FinOps é uma prática cultural e disciplina que abrange o ciclo de vida da nuvem, desde a concepção até a operação. Cloud Spend Management é um aspecto importante do FinOps, que foca na otimização dos custos em nuvem. Ambos os termos são usados para descrever como as organizações podem obter o máximo valor da nuvem, ajudando as equipes a colaborar em decisões de gastos orientadas por dados
FINOps, abreviação de Financial Operations, refere-se à prática de otimizar os gastos em nuvem, alinhando o consumo de recursos de TI com os objetivos financeiros da organização. Ele se relaciona com o ITAM ao fornecer insights sobre os custos dos ativos em nuvem e ajudar a tomar decisões informadas sobre gastos.
O Cloud Spend Management é importante porque a computação em nuvem oferece flexibilidade, mas também pode resultar em gastos excessivos se não for monitorada adequadamente. Gerenciar os gastos em nuvem garante o uso eficiente dos recursos e evita surpresas financeiras.
Os benefícios incluem controle de custos em ambientes em nuvem, identificação de oportunidades de otimização, alocação precisa de gastos por projeto ou departamento e redução do risco de gastos não autorizados.
O ITAM se expande para incluir o Cloud Spend Management e FINOps ao incorporar o gerenciamento dos custos em nuvem como parte integral da gestão de ativos de TI. Isso envolve o monitoramento de custos de recursos em nuvem e a otimização contínua desses gastos.
Comece por avaliar os gastos em nuvem, definir políticas de gastos e estruturas de alocação de custos. Escolha ferramentas apropriadas de Cloud Spend Management e trabalhe para integrá-las à sua estratégia de ITAM existente, promovendo a colaboração entre as equipes de TI e finanças.