Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A Oracle é um dos gigantes de software no mundo e também um dos fornecedores mais prováveis a auditar dentro de 12 meses, principalmente com as quedas de receitas nestes tempos de pandemia Covid-19. Uma Auditoria Oracle pode ser evitada!

Como outros fornecedores, a Oracle pode usar auditorias de clientes como uma oportunidade de receita, mas é difícil prever o que provocará uma auditoria. As razões incluem uma mudança no gasto de software ou no tamanho dos funcionários, desinvestimento ou M&A, ou até mesmo uma mudança na sua estratégia de TI.

As soluções Oracle são um componente essencial da infraestrutura de TI de uma empresa seja ela local ou agora também em nuvem, com Oracle Cloud.

Mas suas soluções e aplicativos de banco de dados (Oracle Databases) têm alguns dos contratos de licença mais complexos e caros e, portanto, uma das mais recomendadas a se fazer uma boa governança de Software Asset Management (SAM).

O gerenciamento adequado dos custos da Oracle significa conhecer tópicos complexos, como: métricas de licença, implantação, uso, configurações, auditoria de objetos, virtualização e número de CPUs.

Esses desafios sempre presentes na conformidade não podem ser gerenciados apenas com planilhas ou pela console do produto Oracle, uma vez que estes não gerenciam o registro de auditoria.

Além de dizer que as regras de licenciamento Oracle são complicadas, elas também mudam frequentemente sem muito aviso, o que pode levar sua organização a ficar sem conformidade sem que você saiba. Se você estiver usando seu software incorretamente, possivelmente uma conta de regularização de auditoria chegará.

O problema com o gerenciamento de licenças de software Oracle

Através de nossos muitos anos de experiência em licenciamento Oracle, descobrimos que os clientes estão tropeçando nos mesmos desafios várias vezes. As três principais dificuldades que vemos são:

  • Antecipar Pagamentos e contratos sem uma análise: Pagar licenças e 40% do suporte e manutenção antecipadamente é um valor que aumenta qualquer orçamento anual de TI e resulta em investimento adicional em software utilizando gastos não orçados.
  • Lidar com as complexidades das regras e contratos de licenciamento da Oracle: Regras de licenciamento Oracle vindo de vários contratos podem se aplicar a um Bundle de produtos e também novas regras e condições poderiam ter sido aplicados desde a implantação do software;
  • Ferramentas de inventário que medem ou não identificam produtos Oracle: Mesmo que a ferramenta pegue o mínimo, ela não pode determinar edições e informações do usuário. Também pode não identificar processadores e ambientes de virtualização. Isso significa trabalho manual para o SAM Manager, usando tempo e recurso valiosos, bem como usando o time de segurança da informação;

Insights para lidar com contratação Oracle?

Escolha de pacotes de forma única e por ambientes, não por pressão do time de vendas Oracle: Produção, Desenvolvimento e Homologação. Como exemplo é uma empresa que comprou Premier suporte para todo seu ambiente de desenvolvimento e homologação, sem necessidade.

Cada opção, recurso e pacote no Banco de Dados Oracle são licenciados separadamente. Na verdade, qualquer DBA pode facilmente ativar uma opção por engano, sem mensagem de aviso. Para limpá-lo, você tem que controlar as opções ativadas e saber a causa raiz do uso.

Cuidado com os contratos “Ilimitados”, muitas vezes não é

O Contrato de Licença Ilimitada (ULA) não pode cobrir todos os produtos e opções da Oracle, ou todas as unidades de negócios e pessoas jurídicas da sua empresa. E se você não renovar o ULA, então a Oracle requer uma licença para cada instalação — e pagamentos de manutenção.

Preso no bom e velho mercado on premises

A Oracle ainda confia sua posição no mercado de banco de dados e não fornece políticas de licenças amigáveis à virtualização e ou migração para Cloud Publica como por exemplo Microsoft Azure ou AWS. Tecnologias líderes de mercado como a VMware são categorizadas como “soft-partitioning” que muitas vezes resulta em altos custos de licença e enormes riscos de conformidade.

TI flexível significa mudança constante

Grandes riscos de conformidade e custos podem ocorrer a partir de uma simples mudança de configuração de seu data center. Você pode instalar um aplicativo sem direitos em contrato no middleware Oracle ou mover uma máquina virtual para um cluster de servidor diferente, gerando riscos e mais uma vez custos desnecessários.

Como passar por uma Auditoria Oracle?

Se eles disserem que uma auditoria será de poucas semanas, prepare-se para uma auditoria de no mínimo 2 meses. O licenciamento da Oracle é tão complexo que diversas análises de dados, demandas intermináveis por gerar relatórios, inventários scripts serão necessárias.

Normalmente, em uma auditoria Oracle, você deve usar scripts “oferecidos” pela Oracle, e que fatalmente não desvendarão com precisão a complexidade dos produtos Oracle instalados, sem alguns erros e falsos positivos.

Para então passar de uma forma menos onerosa por uma auditoria Oracle, você precisa se defender com dados detalhados e de alta qualidade sobre o ambiente Oracle.

Ter dados sólidos simplifica a complexidade de suas licenças Oracle, garante a conformidade e produz relatórios mais precisos do que o dos próprios auditores Oracle.

Uma auditoria de licença Oracle pode ser longa, mas não precisa ser difícil. Se você definir processos e usar uma plataforma de Software Asset Management SAM que coleta e verifica dados de com alta acuracidade, então você terá todo o suporte para vencer a auditoria Oracle.

Auditoria Oracle: Como podemos apoiá-los?

A 4Matt Tecnologia ajudará você a assumir o controle de suas instalações e contratos Oracle para se preparar para uma auditoria ou otimizar os contratos. 

Ficar por dentro das regras de licenciamento da Oracle é um trabalho arduo, em tempo integral e necessita de especialistas, normalmente difíceis de encontrar. Terceirizar a governança de contratos Oracle permite que você passe todas as tarefas de gerenciamento de licenças para uma equipe de especialistas treinados e atualizados que gerenciam ambientes Oracle de diversos portes, todos os dias.

Nós cuidaremos de gerenciar proativamente quaisquer mudanças de regras de licenciamento e aplicá-las ao seu ambiente, fornecendo-lhe tudo o que você precisa para tomar decisões acertadas, tanto tecnicamente, quanto estrategicamente na renovação de um contrato Oracle.

Tag: auditoria em oracle databases, opções de auditoria, arquivos de auditoria, auditoria de conexões, auditoria de bancos, auditoria padrão, gerar relatórios de auditoria, tabelas de auditoria, oracle 12c, sql server, sql select, db audit, bancos de dado oracle, banco de dados oracle, Oracle Blog, comandos dml, Oracle Oce, Oracle Content and Experience, Auditoria de conexões no oracle database

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para

SAM - Software Asset Management

Discovery e Inventário SaaS

Bom e velho discovery de software O discovery e inventário de todo o software instalado no ambiente local de uma empresa já é uma tarefa

Snow Software New Logo
SAM - Software Asset Management

Snow Software: O que é?

Fundada em Estocolmo em 1997, a Snow Software evoluiu rapidamente e tornou-se líder de mercado e o maior desenvolvedor dedicado de ferramentas de gestão de