4Matt Tecnologia

ITAM e CMDB: Como eles podem apoiar sua corporação

As organizações buscam soluções de gerenciamento de ativos de TI (ITAM) para garantir que todos os ativos sejam gerenciados da melhor forma. Os administradores de TI geralmente se perguntam se podem usar um banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB) para atender aos requisitos de ITAM, e neste artigo vamos entender como um CMDB bem estruturado pode apoiar na Gestão de Ativos de TI de sua corporação.

ITAM ou CMDB

O que é ITAM?

O ITAM pode ser definido como um conjunto de práticas de negócios que unem funções financeiras, de inventário (como gerenciamento de configuração) e contratuais (como licenças de software) para dar suporte ao gerenciamento do ciclo de vida e à tomada de decisões estratégicas para o ambiente de TI.

Para entender o que é gerenciamento de ativos de TI, é importante inicialmente definir um ativo. A ITIL v3 define um ativo como qualquer coisa que possa “contribuir para a entrega de um serviço”. A ITIL 4 define um ativo sendo “qualquer componente financeiramente viável que pode contribuir para a entrega de um produto ou serviço de TI”.

O gerenciamento de ativos de TI, portanto, engloba o gerenciamento de tudo o que é utilizado em TI para fornecer os serviços, durante todo o ciclo de vida dos ativos de TI.

Benefícios do ITAM

Fornece uma fonte verdadeira

A gestão de ativos cria ordem. Os ativos tendem a ser rastreados em diversos lugares, por diversas pessoas. O ITAM oferece consolidação de dados, fornecendo sistemas que executam o trabalho sem a necessidade de rastrear continuamente artefatos, monitorar o uso e interpretar dependências.

Melhora a utilização, reduz os riscos e reduz o desperdício

As informações estão sempre atualizadas, o que ajuda as equipes a eliminar o desperdício e aumentar a utilização. O controle também proporciona uma melhor segurança e a conformidade com as políticas legais, reduzindo os riscos associados a penalidades regulatórias.

Aumenta a produtividade sem perder a confiabilidade

As ferramentas de gerenciamento de ativos são extremamente úteis, pois as equipes adotam os princípios de DevOps e SRE. Há maior dependência de infraestrutura e serviços de plataforma, e o gerenciamento eficaz de ativos fornece a capacidade de gerenciar o consumo.

Oferece suporte às práticas de TI e de negócios e capacita as equipes

O gerenciamento de ativos oferece suporte aos processos de ITSM e ITIL, como gerenciamento de mudanças, incidentes e problemas. Com as informações certas com fácil acesso, as equipes podem se mover e prever melhor os impactos antes que eles aconteçam.

Reduz custos

É provável que você possua várias licenças, instâncias ou recursos que estão sendo usados ​​demais ou não são usados. Consolidar e revisar constantemente os ativos pode fornecer informações sobre todos os recursos e se eles estão gastando mais dinheiro do que o necessário.

O que é CMDB?

Vamos pensar no CMDB como um depósito de todos os dados necessários para o gerenciamento de ativos de TI. O CMDB contém vários ativos como itens de configuração, ao invés de funcionar como um catálogo simples. O item de configuração (IC) é qualquer objeto necessário para fornecer qualquer serviço, dentro e fora da TI.

O CMDB serve como regras sendo aplicadas aos ativos dentro da solução ITAM. A organização recebe a informação de valor financeiro de cada ativo e seu impacto em outros fatores. Como resultado, o CMDB não é um banco dados estático, mas sim algo que evolui no ambiente de nuvem.

Benefícios do CMDB

Em sua essência, um dos maiores benefícios do CMDB é que ele une todos os dados da empresa necessários para executar a TI e os reúne em um único local, dando às operações de TI visibilidade de todos os recursos de TI da empresa. Evitando que os dados sejam espalhados em vários locais diferentes. Um CMDB apoia as equipes de TI de várias maneiras, como por exemplo:

  • Redução do tempo necessário para remediar uma interrupção;
  • Conformidade;
  • Evita multas de segurança e auditoria;
  • Apoia na tomada de decisões
  • Apoia no rastreamento de licenças de software e custos de nuvem.

Por que o CMDB é essencial para um ITAM eficaz?

Um CMDB só é útil para o ITAM se estiver bem integrado aos processos do ITAM. A maioria dos CMDBs atua como um repositório central para dados de configuração ou pode ser facilmente integrado a outros processos e seus armazenamentos de dados. Alguns armazenam informações sobre dispositivos conectados à rede e informações sobre contratos de software e licenças associadas ao ITAM.

Armazenar todos esses dados em um CMDB permite que as informações sejam geradas em um único processo que pode ser facilmente visto por outros processos semelhantes – essa forte integração aprimora esses processos semelhantes e relacionados.

A integração estreita entre o CMDB e o ITAM reduz o risco, pois é capaz de registrar a CPU do servidor, RAM, endereço IP, endereço MAC, etc, oferecendo a oportunidade de identificar qualquer sinal de alerta se essas informações mudarem inesperadamente.

Gerencie seus ativos de TI com a 4Matt

O gerenciamento de configuração eficaz é muito importante para o gerenciamento de ativos de TI. Um bom gerenciamento de configuração te apoiará a maximizar a disponibilidade e reduzir os riscos de seus serviços de TI. O ITAM pode gerar grandes economias para sua organização, ajudando a identificar e remover ativos de TI não utilizados e apoiando a conformidade com a legislação.

A 4Matt oferece serviços gerenciados com acesso imediato a pessoas, especialistas em processos e tecnologia permitindo assim que sua equipe evolua nas iniciativas críticas aos negócios. Clique aqui e fale com um especialista.

Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management, princípios orientadores, itil v4, custos de ti, princípios orientados da itil, profissional de atendimento, versão anterior, curso itil, certificação itil foundation, tag manager, exame de certificação itil, gestão de projetos, estruturante da itil, conjunto de boas práticas, configuration management database cmdb, configuration management, software asset, asset management itam, itam and cmdb, configuration management databases, software license management, asset lifecycle, itam vs, management automation, itam solution, saas management, asset data, financial value, itam and configuration management, vs cmdb, configuration item ci, assista ao webinar, operations management, minimize business risk, hardware and software, itam best practices, asset Discovery, software and hardware, data sheets, dependency mapping, itam solutions, difference between itam, asset inventory, cybersecurity asset management, cmdb vs asset management, software license, micro focus, software asset management, configuration items, exibir todos os produtos, configuration item, incident management, management itsm, asset register, technology asset, device Discovery, cyber asset, application dependency, ti itam, operações de ti, fale conosco, dados do cmdb, suporte ao parceiro, automação de rede, qr code, gerenciar ativos, usadas para gerenciar, gestão de mudanças, américa latina, gerencia de projetos, tecnologia da informação, login do parceiro, monitoramento de ti, funciona um cmdb, usado para armazenar, confiabilidade dos sistemas, biblioteca de recursos, transformação digital, infraestrutura de ti, gestão de recursos, assine nossa newsletter, tornese um parceiro, teste grátis, redes sociais, avaliação gratuita, vs gerenciamento
gerenciamento de incidente, base de conhecimento, gerenciamento de alterações, setor de ti, processos de negócios, ferramentas de descoberta, itens de configuração, bancos de dados, recursos de ti, configuration items, incident management, armazenar informações, ambiente de ti, item de configuração, dados de gerenciamento, configuration management database cmdb, fale conosco, gerenciamento de incidente, tornese um parceiro, exibir todos os produtos, biblioteca de recursos, usadas para gerenciar, boas práticas, dados de configuração, endereços ip, monitoramento de ti, vs gerenciamento, funciona um cmdb, gestão de mudanças, gerencia de projetos, américa latina, gerenciamento de alterações, ferramentas de descoberta, gestão de recursos, base de conhecimento, qr code, setor de ti, assine nossa newsletter, dados do cmdb, redes sociais administre os recursos, ti precisa, infraestrutura de rede, atendimento ao cliente, gerenciamento da configuração, posts recentes, transformação digital, cmdb configuration management databases, gerenciamento de vulnerabilidades, gerenciamento de serviãos, alãm disso, ativos de software sam, concursos públicos militares, voc㪠precisa, ingressar nas escolas
portal de autoatendimento, diferenãas entre itam, uso de software, benefãcios das ferramentas, melhores prãticas, colégio naval, ferramentas itam, licenãas de software, ativos de hardware, escola naval, processos itam, dispositivos mã³veis, itam sam, escola preparatória, escola de formação, software de gerenciamento, gerenciar ativos, ferramentas de gerenciamento, ativos de software

Posts Relacionados

Microsoft SPLA versus BYOL

Na paisagem em constante evolução da tecnologia da informação, a computação em nuvem tem se firmado como uma solução poderosa para empresas de todos os

Leia mais »