As empresas buscando uma melhor governanรงa corporativa, precisam cada vez mais de uma abordagem estruturada para gerenciamento de custos com metas de reduรงรฃo e chargeback. Estas mesmas mesmas empresas estรฃo dispostas a implementar o OBZ em todas as รกreas, fazendo os investimentos necessรกrios em treinamento, plataformas, comunicaรงรฃo e gerenciamento de mudanรงas.
O que รฉ Orรงamento?
Antes de entender o que รฉ o OBZ, รฉ preciso entender o que รฉ um orรงamento e qual sua importรขncia para uma empresa.
Realizar um orรงamento significa planejar os gastos, despesas com investimentos e as receitas de uma empresa. O objetivo do trabalho รฉ avaliar os resultados esperados e traรงar estratรฉgias para alcanรงar metas levando em consideraรงรฃo a capacidade da empresa e o cenรกrio econรดmico em que ela estรก inserida.
Um dos seus usos รฉ para o cรกlculo das estimativas deย fluxos de caixasย livres necessรกrios para implementar o modelo de avaliaรงรฃo na empresa e, o mais importante, avaliar a evoluรงรฃo do valor da empresa de acordo com as mudanรงas estabelecidas na estratรฉgia.
Outro ponto importante do orรงamento รฉ que por meio dessa ferramenta รฉ possรญvel tomar decisรตes deย financiamento/investimento para execuรงรฃo dos planos operacionais e fornecer uma base para um conjunto de metas usadas para controle de despesas/custos e nos planos de remuneraรงรฃo da empresa.
O que รฉ Orรงamento Base Zero (OBZ)?
O orรงamento base zero (OBZ) รฉ um mรฉtodo de orรงamentaรงรฃo em que todas asย despesasย devem ser justificadas para cada novo perรญodo.ย O processo de orรงamento base zero comeรงa a partir de uma “base zero”, e cada funรงรฃo dentro de uma organizaรงรฃo รฉ analisada quanto ร s suas necessidades e custos.ย Os orรงamentos sรฃo entรฃo construรญdos em torno do que รฉ necessรกrio para o prรณximo perรญodo, independentemente de cada orรงamento ser maior ou menor que o anterior.
Qual a diferenรงa entre o OBZ e os demais orรงamentos?
Normalmente, ao orรงar seus gastos, as empresas levam em consideraรงรฃo a mรฉdia deย despesasย dos รบltimos anos. Essa metodologia parte de premissas automatizadas e nรฃo expurga excessos de bons resultados e ou eventuais erros do passado.
O Orรงamento Base Zero nรฃo leva em consideraรงรฃo a mรฉdia de despesas dos รบltimos anos da empresa e sim, orรงa individualmente cada centro de custo.
No perรญodo de orรงamento, cada รกrea detalha todos os gastos previstos, portanto, comeรงando do zero e evitando desperdรญcios. Dessa forma os gestores nรฃo caem na zona de conforto e assim รฉ possรญvel verificar os excessos e as reais necessidades para a operaรงรฃo da empresa.
Essa metodologia รฉ focada na reduรงรฃo dos custos, a alocaรงรฃo de recursos รฉ feita com base nos objetivos e metas buscando uma avaliaรงรฃo criteriosa dos gastos, eliminando o sentimento do dinheiro infinito que muitas vezes existem nas organizaรงรตes.
A metodologia do Orรงamento Base Zero conta com duas premissas fundamentais:
- O bom orรงamento deve assegurar a sobrevivรชncia da empresa no pior cenรกrio e ser capaz de aproveitar as oportunidades advindas dos melhores cenรกrios.
- O total de gastos fixos deve se situar prรณximo da margem de contribuiรงรฃo da empresa no pior cenรกrio possรญvel. ร importante que a empresa defina qual รฉ o pior cenรกrio possรญvel, mas nรฃo necessariamente um cenรกrio catastrรณfico.
Alรฉm da identificaรงรฃo de gastos desnecessรกrios รฉ possรญvel eliminar procedimentos dispensรกveis, permitindo o direcionamento dos recursos para o que รฉ, de fato, importante na organizaรงรฃo.
Mas, รฉ importante frisar que a elaboraรงรฃo de um Orรงamento Base Zero demanda tempo, dedicaรงรฃo e treinamento da equipe para ter as informaรงรตes necessรกrias para a sua elaboraรงรฃo.
Apรณs o orรงamento, รฉ necessรกrio ter ferramentas de controle do efetivoย versusย o orรงado, estabelecendo metas de reduรงรฃo e buscando o engajamento da equipe na nova cultura orรงamentรกria.
Quando usar o OBZ
Em empresas mais novas, nรฃo tem como fugir do OBZ. Como nรฃo existe histรณrico, a รบnica alternativa para realizar o primeiro Planejamento Orรงamentรกrio da empresa รฉ partir de uma base zerada e projetar as Receitas, Custos, Despesas e Investimentosย com base em seu Plano de Negรณcios e estimativas de crescimento.
Jรก em empresas mais consolidadas, o ideal รฉ realizar uma rodada com o Orรงamento Base Zeroย a cada trรชs ou cinco Ciclos Orรงamentรกrios. Por exemplo, se sua empresa realiza o Orรงamento de forma anual, uma boa alternativa รฉ a cada dois Orรงamentos Base Histรณrico, realizar o terceiro com Base Zero. Jรก se a empresa realiza o Orรงamento semestralmente, uma boa abordagem รฉ realizar uma rodada de Orรงamento Base Zero a cada quatro rodadas de Orรงamento Base Histรณrico.
Assim conseguimos mesclar os ganhos gerados pelo OBZ, com a facilidade e agilidade de utilizar o histรณrico dos anos anteriores para dar base ao orรงamento.
Mas antes de definir o tipo de orรงamento, รฉ preciso entender o Cenรกrio Econรดmico em que sua empresa estรก inserida, levando em consideraรงรฃo fatores como a volatilidade do mercado de atuaรงรฃo, velocidade de mudanรงa nas legislaรงรตes que regem o setor e mesmo a dinรขmica de mudanรงas nos comportamentos dos consumidores de sua empresa, e assim escolher quando e como utilizar a metodologia, sempre focando em obter os melhores resultados financeiros para a organizaรงรฃo.
Como aplicar o Orรงamento Base Zero (OBZ) em sua empresa
Um erro muito comum รฉ acreditar que o OBZ se aplica apenas aos Gastos e Despesas. Muito pelo contrรกrio, a metodologia pode ser รบtil e gerar grandes ganhos em qualquer etapa daย Gestรฃo Orรงamentรกria, como por exemplo:
- Projeรงรฃo de Vendas:ย na hora de realizar o Orรงamento de Vendas para o prรณximo perรญodo รฉ comum que a gerรชncia comercial apenas replique os resultados do รบltimo ano, aplicando um percentual de crescimento. Este รฉ um erro que impede a anรกlise mais detalhada dosย Canais de Distribuiรงรฃoย que a empresa atua, deixando passar oportunidades de abrir novos canais ou mesmo descontinuar canais que nรฃo estejam desempenhando bem. O mesmo vale para osย Produtosย comercializados, que podem estar gerando margens ruins e atรฉ mesmo perder oportunidades de incrementar a linha de produtos com itens mais rentรกveis e alinhados com a demanda do mercado.
- Projeรงรฃo de Deduรงรตes de Vendas: aqui vale a anรกlise detalhada dosย Impostosย pagos, verificando se nรฃo รฉ viรกvel/vantajoso para a empresa atuar com outro regime tributรกrio ou se existem alternativas para crรฉditos de impostos ou alguma outra forma de reduzir a carga tributรกria. Tambรฉm existe espaรงo para analisarย Comissรตes de Vendedores, alรฉm da anรกlise dasย Devoluรงรตesย para verificar se nรฃo hรก โinchaรงosโ ou nada que possa ser melhorado. Lembre-se que como estes percentuais sรฃo aplicados sobre a Receita Bruta, qualquer pequena reduรงรฃo percentual pode gerar grande economia em Reais.
- Custos Variรกveis:ย muitas vezes a empresa monta as fichas tรฉcnicas de seus produtos, seleciona alguns fornecedores para as matรฉrias-primas e insumos e nunca mais volta para verificar se existem alternativas para reduรงรฃo dos custos produtivos com a troca de matรฉrias-primas por alternativas mais econรดmicas e que nรฃo reduzam a qualidade do produto final ou mesmo com o aperfeiรงoamento do processo produtivo.
- Despesas com Pessoal:ย independente do tamanho ou setor de atuaรงรฃo da empresa, os Gastos com Pessoal geralmente sรฃo uma das despesas mais representativas. Eย quanto maior a empresa, mais ineficiente vai se tornando a alocaรงรฃo de pessoas. Nestas horas, a aplicaรงรฃo do OBZ pode auxiliar a encontrar lacunas em รกreas da empresa que estรฃo com necessidade de pessoal e ao mesmo tempo, funcionรกrios subutilizados. Lembrando que aprimorar a eficiรชncia de Gastos com Pessoal nรฃo significa apenas reduzir o quadro (demitir), mas sim alocar os recursos humanos da empresa de forma mais eficaz, em funรงรตes e atividades que gerem maior valor.
- Despesas Operacionais:ย sabe aquele serviรงo pago todo mรชs, que ninguรฉm sabe para que serve e nem quem contratou? Este รฉ geralmente um efeito do Orรงamento Histรณrico, que vai replicando despesas de ano para ano e que o Orรงamento Base Zero (OBZ) surge como a soluรงรฃo perfeita para os cortes. Afinal, se a despesa for mesmo necessรกria, logo aparecerรก alguรฉm para โreclamรก-laโ.
- Investimentos Operacionais:ย o mesmo รฉ valido para as compras de mรกquinas, equipamentos, mรณveis, utensรญlios etc. As aquisiรงรตes devem ter um destino especรญfico e os bens adquiridos tem a funรงรฃo de suportar a operaรงรฃo e dar base para o crescimento da empresa. Se os itens nรฃo estiverem alinhados com a estratรฉgia, talvez nรฃo sejam assim tรฃo necessรกrios.
Exemplo de orรงamento base zero
Suponha que uma empresa de equipamentos de construรงรฃo implemente um processo de orรงamento base zero exigindo um exame mais minucioso das despesas do departamento de fabricaรงรฃo.ย A empresa percebe que o custo de determinadas peรงas utilizadas em seus produtos finais e terceirizadas para outro fabricante aumenta 5% a cada ano.ย A empresa pode fazer essas peรงas internamente usando seus trabalhadores.ย Depois de pesar os pontos positivos e negativos da fabricaรงรฃo interna, a empresa descobre que pode fabricar as peรงas mais baratas do que o fornecedor externo.
Em vez de aumentar cegamente o orรงamento em uma determinada porcentagem e mascarar o aumento de custos, a empresa pode identificar uma situaรงรฃo em que pode decidir fazer a peรงa sozinha ou comprar a peรงa do fornecedor externo para seus produtos finais.
O orรงamento tradicional pode nรฃo permitir a identificaรงรฃo de direcionadores de custos dentro dos departamentos.ย O orรงamento base zero รฉ um processo mais granular que visa identificar e justificar os gastos.ย No entanto, o orรงamento base zero tambรฉm รฉ mais complicado, de modo que os custos do prรณprio processo devem ser ponderados em relaรงรฃo ร s economias que podem ser identificadas.
Vantagens do Orรงamento Base Zero (OBZ)
Uma das maiores vantagens na utilizaรงรฃo do OBZ esta naย fรกcil identificaรงรฃo de Despesas e Custos desnecessรกrios ย em empresas que se baseiam no histรณrico. Por ter que realizar o orรงamento do zero, o gestor รฉ obrigado a analisar cada Custo e Despesa detalhadamente, eliminando o que nรฃo รฉ necessรกrio e liberando orรงamento para investir em outros pontos que poderiam passar despercebidos.
Alรฉm disto, o Orรงamento Base Zero gera uma enorme ampliaรงรฃo da Visรฃo Estratรฉgica de todos os gestores na organizaรงรฃo, afinal cada um precisarรก entender quais sรฃo os planos macro da empresa para elaborar seus planos departamentais e identificar os recursos (orรงamento) que precisarรก para colocar estes planos em prรกtica.
Outras vantagens e benefรญcios gerados pela metodologia para sua empresa sรฃo:
- Permite alocaรงรฃo dos recursos de maneira muito mais eficiente;
- Auxilia na detecรงรฃo de orรงamentos inflados;
- Elimina processos que nรฃo agregam valor;
- Aumenta a motivaรงรฃo dos gestores ao dar maior autonomia e responsabilidade pela tomada de decisรตes;
- Melhora a comunicaรงรฃo e coordenaรงรฃo dentro da organizaรงรฃo.
Desvantagens do Orรงamento Base Zero (OBZ)
Por se tratar de uma ferramenta estratรฉgica, o lado negativo desta metodologia รฉ que o processo acaba demandando maior o envolvimento de todos os gestores de departamentos na empresa. Isso acaba por gerar a necessidade de maior dedicaรงรฃo de tempoย de todos colaboradores para a elaboraรงรฃo do orรงamento.
O OBZ tambรฉm obriga toda a empresa (tanto aย รกrea de Planejamento e Controladoria, quanto os gestores de departamento) a sair da zona de conforto. Dependendo da empresa, isto pode gerar uma sรฉrie de conflitos e vรกrios desafios para vencer as barreiras culturais vigentes.
De forma resumida, os principais desafios na realizaรงรฃo do Orรงamento Base Zero sรฃo:
- Maior consumo de tempo do que orรงamento tradicional;
- Leva os gestores a pensar sobre (e justificar) cada item do orรงamento;
- Necessรกrio treinamento especรญfico dos gestores;
- Requer maior nรญvel de honestidade por parte dos gestores e confianรงa por parte da direรงรฃo;
- Em uma organizaรงรฃo de maior porte, sem umaย ferramenta adequada de Gestรฃo Orรงamentรกria, o processo envolvendo muitos gestores e enormes quantidades de informaรงรตes, pode ser bastante desafiador.
Histรณria
Oย gerenteย de contabilidade daย Texas Instrumentsย , Peter Pyhrr criou o orรงamento base zero para facilitar a incorporaรงรฃo de objetivos estratรฉgicos de alto nรญvel no processo orรงamentรกrio, vinculando-os a รกreas funcionais especรญficas dentro da organizaรงรฃo.ย Sob seu sistema, os custos sรฃo agrupados e medidos em relaรงรฃo a resultados anteriores e expectativas atuais, permitindo que a administraรงรฃo aloque fundos por necessidade atual em vez de gastos histรณricos.ย
Autor deย Zero Based Budgeting: A Practical Management Tool for Evaluating Expensesย , Pyhrr foi nomeado pelo entรฃoย governador daย Geรณrgiaย Jimmy Carterย para gerenciar o processo orรงamentรกrio do estado.
Uso nos setores pรบblico e privado
Plano de fundoย
O orรงamento base zero no setor pรบblico e no setor privado รฉ um processo diferente.ย “O uso do OBZ no setor privado foi limitado principalmente a atividades administrativas gerais (ou seja, despesas administrativas necessรกrias para manter a organizaรงรฃo).ย Nos Estados Unidos, o orรงamento base zero foi desenvolvido em 1969 na Texas Instrument Inc.ย Jimmy Carter, entรฃo governador da Geรณrgia, foi o primeiro a adotar o processo de base zero no governo para a elaboraรงรฃo do orรงamento fiscal de 1973. Trรชs anos depois, patrocinado pelo presidente e pelo Congresso o governo federal pela primeira vez implementou a base zero orรงamentaรงรฃo na Lei de Reforma da Economia e Despesas do Governo de 1976.
O presidente Carter mais tarde exigiu a adoรงรฃo do OBZ pelo governo federal durante o final da dรฉcada de 1970.ย “O Orรงamento Base Zero (OBZ) foi um processo de formulaรงรฃo de orรงamento do poder executivo introduzido no governo federal em 1977. Seu foco principal era otimizar os resultados disponรญveis em nรญveis orรงamentรกrios alternativos. Sob o OBZ, esperava-se que as agรชncias estabelecessem prioridades com base nos resultados do programa que poderia ser alcanรงado em nรญveis de gastos alternativos, um dos quais era estar abaixo do financiamento atual.”
Para a maior parte do governo dos Estados Unidos, os principais usuรกrios do OBZ sรฃo o legislativo, o executivo e a agรชncia.ย O legislativo inclui o Congresso, a Assemblรฉia Legislativa e a Cรขmara Municipal, e eles exigem mais sumarizaรงรฃo e foco nas prioridades e objetivos pรบblicos.ย As agรชncias incluem o diretor da agรชncia e os gerentes de departamento e exigem informaรงรตes mais detalhadas e foco na implementaรงรฃo e eficiรชncia do programa.ย Por fim, o executivo inclui o presidente, governadores, prefeito/gestor municipal e eles se concentram nas necessidades do legislativo e da agรชncia.ย [4]ย Embora o legislativo, a agรชncia e o executivo tenham focos diferentes, todos eles precisam abordar duas questรตes padrรฃo:
- As atividades atuais sรฃo eficientes e eficazes?
- As atividades atuais devem ser eliminadas ou reduzidas para financiar novos programas de maior prioridade ou reduzir o orรงamento atual?ย
De acordo com Peter Sarant, ex-diretor de treinamento de anรกlise gerencial da Comissรฃo do Serviรงo Civil dos EUA durante o esforรงo de implementaรงรฃo do Carter ZBB, “ZBB significa ‘coisas diferentes para pessoas diferentes'”.ย Algumas definiรงรตes implicam que o orรงamento base zero รฉ o ato de iniciar orรงamentos do zero ou exigir que cada programa ou atividade seja justificado desde o inรญcio.ย Isso nรฃo รฉ verdade;ย a sigla ZBB รฉ um equรญvoco.ย OBZ รฉ um nome imprรณprio porque em muitas grandes agรชncias uma revisรฃo completa de base zero de todos os elementos do programa durante um perรญodo orรงamentรกrio nรฃo รฉ viรกvel;ย resultaria em burocracia excessiva e seria uma tarefa quase impossรญvel se implementada.”ย โEm muitos aspectos, o “mal-entendido comum” do OBZ mencionado se assemelha mais a um processo de “revisรฃo temporรกria” do que a um processo tradicional de OBZ do setor pรบblico.
Componentes de uma anรกlise de OBZ do setor pรบblico
Em uma visรฃo geral do orรงamento base zero, hรก um total de trรชs elementos que compรตem o conceito:
- Determinaรงรฃo da Unidade de Decisรฃo: o processo de construรงรฃo da formulaรงรฃo de uma estrutura orรงamentรกria.
- Formulaรงรฃo do Pacote de Decisรฃo: ao compilar e empacotar um pedido de orรงamento, este รฉ o mecanismo utilizado.
- Ranking: esse processo requer mais atenรงรฃo, pois exige que o(s) gerente(s) de uma empresa priorizem um grupo de pacotes de decisรฃo que sรฃo apresentados a eles.
Em geral, trรชs componentes compรตem o OBZ do setor pรบblico:
- Identifique trรชs nรญveis alternativos de financiamento para cada unidade de decisรฃo (Tradicionalmente, este tem sido um nรญvel de base zero, um nรญvel de financiamento atual e um nรญvel de serviรงo aprimorado);
- Determinar o impacto desses nรญveis de financiamento nas operaรงรตes do programa (unidade de decisรฃo) usando mรฉtricas de desempenho do programa;ย e
- Classifique os “pacotes de decisรฃo” do programa para os trรชs nรญveis de financiamento.
Em muitos casos, os funcionรกrios do programa foram solicitados a procurar modelos alternativos de prestaรงรฃo de serviรงos que pudessem prestar serviรงos de forma mais eficiente em nรญveis de financiamento mais baixos.
Oย US General Accounting Officeย (GAO) revisou as iniciativas anteriores de orรงamento de desempenho em 1997 e descobriu que o foco principal dos OBZs era otimizar as realizaรงรตes disponรญveis em nรญveis orรงamentรกrios alternativos:
Definir prioridades com base nos resultados do programa que poderiam ser alcanรงados em nรญveis de gastos alternativos, um dos quais seria ficar abaixo do financiamento atual.
- Ao desenvolver formulรกrios orรงamentรกrios, estes deveriam ser classificados sequencialmente, desde as organizaรงรตes de nรญvel mais baixo atรฉ o departamento e sem referรชncia a uma base anterior.
- Em conceito, o OBZ buscava uma ligaรงรฃo precisa entre os recursos orรงamentรกrios e os resultados do programa.”
Alรฉm disso, ZBB ilustrou a utilidade de:
- Definir e apresentar nรญveis alternativos de financiamento;ย e
- Ampliaรงรฃo da participaรงรฃo dos gestores do programa no processo orรงamentรกrio.”
O sistema orรงamentรกrio federal do OBZ tinha os seguintes componentes: “As solicitaรงรตes de orรงamento para cada unidade de decisรฃo deveriam ser preparadas por seus gerentes, que (1) identificariam abordagens alternativas para alcanรงar os objetivos da unidade, (2) identificariam vรกrios nรญveis alternativos de financiamento, incluindo um nรญvel “mรญnimo” normalmente abaixo do financiamento atual, (3) preparar “pacotes de decisรฃo” de acordo com um formato prescrito para cada unidade, incluindo informaรงรตes sobre orรงamento e desempenho, e (4) classificar os pacotes de decisรฃo uns contra os outros.”โ
O OBZ foi oficialmente eliminado do orรงamento federal em 7 de agosto de 1981. Alguns participantes do processo orรงamentรกrio, bem como outros observadores, atribuรญram ao OBZ certas eficiรชncias do programa, decorrentes da consideraรงรฃo de alternativas. O OBZ estabeleceu no orรงamento federal uma exigรชncia de :
- Apresentar nรญveis alternativos de financiamento;
- Vincule (eles) a resultados alternativos.
Esse elemento do processo orรงamentรกrio do OBZ permaneceu em vigor durante as administraรงรตes Reagan, Bush e Clinton antes de ser eliminado em 1994.
Definindo o programa de governo base zero
Como observado anteriormente, muitas vezes hรก uma confusรฃo considerรกvel sobre o significado do orรงamento de base zero.ย Nรฃo hรก evidรชncias de que o OBZ do setor pรบblico tenha incluรญdo “criar orรงamentos de baixo para cima” e “revisar cada fatura” como parte da anรกlise.ย Em discussรตes de OBZ, muitas vezes hรก confusรฃo entre um processo de OBZ e um processo de revisรฃo de encerramento.ย Em uma revisรฃo final, toda a funรงรฃo รฉ eliminada, a menos que seja fornecida evidรชncia da eficรกcia do programa.ย Essa confusรฃo acaba levando ร pergunta: o que รฉ uma base zero?
A definiรงรฃo de Sarant da base zero com base na experiรชncia de treinamento federal รฉ: “Um nรญvel mรญnimo รฉ o nรญvel de financiamento de base necessรกrio para manter um programa vivo. Portanto, o nรญvel mรญnimo รฉ o “programa ou nรญvel de financiamento abaixo do qual nรฃo รฉ viรกvel continuar um programa… porque nenhuma contribuiรงรฃo construtiva pode ser feita para cumprir seu objetivo.”ย Identificar esse nรญvel de financiamento do programa tem sido subjetivo e problemรกtico.
Consequentemente, “alguns estados selecionaram porcentagens arbitrรกrias para garantir que um valor menor do que o pedido do ano passado seja considerado. Eles fazem isso estipulando que uma alternativa deve ser 50, 80 ou 90% do pedido do ano passado”.ย ย Isso equivale a analisar o impacto nas operaรงรตes do programa de uma reduรงรฃo de 10, 20 ou 50 por cento no financiamento como o nรญvel de financiamento “base zero”.
Importรขncia das medidas de desempenho
As medidas de desempenho sรฃo um componente chave do processo OBZ.ย Em essรชncia, o OBZ requer medidas de qualidade que possam ser usadas para analisar o impacto de cenรกrios alternativos de financiamento nas operaรงรตes e resultados do programa.ย Sem medidas de qualidade, o ZBB simplesmente nรฃo funcionarรก porque os pacotes de decisรฃo nรฃo podem ser classificados.ย Para realizar uma anรกlise de OBZ โsรฃo preparados e classificados pacotes de decisรฃo alternativos, permitindo assim a utilidade marginal e a anรกlise comparativaโ.ย
Impacto nas operaรงรตes do governoย
De acordo com o GAO, “as agรชncias acreditavam que nรฃo havia tempo suficiente para implementar a nova iniciativa. A exigรชncia de comprimir as funรงรตes de planejamento e orรงamento dentro dos prazos do ciclo orรงamentรกrio provou ser especialmente difรญcil, afetando a capacidade dos gerentes de programa de identificar abordagens alternativas para atingir os objetivos da agรชncia. Alguns funcionรกrios da agรชncia tambรฉm acreditavam que faltavam as informaรงรตes de desempenho necessรกrias para a anรกlise do OBZ.”ย
Alรฉm disso, de acordo com a Conferรชncia Nacional de Legislaturas Estaduais:ย “Em seu sentido original, o OBZ significava que nenhuma decisรฃo passada รฉ tomada como certa. Todas as decisรตes orรงamentรกrias anteriores estรฃo em revisรฃo. Os programas existentes e propostos estรฃo em pรฉ de igualdade , e a prรกtica estatal tradicional de alterar quase todas as linhas orรงamentรกrias existentes em pequenas quantias a cada um ou dois anos seria eliminada. Nenhum governo estadual jamais considerou isso viรกvel. Mesmo a Geรณrgia, onde o governador Jimmy Carter introduziu o OBZ no orรงamento estadual em 1971, empregou uma forma muito modificada.
Os programas estatais nรฃo sรฃo, na prรกtica, passรญveis de um reexame anual tรฃo radical.ย Estatutos, obrigaรงรตes para com os governos locais, exigรชncias do governo federal e outras decisรตes passadas muitas vezes criaram compromissos de financiamento estaduais que sรฃo quase impossรญveis de mudar muito no curto prazo.ย Os nรญveis de financiamento da educaรงรฃo sรฃo determinados em muitos estados em parte por decisรตes judiciais estaduais e federais e disposiรงรตes constitucionais estaduais, bem como por estatutos.ย Os mandatos federais exigem que o financiamento estadual do Medicaid atenda a um nรญvel mรญnimo especรญfico para que o Medicaid exista em um estado.ย A lei federal afeta os gastos com programas ambientais, e tanto os tribunais estaduais quanto os federais ajudam a determinar os gastos estaduais com prisรตes.ย Muitos gastos do Estado, portanto,
Na medida em que o OBZ encorajou governadores e legisladores a examinar com atenรงรฃo o impacto de mudanรงas incrementais nos gastos estaduais, produziu uma melhoria significativa no orรงamento estadual.ย Mas em sua forma clรกssica โ comece todas as avaliaรงรตes orรงamentรกrias do zero โ o ZBB รฉ tรฃo impraticรกvel quanto sempre foi.”
Uso no setor pรบblico chinรชs
O conceito de OBZ foi introduzido pela primeira vez na China no inรญcio da dรฉcada de 1990 e foi focado principalmente na รกrea da provรญncia de Hubei, na China.ย Assim como os Estados Unidos encontraram muitos problemas e fracassos com o ZBB, a China tambรฉm se deparou com eles.ย Mas mesmo com os inรบmeros problemas e falhas ao longo do caminho, eles gradualmente se ajustaram adequadamente desde entรฃo para se tornarem mais eficazes no uso do OBZ como uma reforma orรงamentรกria.ย A influรชncia ocidental no orรงamento era inexistente na China antes de 1993. Foi durante a dรฉcada de 1990 que a China comeรงou a procurar uma nova e moderna forma de orรงamento para a reforma orรงamentรกria nacional de seu paรญs.ย Eles acabaram se decidindo pelo ZBB.ย
Uma nova polรญtica foi estabelecida para colocar o OBZ em aรงรฃo, conhecida como DBR, ou Reforma Orรงamentรกria Departamental. O DBR e o ZBB foram implementados pela primeira vez na provรญncia de Hubei, na China. De acordo com Jun Ma, professor da Universidade de Nebraska, os primeiros anos do ZBB em Hubei foram um pouco difรญceis, pois o DBR ainda nรฃo havia sido implementado em todos os departamentos estaduais de Hubei. Apenas alguns departamentos implementaram o sistema orรงamentรกrio e os resultados de vรกrios departamentos usando vรกrios sistemas orรงamentรกrios nรฃo foram bons. Aos poucos ficou claro que usar o ZBB no sentido tradicional nรฃo funcionaria. Funcionรกrios da provรญncia de Hubei e da DBR comeรงaram a procurar maneiras de incorporar as melhores partes do OBZ e formar um novo sistema de orรงamento que atendesse ร s suas necessidades. O resultado dessa mudanรงa foi um sistema de orรงamento baseado em metas no estilo chinรชs. Essa forma de orรงamentaรงรฃo exigia que as burocracias e agรชncias apresentassem um orรงamento simples dentro de um prazo prรฉ-estabelecido. TBB, como uma forma modificada de ZBB.
Algumas questรตes que vรฃo desde a ausรชncia de um orรงamento unificado e certas despesas que sรฃo de alguma forma isentas do processo de OBZ, atรฉ a influรชncia ou os efeitos de fatores polรญticos foram amplamente notados.
- Ausรชncia de unificaรงรฃo orรงamentรกria – Embora a Provรญncia de Hubei tenha desenvolvido um orรงamento completo combinando despesas e receitas fora do orรงamento no orรงamento, ainda existem certos tipos de despesas que ainda estรฃo sob o controle de certos indivรญduos alรฉm do Departamento de Finanรงas do governo.ย Por conta disso, a dificuldade de priorizar todos os programas governamentais possรญveis torna-se confusa.
- Influรชncias de Fatores Polรญticos- Nรฃo importa qual seja o termo ou de quem seja o mandato, os polรญticos sempre tiveram um determinado plano ou mudanรงa que gostariam de implementar e que influenciaria muito o processo de priorizaรงรฃo do OBZ.ย Certos funcionรกrios polรญticos poderiam dizer que apoiam muito um determinado programa e gostariam que o Departamento de Finanรงas concentrasse mais dinheiro nesse programa em particular, enquanto outros funcionรกrios polรญticos pensariam o contrรกrio.ย Portanto, quaisquer mudanรงas ou melhorias reais sempre enfrentarรฃo oposiรงรฃo, a menos que tenham um apoio polรญtico unificado.
- Isenรงรตes de despesas – Variando de despesas operacionais e de pessoal a polรญticas do governo central nรฃo financiadas que comeรงam apรณs o ano orรงamentรกrio, estas sรฃo apenas para citar algumas coisas que sรฃo excluรญdas do processo de OBZ.ย Ao nรฃo incluir grande parte dos gastos no processo do OBZ, o potencial de eficรกcia dessas reformas fica bastante reduzido.
Duas reformas notรกveis โโno processo do OBZ incluem a apresentaรงรฃo de solicitaรงรตes de orรงamento pelos departamentos e o uso da legislaรงรฃo de caducidade.
- Solicitaรงรตes de orรงamento – Essas solicitaรงรตes devem refletir (1) um corte de uma determinada porcentagem, (2) o nรญvel atual de gastos e (3) um aumento de uma determinada porcentagem.ย Isso permite a oportunidade de negociaรงรฃo entre departamentos do financiamento de uma prioridade mais baixa de um departamento para uma prioridade mais alta de outro.
- Legislaรงรฃo Sunset- Este processo coloca um senso de urgรชncia em certos programas implementados ou que estรฃo sendo financiados no momento, pois esse programa deve ser colocado em revisรฃo para determinar a eficiรชncia e eficรกcia e ver se o pรบblico ou o governo precisam desse programa.ย
Uso no setor privado
A 3G Capitalย obteve sucesso usando o ZBB em sua empresa.ย Carlos Britoย , protegido deย Jorge Paulo Lemannย , “trouxe para aย Anheuser-Buschย o conceito de ‘orรงamento base zero’, sempre apoiado em consultorias e melhores prรกticas do consultor Vicente Falconi, da consultoria que leva o mesmo nome. O que รฉ definido por em que cada despesa deve ser justificada de novo a cada ano, nรฃo apenas as novas, e o objetivo รฉ reduzi-lo no ano anterior” naย Anheuser-Busch InBevย jรก na dรฉcada de 1990.ย
Apรณs sua dรฉcada de liรงรตes em ZBB, a 3G Capital empregou conceitos semelhantes de gerenciamento de custos em suas prรณximas aquisiรงรตes:ย Burger Kingย ,ย Tim Hortonsย ,ย Heinzย ,ย Kraft Foodsย eย Popeyes Louisiana Kitchen.ย O uso do OBZ pode ter continuado a noรงรฃo subjetiva de que esse estilo de orรงamento รฉ uma soluรงรฃo para as empresas que tentam aliviar a carga de uma nova empresa.ย Esse conceito desencadeou medidas tรฃo drรกsticas como cortar centenas de empregos administrativos e descartar jatos corporativos, atรฉ exigir que os funcionรกrios pedissem para fazer fotocรณpias.ย Apรณs a fusรฃo da Kraft e da Heinz em 2015, alguns analistas e ex-funcionรกrios culparam o uso do ZBB pela 3G Capital pelo fraco desempenho da empresa.
Impacto do OBZ sobre os acionistas
De acordo com aย Accentureย , “exemplos de empresas que implementaram o OBZ com sucesso… incluem uma empresa de bens de consumo que conseguiu economizar 18% e um aumento de 20% no preรงo das aรงรตes. Outro caso foi o de um banco comercial proeminente, que desbloqueou uma grande soma de dinheiro e reinvestiu em ‘tornar-se digital’, e uma empresa de saรบde que conseguiu uma economia de ยฃ 1,2 bilhรฃo (โฌ 1,36 bilhรฃo) por trรชs anos.”ย Como resultado, as empresas se manifestam sobre o uso de programas ZBB em suas chamadas de ganhos, incluindoย Mondelฤz Internationalย ,ย Campbell Soup Companyย ,ย Kraft Heinzย ,ย Anheuser-Busch InBevย eย Tescoย .ย
Em seus resultados do primeiro semestre de 2017, aย Unilever chegou a relatar que o ZBB estava melhorando sua produtividade de marketing e simplificando seus gastos com publicidade, ao mesmo tempo em que reduzia os custos indiretos que nรฃo traziam muito valor.ย Em outro caso, o uso do OBZ dentro da 3G Capital foi lucrativo para os acionistas.ย Quando a 3G Capital cortou rapidamente os custos da Kraft, os preรงos de suas aรงรตes aumentaram 36% como resultado direto.ย Esse tipo de orรงamento permitiu que empresas como a Kraft competissem novamente em preรงo com alguns dos concorrentes mais enxutos, que anteriormente haviam diminuรญdo os preรงos da Kraft.ย O orรงamento base zero ajuda mais dinheiro a fluir para os acionistas do que para departamentos nรฃo utilizados, programas superfinanciados e hรกbitos de gastos desnecessรกrios.
Em um cenรกrio econรดmico dinรขmico e altamente competitivo, as empresas que adotam o orรงamento base zero (OBZ) tรชm demonstrado avanรงos significativos na gestรฃo financeira, especialmente ao enfatizar o rigoroso controle do fluxo de caixa e a eficaz alocaรงรฃo de recursos. Essa abordagem permite que o gestor financeiro realize um planejamento orรงamentรกrio detalhado, onde a anรกlise de receitas, despesas e custos em cada centro de custo possibilita identificar oportunidades que, se nรฃo fossem examinadas cuidadosamente, poderiam passar despercebidas. A comparaรงรฃo entre o orรงamento base zero (OBZ) e o orรงamento anterior reforรงa a necessidade de adotar melhores prรกticas para alcanรงar resultados superiores, sempre alinhados aos objetivos estratรฉgicos da organizaรงรฃo.
Durante cada perรญodo orรงamentรกrio, รฉ fundamental que a equipe de gestรฃo se concentre na anรกlise minuciosa das receitas, despesas e custos, permitindo ao gestor financeiro tomar decisรตes que promovam a reduรงรฃo de custos e otimizem o planejamento financeiro. Vale destacar que o uso de diversos modelos de orรงamento e a implementaรงรฃo rigorosa do orรงamento base zero (OBZ) proporcionam evidรชncias clarasโconforme demonstrado pelas demonstraรงรตes contรกbeisโdos benefรญcios dessa metodologia. Essa prรกtica nรฃo sรณ aprimora a gestรฃo de custos, mas tambรฉm eleva a gestรฃo orรงamentรกria a patamares que asseguram a continuidade dos investimentos em inovaรงรฃo e o fortalecimento da estratรฉgia da empresa.
A integraรงรฃo entre o controle do fluxo de caixa e a anรกlise detalhada de receitas e custos favorece a identificaรงรฃo das vantagens do orรงamento base zero, possibilitando a comparaรงรฃo da base histรณrica com os resultados obtidos apรณs a implementaรงรฃo do OBZ. Essa metodologia, ancorada nas prรกticas recomendadas, estimula o desenvolvimento de uma cultura de eficiรชncia, na qual cada recurso รฉ alocado com precisรฃo e as informaรงรตesโdisponรญveis em materiais gratuitos que podem ser acessados ao criar uma conta em plataformas especializadasโsรฃo utilizadas para melhorar o atendimento ao cliente e apoiar o gestor financeiro na tomada de decisรตes estratรฉgicas.
Para empresas que buscam aprimorar sua gestรฃo financeira e alcanรงar uma significativa reduรงรฃo de custos, รฉ essencial investir em um robusto planejamento orรงamentรกrio. Dessa forma, os gestores podem comparar os resultados do orรงamento base zero com o histรณrico anterior, identificando os pontos onde as despesas e os custos podem ser melhor gerenciados. Se houver dรบvidas ou se desejar aprofundar o conhecimento sobre essas metodologias, entre em contato conosco para conhecer os materiais gratuitos disponรญveis. Assim, sua organizaรงรฃo poderรก nรฃo apenas melhorar seus indicadores de receitas, despesas e custos, mas tambรฉm consolidar uma estratรฉgia empresarial sรณlida, garantindo a evoluรงรฃo contรญnua rumo aos melhores resultados.