Configuração gerenciada
Defina e mantenha descrições e relacionamentos entre os principais recursos e capacidades necessários para fornecer serviços habilitados para I&T. Incluir coleta informações de configuração, estabelecendo linhas de base, verificando e auditando informações de configuração e atualizando o repositório de configuração.
Objetivo
Forneça informações suficientes sobre ativos de serviço para permitir que o serviço seja gerenciado de forma eficaz. Avalie o impacto das mudanças e lide com os incidentes de serviço.
Práticas de gerenciamento
BAI10.01 Estabelecer e manter um modelo de configuração.
Estabelecer e manter um modelo lógico dos serviços, ativos, infraestrutura e registro de itens de configuração (ICs), incluindo os relacionamentos entre eles. Inclua os ICs considerados necessários para gerenciar os serviços de forma eficaz e fornecer uma descrição única e confiável dos ativos em um serviço.
BAI10.02 Estabelecer e manter um repositório de configuração e uma linha de base.
Estabeleça e mantenha um repositório de gerenciamento de configuração e crie linhas de base de configuração controladas.
BAI10.03 Manter e controlar itens de configuração.
Mantenha um repositório atualizado de itens de configuração (ICs) preenchendo todas as alterações de configuração.
BAI10.04 Produzir relatórios de status e configuração.
Definir e produzir relatórios de configuração sobre as mudanças de status dos itens de configuração.
BAI10.05 Verifique e revise a integridade do repositório de configuração.
Revise periodicamente o repositório de configuração e verifique se está completo e correto em relação ao destino desejado.
Habilidades
Gerenciamento de configuração CFMG
O planejamento, gerenciamento, controle e governança de ativos e artefatos organizacionais, de projetos e serviços. A identificação, classificação e especificação de itens de configuração (ICs) e suas inter-relações. Identificar a configuração e a versão do código-fonte, software, sistemas, documentos e ICs dependentes de serviço em momentos distintos. Controlar sistematicamente as alterações na configuração e manter a integridade e rastreabilidade da configuração ao longo do projeto, sistema e/ou ciclo de vida do serviço. Identificar e documentar as características funcionais e físicas dos ICs, controlar as mudanças nessas características, registrar e relatar o processamento de mudanças e o status de implementação. Verificação e auditoria de ICs para qualidade de dados e conformidade com requisitos internos e externos especificados.
Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original Process Symphony: Configuration Management – BAI10 (COBIT2019)
Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management framework de governança, fatores de desenho, fale conosco, estruturas de governança, governança de ti, curso online, design guide, objetivo de governança, certificação cobit 2019, governança corporativa, negócios de ti, deixe um comentário, exame cobit, gestão de ti, governança de informações, materiais gratuitos, isaca lançou, estrutura cobit, benefícios do cobit, tomada de decisões, desenvolvido pela isaca, programas de certificados, projetado para evoluir, boas práticas, níveis de capacidade, microsoft power, gerenciamento de informações, objetivos de controle, redes sociais, foundation bridge, empresas brasileiras, profissionais de ti, componentes de governança, estruturas organizacionais, exames de certificação, processos de negócios, gerenciamento de desempenho, certificação em governança, implementing nist using cobit, mercado de ti, power bi, gerenciados de ti, design and implementation, framework de governança, implementation guides, fatores de design, implementação do cobit, melhores práticas, guia de implementação, governança eficaz, transformação digital, gestão de projetos, estratégia de governança, segurança cibernética, objetivos de negócio, certificação do cobit 2019, cascata de metas, tecnologia da informação