  • Mais qualidade nos serviços – Já que o setor de TI passa a funcionar também como uma peça estratégica dentro de empresa
  • Informações mais seguras – Por isso, a busca pela padronização de processos e a verificação de regras
  • Otimização de recursos – Evitando desperdícios e promovendo os melhores resultados de acordo com o orçamento disponível
  • Acompanhamento de métricas – Sejam elas financeiras, de produtividade, conversão, entre outras
  • Maior produtividade do negócio – Pois aprimora os processos organizacionais da empresa, permitindo que tudo funcione da maneira mais otimizada possível
  • Apoiar na estratégia de Cloud – Garantido que os padrões de governança de nuvem sejam implementados

Isso sem mencionar que erros de TI podem ameaçar a credibilidade da empresa de diversas maneiras. Afinal, podem expor a qualquer momento desde informações próprias quanto de clientes, ou seja, o setor de Tecnologia da Informação tem uma grande responsabilidade em mãos. Para evitar que tudo isso seja colocado em risco, apostar na Governança de TI pode ser a melhor estratégia.

Como implantar a Governança de TI no meu negócio?

É importante saber que essa implantação não é algo que acontece de um dia para o outro. Por conter passos executáveis em diferentes prazos, a aplicação dessa governança é um processo gradual. Segundo o Gartner, essa implementação deve seguir as seguintes etapas:

  1. Identifique os requisitos da empresa
  2. Projete uma estrutura de governança
  3. Valide essa estrutura
  4. Implemente a estrutura
  5. Opere utilizando essa política
  6. Avalie os resultados
  7. Renove as metodologias de acordo com as demandas da empresa

Lembrando que, assim como outros tipos de políticas, a governança de TI não tem uma fórmula fixa. Além de se personalizar de acordo com o perfil de cada empresa, ela pode (e deve!) se adaptar às diferentes necessidades corporativas e a evolução do mercado.

Pretende implantar a governança de TI em sua empresa, mas não sabe como? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais!

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou

IBM ILMT
Governança

IBM ILMT – Guia Definitivo

Se sua empresa usa soluções IBM com direitos de sub capacidade, então obrigatoriamente conhece sobre ILMT (IBM License Metric Tool, ferramenta de métrica de licença

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para