4Matt Tecnologia

Comparando os Savings Plans com Reservas RI’s da AWS

Atualmente, a maneira mais comum de economizar dinheiro de sua infraestrutura na Amazon AWS, além da estruturação de um Cloud Center of Excellence é por meio de instâncias reservadas (RIs), vamos falar hoje sobre AWS Savings Plans.

As RI’s foram feitas para empresas que já sabem que irão usar grandes volumes de recursos ao longo de um período, e nestes casos, eles podem economizar algum dinheiro comprando de forma antecipada.

Esta compra pode ser por 1 ou 3 anos (upfront payment), mas se você não tiver um bom controle sobre o uso e principalmente, se não usar, você irá perdê-los e todo dinheiro que gastou.

Embora as Instâncias Reservadas ainda não sejam descontinuadas, parece que a AWS está tentando direcionar os clientes para os novos Savings Plans.

O evangelista-chefe da AWS, Jeff Barr, descreve os Savings Plans como “um modelo de desconto novo e flexível que proporciona os mesmos descontos que as Instâncias Reservadas, em troca de um compromisso em usar um valor específico (medido em dólares por hora) de poder computacional (compute capacity) sobre um período de um ou três anos.”

Os Savings Plans vêm em dois sabores: 

Compute Savings: a substituição de instâncias reservadas conversíveis, aplica-se automaticamente a qualquer instância EC2, incluindo clusters EMR, ECS ou EKS, e oferece um desconto de até 66%. O aspecto que irão mais gostar é que estes são aplicáveis em todos os produtos AWS, e você pode até mover cargas de trabalho entre as regiões e manter a mesma taxa de desconto.

EC2 Instance Savings Plans (EC2 Savings Plans): aplicam-se a famílias de instâncias específicas de uma região (instance types), proporcionando até 72% de desconto, como instancias do tipo Standard. Ele, permite que você selecione tamanhos diferentes do mesmo tipo de instância ou até mesmo mudar os sistemas operacionais do Windows para Linux sem afetar seu desconto com sua região de escolha.

Veja como funcionam os Savings Plans:

O compromisso do Savings Plans é avaliado por hora e o desconto virá em todo o uso reservado até esse limite; depois disso, eles são cobrados em taxas on-demand.

Aqui está um exemplo rápido para ilustrar os pontos acima:

Você compra um Savings Plans inicial de US $ 10/hr por 1 ano, ($ 10/hr * 24 * 365 = $ 87.600). Se assumirmos que o Savings Plans tem um desconto de 66%, com o compromisso de US $ 10/hr poderíamos usar até US $ 30 de uso on-demand por hora. Qualquer uso acima disso será cobrado ao preço on-demand. Para o Savings Plans do Tipo de Instância EC2, todos os gastos dentro dessa instância da família (M5, T3, etc) na região especificada serão descontados até o compromisso por hora. Isso permite que os clientes alterem facilmente o tamanho das instâncias dentro da família e tenham a taxa com desconto.

Comparando Savings Plans e Reservas da AWS:

Embora os Saving Plans e reservas tenham muito em comum (ambos permitem que você assuma um compromisso monetário inicial em troca de um desconto) há várias áreas-chave em que diferem:

1.      Flexibilidade por regiões: A primeira melhor notícia desta mudança! Embora as reservas tenham se flexibilizado cada vez mais ao longo dos anos, uma área onde os clientes nunca foram capazes de fazer alterações é em todas as regiões. Os Savings Plans de Computação oferecem essa habilidade.

2.      Posso usar os créditos em qualquer lugar: Ao longo dos anos, a AWS lançou recursos para tornar as Reservas mais flexíveis, culminando em reservas flexíveis conversíveis e de tamanho. Mas para os clientes era necessário para tomar medidas de precaução para garantir que eles estavam sempre recebendo o melhor desconto. Os Savings Plans representam o mecanismo de poupança mais flexível e fácil de utilizar, com medição por hora.

3.      Aplicabilidade a vários serviços: A segunda melhor notícia! Esta é uma mudança sutil, por isso pode ter passado despercebida, mas é primeira vez que a AWS lançou um mecanismo de poupança que se aplica em vários serviços, neste caso EC2 e Fargate.

4.      Compra por hora, em vez de instâncias (AWS reserved instances): Outra mudança sutil, mas que requer uma mudança de mentalidade quando você está comprando Savings Plans em comparação com reservas. Savings Plans são comprados em um compromisso de dólar por hora, com o menor compromisso possível de US $ 8,760 por ano (isso equivale a 1/10 de um centavo por hora). Anteriormente, as reservas eram compradas com base no custo da instância.

Reduzir custos em AWS

Visão geral, segundo a página da AWS

O que são os Savings Plans?

O Savings Plans é um modelo de preços flexível que oferece preços mais baixos em comparação com os preços Sob demanda, em troca de um compromisso de uso específico (medido em USD/hora) por um período de um ou três anos. A AWS oferece três tipos de Savings Plans: Compute Savings Plans, EC2 Instance Savings Plans, e SageMaker Savings Plans. Os Compute Savings Plans aplicam-se ao uso no Amazon EC2, do AWS Lambda e do AWS Fargate. Os EC2 Instance Savings Plans aplicam-se ao uso do EC2, enquanto os SageMaker Savings Plans aplicam ao uso do SageMaker.

Que tipos de Savings Plans a AWS oferece para reduzir minha fatura?

A AWS oferece três tipos de Savings Plans:

  1. Os Compute Savings Plans fornecem a maior flexibilidade e ajudam a reduzir seus custos em até 66%. Esses planos se aplicam automaticamente ao uso da instância do EC2, independentemente da família de instâncias, tamanho, AZ, região, sistema operacional ou locação da instância, e também se aplicam ao uso do Fargate e Lambda. Por exemplo, com os Compute Savings Plans, você pode mudar das instâncias C4 para M5, deslocar uma carga de trabalho da região UE (Irlanda) para a região UE (Londres) ou mover uma carga de trabalho do EC2 para o Fargate ou o Lambda a qualquer momento e continuar pagando automaticamente o preço dos Savings Plans.
  2. Os EC2 Instance Savings Plans fornecem os preços mais baixos, oferecendo economia de até 72% em troca do comprometimento com o uso de famílias de instâncias individuais em uma região (por exemplo, uso do M5 em N. Virginia). Isso reduz automaticamente seu custo na família de instâncias selecionadas nessa região, independentemente de AZ, tamanho, sistema operacional ou locação. Os EC2 Instance Savings Plans oferecem a flexibilidade de alterar seu uso entre instâncias de uma família nessa região. Por exemplo, você pode passar da c5.xlarge executando o Windows para a c5.2xlarge executando o Linux e se beneficiar automaticamente dos preços dos Savings Plans.
  3. Amazon SageMaker Savings Plans é um modelo de preço flexível para o Amazon SageMaker, em troca de um compromisso com uma quantidade consistente de uso (medida em USD/hora) por um período de um ou três anos. Os Amazon SageMaker Savings Plans fornecem a maior flexibilidade e ajudam a reduzir seus custos em até 64%. Esses planos aplicam-se automaticamente a usos de instâncias ML qualificadas do SageMaker, entre elas Notebook SageMaker Studio, Notebook On-Demand SageMaker, SageMaker Processing, SageMaker Data Wrangler, SageMaker Training, SageMaker Real-Time Inference, and SageMaker Batch Transform, independentemente da família, tamanho ou região das instâncias. Por exemplo, você pode alterar o uso de uma instância de CPU ml.c5.xlarge em execução no Leste dos EUA (Ohio) para uma instância ml.Inf1 no Oeste dos EUA (Oregon) para cargas de trabalho de inferência a qualquer momento e continuar automaticamente a pagar o preço dos Savings Plans.

Como começar a usar os Savings Plans?

Você pode começar com os Savings Plans no AWS Cost Explorer no console de gerenciamento ou usando a API/CLI. Você pode facilmente se comprometer com Savings Plans usando as recomendações fornecidas no AWS Cost Explorer, para obter as maiores economias. O compromisso por hora recomendado é baseado no uso histórico Sob demanda e na escolha do tipo de plano, duração do prazo e opção de pagamento. Depois de se inscrever em um Savings Plan, seu uso de computação será cobrado automaticamente pelos preços com desconto para Savings Plans, e qualquer uso além do seu compromisso será cobrado a taxas regulares sob demanda.

Quais opções de pagamento estão disponíveis para pagar os Savings Plans?

Os Savings Plans estão disponíveis em três opções de pagamento diferentes. A opção Sem pagamento adiantado não requer pagamento adiantado, e seu compromisso será cobrado em caráter exclusivamente mensal. A opção Pagamento adiantado parcial oferece preços mais baixos em Savings Plans. Com essa opção, será cobrada pelo menos metade do seu compromisso antecipadamente, e o restante será cobrado mensalmente. Com a opção Adiantado integral, você receberá os preços mais baixos, e todo o seu compromisso será cobrado em um único pagamento.

Onde vejo os preços com desconto oferecidos pelos Savings Plans?

Os preços oferecidos pelos Savings Plans estão disponíveis na página de preços aqui e também podem ser obtidos usando APIs/CLI. Depois de se inscrever, você pode ver os preços oferecidos por seus Savings Plans ativos no Console de Gerenciamento da AWS ou usando a API/CLI.

Como os Savings Plans funcionam com o AWS Organizations/Faturamento Consolidado?

Savings Plans podem ser adquiridos em qualquer conta dentro de uma família AWS Organization/Faturamento Consolidado. Por padrão, o benefício fornecido pelos Savings Plans é aplicável ao uso em todas as contas de uma família do AWS Organization/Faturamento Consolidado. No entanto, você também pode optar por restringir o benefício dos Savings Plans apenas à conta que os comprou.

Como faço para descobrir o quanto meus Savings Plans me ajudaram a economizar?

O AWS Cost Explorer mostrará detalhes sobre as economias obtidas com os Savings Plans. Você também pode usar os relatórios de performance dos Savings Plans no AWS Cost Explorer para entender o quão bem você está utilizando seus Savings Plans.

Posso ter vários Savings Plans ativos ao mesmo tempo?

Sim. Sua fatura da AWS será gerada levando em consideração todos os Savings Plans ativos.

Compute e EC2 Instances Savings Plans

Como os Savings Plans se comparam às RIs do EC2?

Os Savings Plans oferecem economia significativa em relação ao Sob demanda, exatamente como as RIs do EC2, mas reduzem automaticamente suas faturas em uso de computação em qualquer região da AWS, mesmo que o uso mude. Isso permite que você tenha flexibilidade para usar a opção de computação mais adequada às suas necessidades e continue a economizar dinheiro, tudo sem ter de fazer trocas ou modificações.

O Compute Savings Plans, que oferece economia de até 66% (como as RIs conversíveis), reduz automaticamente seu custo em qualquer uso de instância do EC2, independentemente da região, família de instâncias, tamanho, sistema operacional, locação e até no AWS Fargate ou do AWS Lambda. Os EC2 Instance Savings Plans, que oferecem economia de até 72% (como as RIs Standard), economizam seu dinheiro automaticamente em qualquer uso de instância dentro de uma determinada família de instâncias do EC2 em uma região escolhida (por exemplo, M5 no Norte da Virgínia), independentemente do tamanho, sistema operacional ou locação.

Os Savings Plans fornecem reservas de capacidade para instâncias do EC2?

Não, os Savings Plans não fornecem uma reserva de capacidade. No entanto, você pode reservar capacidade com Reservas de capacidade sob demanda e pagar preços mais baixos com os Savings Plans.

Posso continuar a comprar RIs do EC2?

Sim. Você pode continuar comprando RIs para manter a compatibilidade com seus processos de gerenciamento de custos existentes, e suas RIs trabalharão em conjunto com os Savings Plans para reduzir sua fatura geral. No entanto, à medida que suas RIs expiram, recomendamos que você se inscreva nos Savings Plans, pois eles oferecem as mesmas economias que as RIs, mas com flexibilidade adicional.

Amazon SageMaker Savings Plans

Por que devo usar Amazon SageMaker Savings Plans?

Se você tem uma quantidade consistente de uso de instâncias do Amazon SageMaker (medida em USD/hora) e usa vários componentes do SageMaker, ou espera que sua configuração de tecnologia (por exemplo, família de instâncias, região) mude ao longo do tempo, os SageMaker Savings Plans simplificam a maximização das suas economias e, ao mesmo tempo, proporcionam flexibilidade para alterar a configuração de tecnologia subjacente com base nas necessidades da aplicação ou em novas inovações. A taxa de Savings Plans aplica-se automaticamente a todo o uso de instâncias ML qualificadas sem modificações manuais necessárias.

Como os Savings Plans para o Amazon SageMaker são diferentes dos Compute Savings Plans para o EC2?

A diferença entre os Savings Plans para o Amazon SageMaker e os Savings Plans para EC2 está nos serviços que eles incluem. Os SageMaker Savings Plans apenas são aplicáveis ao uso de instâncias ML do SageMaker.

Então aqui vai a nossa recomendação:

Você precisa ter cuidado antes de se comprometer com um Savings Plans, verifique se o uso histórico no qual se baseia é realista. Se você desativou recentemente alguns serviços ou se sabe que há planos para fazê-lo poderá pagar mais por hora do que precisa.

Nós somos a 4Matt Tecnologia, especialistas em Governança de Software e CCoE, Cloud Center of Excellence.

 Tag: aws savings, aws cost, aws savings plans, started with, aws savings, ris vs, instances and aws, cloud storage, aws marketplace, cloud engineers, amazon ec2, cloud security, family size region, added flexibility, cloud resources, partner portal, ec2 reserved, aws region, instance sizes, automatically applies, caroline marques, capacity, reservations, fargate usage, payment option, pricing model, automatically apply, ec2 fargate and lambda, savings plans for ec2, reserved instance ri, 3year term, hybrid cloud, cost explorer, ec2 instance , aws compute, compute savings plans, instance type, convertible ris, instances family, aws savings plan, cost optimization, compute savings plan, aws saving plans, cost savings, aws fargate, ondemand price, standard ris, compute usage,management console, cloud providers, ec2 and fargate, forrester research, aws cost explorer, cloud cost, ondemand rates, family size, specific instance, reserved instance, cost management, ec2 savings, aws reserved instances, ec2 instance savings plans, ec2 , ec2 instance savings, upfront payment, emr ecs, saving plans, ec2 instances, compute savings, microsoft azure, google cloud, standard reserved instances, aws bill, specific instance type, analyst reports, public cloud, economias significativas, savings plans vs reserved instances, disaster recovery, cloud visibility security and compliance, savings plans oferecem, convertible reserved instances, advantages of aws vs reserved instances cloud management cloud cost optimization aws cost optimization aws savings plans vs cloud spend types of savings plans guide to aws cloud management platform cloud costs partial upfront nuvem aws savings plans vs compute savings plans aws compute ec2 and fargate aws cost explorer ec2 instance savings plan specific instance cost management partner portal ec2 fargate hybrid cloud ondemand rates ondemand price vs instances instances and aws ec2 fargate and lambda fargate usage aws saving plans instance types payment option aws region instance family aws marketplace google cloud compute cloud security cost optimization famílias de instâncias aws instance type convertible ris caroline marques fargate and lambda aws savings plans pricing model instance size standard ris cost savings automatically apply

 

Posts Relacionados

O Valor Estratégico do CMDB na Gestão de Ativos de TI

A gestão eficiente de ativos de TI é um pilar estratégico para organizações que buscam operar de forma segura, produtiva e competitiva. No centro dessa estratégia está o CMDB (Configuration Management Database), uma ferramenta que centraliza informações críticas sobre os ativos de TI e suas relações, oferecendo insights essenciais para

Leia mais »

Principais Atualizações do ServiceNow Xanadu

O ServiceNow Xanadu chegou com aprimoramentos que consolidam a plataforma como referência em automação, gerenciamento de ativos e experiência operacional. Esta versão incorpora avanços técnicos que otimizam processos e fortalecem a governança organizacional. A seguir, destacamos os principais pontos: 1. Inteligência Artificial para Automação Avançada A nova arquitetura de IA

Leia mais »