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Gestão de Ativos de Hardware – HAM

HAM é a Gestão dos seus ativos físicos. Desde quando um ativo é solicitado, depois adquirido, até ser retirado e alienado.

O HAM garante que os ativos físicos sejam totalmente rastreados e gerenciados durante todo o seu ciclo de vida.

HAM como ter sucesso

Os ativos de hardware incluem dispositivos como:

Computadores, laptops, servidores, switches de rede, monitores, impressoras, telefones celulares, telefones IP, discos rígidos, roteadores, firewalls.

O gerenciamento de ativos de hardware também envolve o gerenciamento

  • Garantias;
  • Contratos;
  • Contratos de fornecedores.

Sem HAM, as organizações não saberiam

  • Quais ativos estão disponíveis em estoque: se você não tiver registro de seus ativos, não saberá o que tem ou não disponível;
  • Onde estão localizados os ativos;
  • Quais sistemas os ativos suportam;
  • Quem está usando os ativos;
  • Quanto valor é obtido dos ativos.

Ciclo de Vida do Ativo

  • Planejamento

Nesta etapa, a Administração decidirá se compra, aluga ou mesmo reutiliza os ativos existentes para atender às necessidades organizacionais.

  • Aquisição

A aquisição de ativos é o estágio em que o departamento de compras passa pelo processo formal de aquisição de novos ativos, que geralmente é feito por meio de um pedido de compra.

  • Implantação

Este estágio do ciclo de vida do ativo é onde os ativos recém-adquiridos ou ativos existentes são implantados em operação.

  • Gerenciamento

Nesta etapa, os ativos são implantados para uso na organização enquanto os ativos estão em operação. A equipe de gerenciamento de ativos mantém a exatidão dos dados no repositório de ativos relacionados a todos os ativos.

Isso garante que a localização e a propriedade de cada ativo sejam contabilizadas o tempo todo.

  • Aposentadoria e disposição

Esta etapa abrange a baixa e alienação de um ativo. É quando um ativo chega ao fim de sua vida útil e não fornece mais nenhum valor para a organização.

Ativo x item de configuração

Ativo Item de configuração
Rastreado por razões financeiras Rastreado para apoiar o serviço de negócios
Rastreado desde a aquisição até a alienação Apenas rastreado enquanto está em uso
Tem relacionamentos pai/filho Tem dependências upstream e downstream
Um valor financeiro é atribuído Nenhum valor financeiro é atribuído ou rastreado
Rastreado por um gerente de ativos de TI Rastreado por um Engenheiro/Gerente de Configuração

Modelo de hardware

O modelo de hardware é um registro usado para armazenar informações específicas do produto para um ativo.

A razão pela qual algumas informações são armazenadas no nível do modelo em vez de no nível do ativo é porque as informações são comuns em todos os ativos para aquele determinado modelo.

Isso significa que toda vez que você criar um recurso em um modelo específico, não precisará inserir novamente o fabricante, o número do modelo, sua descrição etc. porque sempre terá o mesmo valor.

Armazenar determinados atributos de ativos no nível do modelo também é benéfico porque facilita a atualização da descrição ou de qualquer outro atributo específico do produto por meio de um único registro.

A relação entre um modelo de hardware e um ativo de hardware é uma relação de um para muitos, o que significa que você pode ter vários ativos de hardware para qualquer modelo de hardware específico.

Ativo de Hardware

Ativo de hardware é um ativo físico como computadores, laptops, servidores, switches de rede, monitores, impressoras, telefones celulares, telefones IP, discos rígidos, roteadores, firewalls etc.

Modelos e ativos consumíveis

Um ativo consumível é semelhante a um ativo, mas é rastreado no nível de quantidade enquanto está em estoque.

Os ativos consumíveis podem consistir em ativos como fones de ouvido, cabos, teclados, mouse, webcam etc.

Os consumíveis não são rastreados depois de implantados.

Categorias de modelo

Uma categoria de modelo é basicamente um valor que categoriza modelos e ativos em serviço.

As categorias são ótimas para organizar seus ativos, pois permitem que você gerencie seus ativos com eficiência.

As categorias de modelo ajudam você a pesquisar e filtrar ativos, agrupar ativos.

Fabricantes e fornecedores

Um fabricante é uma empresa que cria produtos para vender.

Um fornecedor é uma empresa ou indivíduo com quem você faz negócios para adquirir bens e/ou serviços.

Os fabricantes também podem ser fornecedores.

Localizações

Um local é um registro no ServiceNow que representa um local físico que sua organização possui, arrenda ou faz negócios.

Gerenciar os locais de sua organização é uma ótima maneira de organizar ainda mais os ativos de hardware que sua empresa possui.

Imagine não saber a localização de nenhum dos ativos que sua organização possui e gerencia, seria difícil entender em que local, edifício ou sala um determinado ativo está.

Almoxarifados

Os almoxarifados são áreas projetadas onde os ativos são mantidos para fins de armazenamento.

Ordem de Compra

Uma Ordem de Compra (PO) é um documento emitido para um fornecedor por um comprador, que lista todos os ativos que o comprador deseja comprar.

Um PO geralmente lista as seguintes informações para cada item individual; preço, quantidade do item, número de série, modelo, SKU do produto e descrição detalhada.

Os pedidos de compra no ServiceNow podem ser criados manualmente no módulo de pedidos de compra ou podem ser criados diretamente de uma solicitação de item na tarefa de fornecimento.

Ordem de transferência

Ordem de Transferência é quando um ou mais bens são transferidos de um almoxarifado da empresa para outro, para fins de distribuição de estoque.

Digamos que um usuário final solicite um laptop em San Diego, mas não há laptops disponíveis localmente. MAS no estoque de Londres, há 25 laptops disponíveis em estoque.
Em vez de adquirir um novo laptop, um pedido de transferência pode ser feito, onde o laptop pode ser transferido e enviado do estoque de Londres para o estoque de San Diego.

Esse tipo de proatividade permite que você economize dinheiro transferindo ativos disponíveis para almoxarifados locais quando surgem solicitações.

Regras de Estoque

Uma regra de estoque é um critério definido pelo sistema que cria automaticamente uma ordem de compra ou ordem de transferência, de um almoxarifado para outro, quando a quantidade de ativos em estoque para um determinado hardware ou modelo de consumo cai abaixo do limite definido.

Digamos que o estoque de Londres sempre tenha pelo menos 10 laptops Dell disponíveis a qualquer momento. Uma vez definida, uma regra de estoque pode acionar automaticamente um pedido de compra ou ordem de transferência quando o nível de estoque ficar abaixo de 10.

Contratos

Um contrato é um acordo juridicamente vinculativo entre duas partes. Normalmente, no gerenciamento de ativos de TI, os contratos são criados entre organizações e fornecedores para garantias, contratos de suporte e arrendamentos

Item do Catálogo do Fornecedor

Os Itens do Catálogo do Fornecedor são registros que o departamento de Compras gerencia, a fim de rastrear a disponibilidade e o preço dos produtos que seus fornecedores têm à venda

No ServiceNow, os itens do catálogo do fornecedor podem ser relacionados a modelos de hardware e consumíveis, para que você possa visualizar facilmente todos os itens do catálogo do fornecedor para um único modelo de hardware.

Traduzido por 4Matt Tecnologia, do original Prasad Dhumal: Hardware Asset Management.

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