Gestão de Ativos de Software: entenda o que é e qual a sua importância

Compartilhe em facebook
Compartilhe em google
Compartilhe em twitter
Compartilhe em linkedin
Compartilhe em email

Para quem tem uma estrutura mínima de Tecnologia da Informação, é essencial que tudo funcione de forma organizada e bem ágil, tanto para o sucesso do negócio quanto para a área de TI e principalmente para reduzir o risco, como mostra o Canal CIO.com fala Existem algumas boas práticas que podem ser utilizadas e que facilitam esse tipo de gestão, além de contribuírem para a performance da área, trazendo vários benefícios para empresa. Você sabe o que é a Gestão de Ativos de Software e qual a sua importância? Confira aqui, um pouco mais sobre essa metodologia que pode trazer vantagens e eficiência para o seu negócio.

O que é a Gestão de Ativos de Software?

A Gestão de Ativos de Software, ou SAM, em inglês (Software Asset Management), tem como objetivo principal, gerenciar todo o ciclo de contrato de software, deixando os processos mais eficientes e diminuindo o máximo possível de riscos dentro de uma empresa. Essa metodologia foi criada como uma maneira de otimizar os diferentes softwares e apoiar nos quesitos de segurança, usabilidade e controle.

A maneira de fazer essa gestão, na prática, permite que várias atividades possam ser feitas com máxima eficiência, como a identificação de ativos, a seleção do software mais adequado às necessidades da empresa, a adequação dos processos, de acordo com os padrões ITIL e a identificação de licenças desativadas ou vencidas. Tudo isso contribui para que a empresa tenha melhor gerenciamento e otimização.

Como é feita?

Para que seja implantada de maneira correta e que possa cumprir seus objetivos totalmente, o SAM é implantado por meio de processos., pessoas e tecnologia. Ele começa, primeiramente, com o levantamento completo de dados sobre os ativos de software da organização, o que resulta em um relatório diagnóstico. Depois, o próximo passo, é analisar e identificar todos as lacunas em gestão de contratos de software, identificando o que deve ser melhorado.

Com as melhorias em mente, chega, então, o momento de implementar essas mudanças às ferramentas. Nesse caso, também é feito um acompanhamento do inventário de novos e antigos softwares, levando em consideração o seu ciclo de vida e quais deles devem ser trocados ou não. Se esse processo acontecer de uma forma contínua e for monitorado de forma correta, todas as atividades relacionadas a TI e à prática de ativos funcionarão com muito mais eficiência, trazendo vantagens e benefícios para a empresa.

Qual a importância dessa metodologia?

Esse tipo de gestão pode trazer muitas vantagens para uma empresa, permitindo uma mudança precisa nos pontos que exigem melhorias e trazendo mais controle, por meio do acompanhamento, fazendo com que a empresa não fique utilizando aplicativos ultrapassadas ou desgastados, e que não conseguem se integrar totalmente aos processos de organização. Dessa maneira, a empresa pode evitar riscos, custos e desperdícios que não seriam necessários.

Quando tudo está organizado da maneira adequada, a previsão de custos e investimentos pode ser feita corretamente, o que traz mais segurança para a empresa, independentemente do quanto a complexidade financeira do seu negócio aumente, trazendo uma maior competitividade, em comparação a outras empresas, além de funcionários mais satisfeitos e clientes recebendo um produto e atendimento com melhor qualidade.

E se você gostou deste tipo de texto e quer saber mais sobre Gestão de Ativos de Software e como você pode adotar diferentes metodologias para trazer benefícios para sua empresa, leia mais artigos aqui no nosso blog! Temos vários assuntos e várias opções que podem te ajudar com dicas e novas ideias, e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores, para que ele possa responder a todas as suas perguntas.

Principais plataformas de Gestão de Ativos de Software

Flexera Software: A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software (Software Asset Management SAM) e Otimização de Licenças de Software. Suas soluções permitem que as empresas ganhem visibilidade e controle dos ativos de TI.

ServiceNow: A ServiceNow vem investindo muito em sua plataforma de Gestão de Ativos de Software e por isso em 2021 já pode ser considerada uma das principais plataformas de Software Asset Management no mercado mundial, principalmente após o lançamento da Release Roma.

Snow Software: Fundada em Estocolmo em 1997, a Snow Software evoluiu rapidamente e tornou-se líder de mercado e o maior desenvolvedor dedicado de ferramentas de gestão de ativos de software e cloud management. Hoje, oferece um conjunto abrangente de soluções cloud, software, hardware e infraestrutura para organizações em todo o mundo.

Se você gostou desse tipo de conteúdo e quer saber mais sobre gestão de custos software, governança de TI e como otimizar os processos dentro do seu negócio, confira outros posts em nosso site!

Você sabia que o time de consultores da 4Matt Tecnologia são PIONEIROS em Gestão de Ativo de Softwre no Brasil? Fale Conosco

TAG: risk advisory, governança corporativa, prática de sam, inventário de ativos ,fichas de ativos, uso da nuvem, programa de sam, base de conhecimento, painel de controle, apostar na gestão, melhores práticas, processos que envolvem, uso de software, gestão de ti, proteção de dados, plano de ação, produtividade do usuário, transformação digital, reduzir os custos, ativos de sua empresa, sam software asset management, processos de negócio, trabalhe conosco, gerenciamento do ciclo, vida útil, ativos de software sam, reduza custos, software de gestão, gestão de risco, redução de riscos, redução de custos, vantagem competitiva, gestão de riscos corporativos, portal do parceiro, ativos de softwares, portal do cliente, receba nossos conteúdos, informações importantes, equipe de gestão, gerenciamento de ativo, ciclo de vida, licenças de software, tecnologia da informação, software asset management sam, boas práticas,
ativo de ti, fale conosco, SoftwareONE

Posts Relacionados