Governança de software: Conheça a importância desse processo para as empresas

governanca de software
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cada vez mais, as empresas dependem da tecnologia. É inegável que soluções como a Inteligência Artificial, o Big Data e diversas outras permitem que os processos sejam mais sofisticados e eficientes do que nunca. Por outro lado, elas criam uma relação de dependência, que fazem com sejam necessárias medidas para garantir o funcionamento ideal desses recursos. Por isso, a governança de software é um processo fundamental para as empresas.

O que é governança de software?

governança de software é um conceito fundamental, que é uma evolução da governança corporativa muito mais conhecida. Esse termo mais tradicional envolve as relações entre cada parte de uma empresa, garantindo que todos os principais pontos estão sendo cumpridos da maneira esperada. Isso envolve, por exemplo, garantir que os recursos financeiros são bem gastos, se certificar que os processos de produção ou de interação com o cliente são executados à perfeição, entre outros.

A governança de software é um processo semelhante que evoluiu a partir desta ideia. Como o nome indica, seu objetivo é garantir que os softwares que as empresas usam estão de acordo com as suas necessidades e os seus objetivos.

Dado a quantidade de empresas que dependem de softwares de ERP, CRM, ambientes na nuvem e diversos outros, combinado a oferta grande de soluções no mercado, fica claro porque esse processo de governança é tão importante. Veja a completa pesquisa da RightScale Flexera sobre gestão de custos de software em nuvem.

A importância da Governança de Software

Esse processo é importante porque cada empresa tem a sua necessidade, sua expectativa e o seu uso para os softwares. Funcionalidades que são importantes para uma podem não ser necessárias outra. É assim que o mercado opera.

Evidentemente, a primeira função da governança de software é garantir que os mesmos estão operando em sua máxima capacidade. Fazer as manutenções e updates conforme necessário e ter uma comunicação com o provedor de serviço para esclarecer qualquer possível problema é importante, mas também é apenas o aspecto mais superficial desta disciplina.

Encontrando e avaliando o software ideal

processo de governança de software ideal começa antes mesmo de a solução ser contratada. A empresa deve fazer um mapeamento de todas as suas necessidades, de modo a poder comparar com as soluções disponíveis no mercado. Assim, pode encontrar o software ideal para as suas necessidades.

Como dito acima, existem inúmeras opções de softwares de acordo com a necessidade. Existem aqueles preparados com um setor específico em mente e aqueles que focam em empresas de um determinado porte. Seja qual for a situação, o trabalho de governança envolve encontrar a opção correta.

Anualmente o Gartner lança seu quadrante mágico de ferramentas de gestão de ativos de software, que pode ser encontrado em diversos sites de ferramentas de SAM ou diretamente no site Gartner. 

Uma vez que seja implementada, a solução ideal ao trabalho de governança consiste em avaliar o seu desempenho para determinar se, de fato, ele corresponde às expectativas e necessidades da empresa.

Por mais que haja bastante pesquisa e empenho em encontrar o software ideal, é apenas durante seu uso que é possível determinar a sua eficiência. Por isso, é preciso existir um acompanhamento bem próximo da governança para entender como está o desempenho. Com isso são cumpridos os seguintes objetivos:

  • Maior redução dos custos;
  • Garantia da proteção dos dados;
  • Maior produtividade;
  • Acesso mais fácil a informação.

governança de software é uma prática fundamental para as empresas se certificarem de que os recursos estão sendo usados ao máximo do seu potencial. Quer conhecer mais sobre outras disciplinas de compliance digital? Então assine a nosso newsletter para receber ainda mais conteúdo!

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%