Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software (Software Asset Management SAM) e Otimização de Licenças de Software. Suas soluções permitem que as empresas ganhem visibilidade e controle dos ativos de TI.

Como resultado direto as empresas atingem a redução dos custos de software e mantem a conformidade contínua com o fabricante. Esses recursos são entregues como um conjunto abrangente de soluções de gerenciamento de ativos de software na plataforma Flexera.

Poucos sabem, mas a Flexera atual era a divisão de software da Rovi Corp. (na época, Rovi ainda era chamada de Macrovision). Em 1º de abril de 2008, a Macrovision vendeu sua divisão de software Acresso para o fundo de investimento Thoma Bravo. 

Em outubro de 2009, a Acresso Software, Inc. tornou-se Flexera Software. A empresa está no mercado há 31 anos (desde 1987), tem mais de 80 mil clientes.

Mercados-chave e características do produto:

Os principais mercados da Flexera são a América do Norte e a Europa.

A Flexera oferece produtos em sete categorias: criação de pacotes de aplicativos (application readiness), instalação de aplicativos, análise de software, otimização de licenças de software, monetização de software e gerenciamento de vulnerabilidade de software. As soluções mais importantes da empresa incluem:

  • Flexera AdminStudio: Dashboard de controle para atualizações, novas versões, novos aplicativos, migrações do Windows 10 e projetos de virtualização; A plataforma Flexera de aplicativos de gerenciamento faz um trabalho automatizado com tarefas de implantação de diversos aplicativos.
  • Flexera Corporate Software Inspector: Identificação continua de aplicativos vulneráveis e aplicação de patches de segurança. É utilizada inteligência de vulnerabilidade da plataforma Flexera para avaliar mais de 22.000 aplicações.
  • O FlexNet Publisher (Anteriormente conhecido como FLEXlm): é um gerenciador de licenças de software que se destina a ser usado em ambientes corporativos para fornecer controle de licenças flutuantes a vários usuários finais.
  • Módulo de mapeamento de risco de aplicativos Flexera para AdminStudio: 90% dos ataques cibernéticos aos aplicativos visam suas vulnerabilidades. Os usuários podem se defender da maioria desses ataques com ações preventivas; este módulo mantém os usuários cientes das vulnerabilidades de aplicativos desde a sua implantação.
  • Flexera Lifecycle Application Packaging and Application Readiness:  Plataforma que “empacota” um aplicativo desde sua criação, desenvolvimento, teste, QA e entrega (implantação técnica), mantendo o controle sobre as mudanças e gerenciamento de patches ao longo de seu ciclo de vida.
  • O Flexera IT Service Management: Permite que os usuários simplifiquem operações e tarefas de manutenção, além de automatizar e padronizar processos de tecnologia da informação e negócios;
  • Flexera Workflow Manager: Padroniza, simplifica, automatiza e coordena o gerenciamento de aplicativos durante todo o ciclo de vida do ativo.
  • Flexera Asset Lifecycle Manager: Permite que os usuários gerenciem processos de TI e negócios com configuração consolidada de ativos; 

Flexera para Gestão de Ativos de Software (Software Asset Management SAM)

Os clientes de médias e grandes empresas que buscam uma plataforma robusta de SAM (Software Asset Management, gerenciamento de ativos de software) e uma solução de otimização de licenças, devem sem dúvida adicionar o Flexera à sua Short List para consideração.

Os clientes Flexera possuem controle sobre a posição de licenciamento de forma dinâmica e contínua, além da posição financeira otimizada, visando tomar decisões inteligentes em TI e negócios.

O FlexNet Manager Suite é uma solução competitiva no mercado de SAM.

As soluções de gerenciamento de ativos Flexera FlexNet Manager e TI (tecnologia da informação) gerenciam e otimizam softwares corporativos independentemente da localização: do desktop ao data center, até a nuvem.

A Flexera suporta clientes no controle e redução de gastos em aplicativos da Adobe, Autodesk IBM ILMT, Microsoft, Oracle, VMware, Symantec e SAP.

FLEXERA – FLEXNET MANAGER PARA DESKTOPS

Com a capacidade de otimizar licenças de software em desktops, laptops e outros dispositivos clientes, o FlexNet Manager for Clients aplica automaticamente os direitos de uso de produto adquiridos através de contratos de licença de software de fornecedores de desktop, tais como: Adobe, Autodesk, Microsoft e Symantec.

Os direitos de uso do produto podem afetar drasticamente o número de licenças consumidas por uma organização, portanto devem ser considerados para minimizar custos e garantir a conformidade com a licença e o fabricante de software.

Capacidade do Flexnet Manager for Clients:

  • Permite otimizar o consumo de licenças para reduzir os custos de software;
  • Aumenta a capacidade de gerenciar e rastrear proativamente a conformidade com licenças de software;
  • Reduz o risco de despesas de true-up não-orçadas;
  • Melhora as negociações de fornecedores com melhor visibilidade e previsão;
  • Reduz os gastos com manutenção e suporte de software;
  • Rastreia o uso de aplicativos para recuperar licenças, otimizar renovações e reduzir negações de serviços;
  • Suporta um SAM CoE (Centro de Excelência em Software Asset Management).

Principais vantagens:

  • Os recursos de análise ‘What If’ (predição) da plataforma permitem que as organizações vejam o impacto das mudanças de hardware e software em sua posição de licença antes que as alterações sejam feitas
  • Inclui o amplo conteúdo da Biblioteca de Reconhecimento de Aplicativos com regras de reconhecimento para identificar software — incluindo editor, título, versão e edição — para mais de 304.309 títulos de software de 17.979 editores em várias plataformas.

FLEXERA – FLEXNET MANAGER PARA DATACENTER

A governança de Datacenter é sempre um assunto complexo, com diversas plataformas para gerir. O FlexNet Manager for Data Centers ajuda os clientes a obter o controle dos ativos de seu Datacenter, melhorando a visibilidade e insight para todos os ativos de TI, além de contar com um dashboards simples e de fácil acesso.

 Capacidade do Flexnet manager for Datacenters:

  • Coleta um inventário preciso e abrangente de aplicativos complexos e críticos de data center em qualquer plataforma;
  • Gerencia e reduz os gastos em aplicativos de data center da IBM, Microsoft, Oracle, Symantec, VMware e outros;
  • Automatiza processos SAM complexos para reduzir o esforço manual e economizar tempo;
  • Coleta inventário de software em execução em contêineres;
  • Responde à reports de licenciamento SPLA Microsoft e VMware Cloud Provider Program VCP.

Principais vantagens do Flexera:

  • Suporte aos modelos de licença ® IBM (PVU), (UVU), (RVU), Usuário Autorizado, Usuário Simultâneo e Usuário Flutuante (Authorized User, Concurrent User e Floating User);
  • Suporte para uma ampla gama de modelos de licença Microsoft, incluindo licenças de servidor + CAL, processador, SPLA e Core-based;
  • Otimização de CALs Microsoft (client acess license);
  • Reconciliação automatizada de licenças para o Banco de Dados Oracle®, E-Business Suite, WebLogic e outros produtos;
  • Gerenciamento de contêineres, aumentando a eficiência e escala para otimizar software em seu ambiente de TI tanto no local quanto na nuvem.

Uma análise do Flexenet Manager mais detalhada

Experiência do usuário

A experiência e interface do usuário foi muito melhorada nos últimos anos. A interpretação de relatórios de negócios e compliance também melhorou; O FlexNet Manager fornece uma sólida camada de informações comerciais de contratos, baseada em dados técnicos e de compras. Naturalmente, qualquer informação apresentada no FlexNet Manager pode ser aprofundada para uma investigação mais detalhada.

Integrações

A Flexera Software adquiriu recentemente a Secunia, que fornece visibilidade e avaliações de risco de vulnerabilidades de softwares em desktops e servidores. As disciplinas de Gestão de TI do ITAM, ITSM e INFOSEC estão convergindo na plataforma.

Para os clientes que estão criando uma plataforma de monitoramento e otimização do consumo de software (software asset management), é importante avaliar tais vulnerabilidades, especialmente para a longa cauda de aplicações que podem cair no radar da lista usual de patches “a atualizar”.

A adição da Secunia ao portfólio Flexera completa o triângulo, que agora conta com gerenciamento de software de prateleira, gestão de ativos e segurança em torno de aplicações. A biblioteca de reconhecimento de aplicativos da Flexera já possui 180.000 títulos de software, enquanto suas bibliotecas de Direitos de Uso de Produtos incluem características de licenças, tais como tabelas de pontos de processador (PVU), direitos de atualização e downgrade, direitos de mobilidade (license mobility), entre outras.

Inovação Contínua

A recente inovação da Flexera inclui o gerenciamento de custos e utilização da infraestrutura em nuvem da Amazon Web Services (via FlexNet Manager for Cloud Infrastructure), bem como o desenvolvimento da sua oferta de loja de aplicativos corporativos App Portal.

Uma das principais capacidades, é delegar a responsabilidade de software aos clientes finais/usuários através de seu próprio login (o recurso é chamado de MyApps no App Portal), ou seja, muito parecido com o login pessoal da loja de aplicativos em seu próprio dispositivo, o recurso permite que o usuário possa baixar ou selecionar aplicativos para serem desinstalados.


O produto App Portal da Flexera permite que os usuários solicitem uma ampla gama de aplicativos autorizados, incluindo aplicativos SaaS, como Salesforce e Box, bem como aplicativos para desktop e mobile. Alguns dos concorrentes da Flexera também oferecem soluções de sinal único para automatizar o fornecimento de SaaS, a partir de uma loja de aplicativos.

O mercado enterprise

Os concorrentes da Flexera estão se aproximando do espaço Enterprise SAM e alguns dos diferenciais competitivos da Flexera, como a verificação da Oracle, são baseados na verificação de editores de software, em vez de inovação tecnológica genuína. O feedback dos clientes da Flexera no Tools Advisor Gartner sugere que atualizações e melhorias podem ser trabalhosas.

À medida que o mercado de SAM continua a evoluir e as ferramentas SAM se tornam cada vez mais competitivas e mais difíceis de diferenciar, a Flexera precisa continuar a provar sua capacidade de executar e entregar retornos para grandes empresas.

Tag: software vulnerability, spend optimization, flexera software llc, mediapress center, cloud migration, industry reports, enterprise software, visit site, software usage analytics, ok verstanden, iot companies, software monetization, snow software, license compliance, hardware asset management, visit community, technology trends, magic quadrant
asset manager, technology insights, software licensing, software composition analysis, business solutions, vulnerability management,
saas management, gartner peer insights, software license, cad gis
software division, gerenciamento de projetos, software vulnerability management, software usage, technology insights spend optimization, application packaging, flexera flexnet, thoma bravo, corporate software inspector, banco de dados

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%