4Matt Tecnologia

Gestão de Ativos de TI evita desperdícios na sua empresa

O que é Gestão de Ativos de TI (SAM)?

Gestão de ativos de TI, ou “Software Asset Management” é uma grande parte da estratégia de TI de uma organização. O processo envolve uso de software de uma empresa, gerenciando e otimizando os gastos, implantação, licenças de software, conformidade de licença, utilização e descarte de aplicativos em todas as funções de negócios de software. 

O Software Asset Management (SAM) é um subconjunto da prática mais ampla de gerenciamento de ativos de TI (ITAM), que garante que todos os ativos de TI sejam gerenciados e mantidos.

O SAM é particularmente importante para grandes organizações porque lida principalmente com a redistribuição do licenciamento de software. O SAM auxilia no gerenciamento dos riscos legais associados à propriedade e expiração do software. Isso é especialmente importante se você usa software SaaS .

gestão de ativos de ti: Implementando Software Asset Management (SAM)

Por que implementar Software Asset Management (SAM) em sua corporação?

Com o software desempenhando um papel tão central nas funções diárias e no crescimento de qualquer organização moderna, o SAM tem muitos benefícios para ajudar as empresas a atingir metas estratégicas e manter seu software funcionando sem problemas, dentre eles podemos citar:

Reduzir custos

O gerenciamento de ativos de software visa reduzir custos negociando ou renegociando contratos e eliminando ou realocando licenças de software subutilizadas. O SAM beneficia as empresas documentando, reduzindo e gerenciando os vários custos associados aos aplicativos de software. Isso garante que todo o software esteja sendo usado como pretendido.

Garantir a conformidade

Sem um bom controle dos contratos de licenciamento, podem ocorrer problemas legais ou riscos de segurança. O SAM reforça a conformidade por meio de políticas de segurança corporativa, monitoramento de data de renovação, padrões de hardware atualizados, etc. As empresas de software desejam gerenciar quanto de seu produto está sendo usado e por quem, portanto, o SAM mantém os negócios em conformidade com as especificidades do serviço.

Melhorar a produtividade dos colaboradores

Ao garantir que os serviços de licenciamento e software continuem a ser gerenciados por meio de ferramentas automatizadas de SAM, os colaboradores saberão exatamente como devem usar o programa e para quê. Isso garante que eles gastem menos tempo lidando com possíveis problemas que possam surgir em algum lugar no futuro. O SAM também ajuda as empresas a rastrear quais funcionários estão usando qual software e quanto, para que possam ter uma ideia de onde adicionar ou remover recursos.

Aumentar a eficiência de TI

O mesmo vale para a eficiência de TI. Tanto o SAM quanto o ITAM permitem que as empresas aumentem o uso que recebem do hardware e software. O gerenciamento de ativos de TI faz isso limitando a sobrecarga associada ao gerenciamento e suporte a todos os processos da TI. No gerenciamento de ativos de software, isso significa simplificar e automatizar processos regulares para torná-los muito mais eficientes. 

Estabelecer políticas de ciclo de vida do fornecedor

O SAM pode ajudar a estabelecer políticas contínuas em torno dos ciclos de vida do software e do fornecedor de software, o que ajuda a estabelecer os benefícios de longo prazo do gerenciamento de ativos. Isso inclui a documentação, implantação, uso e desativação de um determinado software ao longo do tempo, à medida que o negócio cresce.

Como o Software Asset Management (SAM) ajuda a evitar desperdícios na sua empresa?

Uma boa política e o monitoramento constante da gestão de ativos de TI permite entender tudo que se passa dentro da sua operação, para uma melhor governança, além de favorecer a melhora na performance dos ativos, e consequentemente na produtividade das equipes. Acompanhe abaixo os pontos principais  

Evite desperdícios na gestão de ativos

O gerenciamento de ativos mantém as informações atualizadas para que as equipes possam eliminar o desperdício e melhorar a utilização. Economiza dinheiro ajudando a evitar compras desnecessárias e reduzindo os custos de licenciamento e suporte.

Evite sobreposição de softwares e sistemas em desuso

Com o SAM, sua empresa pode contar com informações sobre a melhor forma de lidar com os ativos sem gastar muito. Questões como software sobreposto e sistemas obsoletos podem ser mais facilmente identificados quando a coordenação completa e atualizada está disponível. Esta é uma maneira eficaz para as empresas garantirem operações seguras e economizarem manutenção e custos adicionais por meio de software.

Evite desperdícios por exposição a riscos desnecessários

Sem saber quais os riscos que esses processos representam, é impossível determinar como lidar com eles, o que dificulta estabelecer uma boa governança. Nesse sentido, ter um SAM é um grande benefício, pois pode identificar riscos envolvendo falhas, licenciamentos, etc.

Evite desperdícios na manutenção de softwares

As listas de verificação fazem parte de um processo que corresponde a uma organização. Com ele, você pode se proteger de problemas futuros envolvendo licenças. Além de saber quais ativos exigem mais atenção em termos de manutenção, é preciso organizar os ativos de propriedade da empresa. Sem avaliar todo o conjunto de recursos, considerando software, hardware e outros aspectos, a estrutura de TI não consegue acompanhar as necessidades estratégicas da corporação.

Evite desperdícios por falta de planejamento

Um bom gerenciamento de ativos de TI depende do planejamento de atividades. A partir daí, será possível conduzir a equipe para o procedimento correto, levando em consideração prazos, qualidade e acompanhamento. Antes de iniciar qualquer atividade, divida-a em fases para que aconteçam de acordo com as necessidades e possibilidades da empresa.

Implementando o gerenciamento de ativos de software

Ao planejar e implementar uma estratégia de gerenciamento de ativos de software, as melhores práticas de SAM explicadas em detalhes formarão uma estrutura para lidar com a tarefa aparentemente assustadora. As ferramentas SAM ajudarão o gerenciamento a avaliar seu ambiente de software, implementar novas soluções de software quando necessário e gerenciar as várias licenças associadas à compra de software. Veja como implementar o gerenciamento de ativos de software:

  1. Avalie seu nível de maturidade SAM: Determine onde você já está no processo e planeje para onde deseja ir.
  2. Construir a adesão da equipe e das partes interessadas: Envolva as partes interessadas no processo SAM, pois isso envolve a contratação de um funcionário SAM dedicado para orientar o processo.
  3. Avaliar e implementar uma solução SAM: As duas primeiras etapas o ajudarão a determinar a melhor solução de SAM para suas necessidades. Crie uma matriz de avaliação do fornecedor de software durante o estudo para comparar os diferentes recursos dos fornecedores.
  4. Descubra todos os ativos de software: Nesse processo central de SAM, você precisa descobrir todos os ativos de software, incluindo SaaS e shadow IT. É fundamental entender e documentar isso antes de passar para as próximas etapas do processo SAM.
  5. Categorize as licenças de software e analise o uso: Desmistifique as licenças de software e analise onde (e com que frequência) seu software é usado. Isso ajudará você a organizar as licenças por departamento e encontrar áreas de software subutilizadas.
  6. Recuperação e otimização de licenças de software: Use os dados de uso e licenciamento coletados na etapa anterior para determinar se sua organização está obtendo valor de SaaS e outros investimentos em software. Otimize os gastos com software e decida como recuperar, realocar ou otimizar licenças para obter o melhor retorno sobre o investimento desses negócios.
  7. Implementar uma política de aquisição de software: Ao concluir as etapas anteriores, sua equipe de SAM poderá identificar onde a estratégia é necessária e quem precisa estar envolvido. Isso é útil para todas as reformas existentes que exigem uma estratégia padronizada especial.
  8. Criar e prever orçamento de software: O desperdício de dinheiro em ativos de software não utilizados é um grande problema para muitas organizações, portanto, uma vez estabelecido um processo SAM abrangente, as áreas de melhoria no histórico de uso e gastos se tornarão aparentes. com base em suas descobertas, será mais fácil fazer previsões mais precisas de orçamentos de software.

Conte com a 4Matt tecnologia, na Gestão dos ativos de Software de sua corporação. Entre em contato conosco para falarmos mais sobre o assunto

Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management framework de governança, ativos de ti itam, gestão de ativos, SAM, , field service management, gestão de mudanças, ferramentas de ti, servicenow ajudem, governance risk, portal de autoatendimento, recursos do servicenow, operations management, vida dos ativos, ativos em ti, gestão de ti, transformação digital, tecnologia da informação, gerenciamento de ti, departamento de ti, quantidade de ativos, integração das informações, rede corporativa, plataforma de gestão, otimizando os processos, materiais gratuitos, receba conteúdos, sistemas operacionais, dispositivo de ti, compras de ativos, website to function, informação precisa, user consente, monitoramento de ti, construa um inventário, muitas empresas, principais benefícios, ferramentas de gerenciamento, reduzir os riscos, informações necessárias, ti eficiente, bons fornecedores, dados de gerenciamento, software de gerenciamento, inventários de ativos, suporte de ti, trabalhe conosco, segurança da informação, redução de custos, equipes de ti, práticas recomendadas, boas práticas, bancos de dados, infraestrutura de ti, ativo de hardware, tomar decisões, software de gestão, baseada em agentes, tomada de decisão, ti na prática, setor de ti, campos obrigatórios, vida útil, controle financeiro, processo de gerenciamento, gerenciamento de incidente, basic functionalities, ativos de ti itam, reduzindo os custos, melhores prãticas, automatizar processos

Posts Relacionados

Microsoft SPLA versus BYOL

Na paisagem em constante evolução da tecnologia da informação, a computação em nuvem tem se firmado como uma solução poderosa para empresas de todos os

Leia mais »