4Matt Tecnologia

COBIT 2019: Entrega, serviços e suporte (DSS)

DSS: (Deliver, service and support) é um pilar do framework COBIT e consiste da seguinte estrutura:

01  Operações Gerenciadas
02 Solicitações e incidentes de serviço gerenciado
03  Problemas gerenciados
04  Continuidade gerenciada
05  Serviços de segurança gerenciados
06 Controles gerenciados de processos de negócios

DSS01: Operações gerenciadas

Coordenar e executar as atividades e procedimentos operacionais necessários para fornecer serviços de TI internos e terceirizados. Inclua a execução de procedimentos operacionais padrão predefinidos e as atividades de monitoramento necessárias.

Ofereça resultados operacionais de produtos e serviços  de TI como planejado.

DSS02: Solicitações e Incidentes de Serviço Gerenciado

Forneça resposta oportuna e eficaz às solicitações do usuário e resolução de todos os tipos de incidentes. Restaurar o serviço normal; registrar e atender solicitações do usuário; e registrar, investigar, diagnosticar, escalar e resolver incidentes. Alcançar maior produtividade e minimizar interrupções através da resolução rápida de consultas e incidentes de usuários. Avalie o impacto das mudanças e lide com incidentes de serviço. Resolva as solicitações do usuário e restaure o serviço em resposta a incidentes.

DSS03: Problemas gerenciados

Identifique e classifique problemas e suas causas básicas. Forneça resolução oportuna para evitar incidentes recorrentes. Forneça recomendações para melhorias.

Aumentar a disponibilidade, melhorar os níveis de serviço, reduzir custos, melhorar a conveniência e a satisfação do cliente, reduzindo o número de problemas operacionais e identificar causas básicas como parte do problema resolução.

DSS04: Continuidade gerenciada

Estabeleça e mantenha um plano para permitir que as empresas e as organizações de TI respondam a  incidentes e se adaptem rapidamente às interrupções. Isso permitirá operações contínuas de processos de negócios críticos e serviços de I&T necessários e manterá a disponibilidade de recursos, ativos e informações em um nível aceitável para a empresa.

Adapte-se rapidamente, continue as operações de negócios e mantenha a disponibilidade de recursos e informações em um nível aceitável para a empresa no caso de uma interrupção significativa (por exemplo, ameaças, oportunidades, demandas).

DSS05: Serviços de Segurança Gerenciados

Proteja as informações corporativas para manter o nível de risco de segurança da informação aceitável para a empresa de acordo com a política de segurança. Estabeleça e mantenha funções de segurança da informação e privilégios de acesso. Realize o monitoramento de segurança.

Minimizar o impacto dos negócios das vulnerabilidades e incidentes de segurança da informação operacional.

DSS06: Controles gerenciados de processos de negócios

Definir e manter controles  adequados de processos de negócios para garantir que informações relacionadas e processadas por processos de negócios internos ou terceirizados satisfaçam todos os requisitos relevantes de controle de informações. Identifique os requisitos relevantes de controle de  informações. Gerenciar e operar controles adequados de entrada, throughput e saída (controles de aplicativos) para garantir que o processamento de informações e garantir que as informações satisfaça esses requisitos.

Manter a integridade das informações e a segurança dos ativos de informação tratados dentro dos processos de negócios na empresa ou em sua operação terceirizada.

Cobit 2019 4Matt Tecnologia

Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original Process Symphony: Deliver, Service and Support (COBIT 2019)

Tags: fatores de desenho, fale conosco, estruturas de governança, governança de ti, curso online, design guide, objetivo de governança, certificação cobit, governança corporativa, negócios de ti, deixe um comentário, exame cobit, gestão de ti, governança de informações, materiais gratuitos, isaca lançou, estrutura cobit, benefícios do cobit, tomada de decisões, desenvolvido pela isaca, empresas brasileiras, projetado para evoluir, gerenciamento de informações, boas práticas, níveis de capacidade, microsoft power, objetivos de controle, programas de certificados, partes interessadas, redes sociais, foundation bridge, profissionais de ti, componentes de governança, implementação do cobit, gerenciamento de desempenho, exames de certificação, certificação em governança, implementation guides, fatores de design, implementing nist using cobit, mercado de ti, power bi, gerenciados de ti, design and implementation, framework de governança, estratégia de governança, segurança cibernética, melhores práticas, guia de implementação, governança eficaz, cascata de metas, estruturas, organizacionais, transformação digital, objetivos de negócio, tecnologia da informação, certificação do cobit, gestão de projetos, gerenciamento de riscos

Posts Relacionados

O Valor Estratégico do CMDB na Gestão de Ativos de TI

A gestão eficiente de ativos de TI é um pilar estratégico para organizações que buscam operar de forma segura, produtiva e competitiva. No centro dessa estratégia está o CMDB (Configuration Management Database), uma ferramenta que centraliza informações críticas sobre os ativos de TI e suas relações, oferecendo insights essenciais para

Leia mais »

Principais Atualizações do ServiceNow Xanadu

O ServiceNow Xanadu chegou com aprimoramentos que consolidam a plataforma como referência em automação, gerenciamento de ativos e experiência operacional. Esta versão incorpora avanços técnicos que otimizam processos e fortalecem a governança organizacional. A seguir, destacamos os principais pontos: 1. Inteligência Artificial para Automação Avançada A nova arquitetura de IA

Leia mais »