4Matt Tecnologia

COBIT 2019 – Otimização de recursos (EDM04)

EDM04 – Garantir que os recursos adequados e suficientes relacionados à TI (pessoas, processos e tecnologia) estejam disponíveis para suportar os objetivos corporativos de forma eficaz a um custo ideal.

EDM04.01 Avalie o gerenciamento de recursos

Examinar e julgar continuamente a necessidade atual e futura dos recursos de TI e princípios de alocação e de gerenciamento para atender às necessidades da instituição da maneira otimizada.

Controle e administração dos ativos e recursos de TI utilizados na prestação de serviços de TI, incluindo a identificação de custos de materiais e energia, garantindo o cumprimento de todos os requisitos de governança, legais e regulatórios.

EDM04.02 Gerenciamento direto de recursos

Adotar princípios de gerenciamento de recursos para permitir o uso ideal dos recursos de TI ao longo de todo seu o ciclo de vida.

Estabelecer princípios relacionados à proteção dos recursos.

Impulsionar e comunicar e a adoção de estratégias de gerenciamento de recursos, princípios e planos de recursos acordados e estratégias de arquitetura corporativa.

Defina os principais objetivos, medidas e métricas para o gerenciamento de recursos.

EDM04.03 Monitore o gerenciamento de recursos

Monitorar os principais objetivos e métricas dos processos de gerenciamento de recursos e determinar como os desvios ou problemas serão identificados, rastreados e reportados para correções futuras.

Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management framework de governança, fatores de desenho, fale conosco, estruturas de governança, governança de ti, curso online, design guide, objetivo de governança, certificação cobit 2019, governança corporativa, negócios de ti, deixe um comentário, exame cobit 2019, gestão de ti, governança de informações, materiais gratuitos, isaca lançou, estrutura cobit, benefícios do cobit 2019, tomada de decisões, desenvolvido pela isaca, programas de certificados, projetado para evoluir, boas práticas, níveis de capacidade, microsoft power, gerenciamento de informações, objetivos de controle, redes sociais, foundation bridge, empresas brasileiras, profissionais de ti, componentes de governança, estruturas organizacionais, exames de certificação, processos de negócios, gerenciamento de desempenho, certificação em governança, implementing nist using cobit, mercado de ti, power bi, gerenciados de ti, design and implementation, framework de governança, implementation guides, fatores de design, implementação do cobit, melhores práticas, guia de implementação, governança eficaz, transformação digital, gestão de projetos, estratégia de governança, segurança cibernética, objetivos de negócio, certificação do cobit, cascata de metas, tecnologia da informação

Posts Relacionados

O Valor Estratégico do CMDB na Gestão de Ativos de TI

A gestão eficiente de ativos de TI é um pilar estratégico para organizações que buscam operar de forma segura, produtiva e competitiva. No centro dessa estratégia está o CMDB (Configuration Management Database), uma ferramenta que centraliza informações críticas sobre os ativos de TI e suas relações, oferecendo insights essenciais para

Leia mais »

Principais Atualizações do ServiceNow Xanadu

O ServiceNow Xanadu chegou com aprimoramentos que consolidam a plataforma como referência em automação, gerenciamento de ativos e experiência operacional. Esta versão incorpora avanços técnicos que otimizam processos e fortalecem a governança organizacional. A seguir, destacamos os principais pontos: 1. Inteligência Artificial para Automação Avançada A nova arquitetura de IA

Leia mais »