Integração entre o AWS Cost Explorer Rightsizing Recommendations com AWS Compute Optimizer

AWS Cost Reduction
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Durante o re:Invent 2019, a Amazon anunciou recursos importantes de controle e redução de custos e para isso lançou o AWS Compute Optimizer, uma das ofertas mais interessantes anunciadas no pilar do AWS Cost Explorer.

O que ninguém imaginava é que a AWS iria integrar o AWS Compute Optimizer com o AWS Cost Explorer Rightsizing recommendations, fazendo com que os clientes tenham o rightsize de forma automatizada.

Mais uma vez entendemos que nem todas as empresas possuem acesso a ferramentas e plataformas de Cloud Management Platform CMP e por isso trazemos sempre opções de recursos nativos dos Cloud Providers visando apoiar empresas em qualquer estágio de maturidade em governança de TI ou Governança de Nuvem.

AWS Cost Explorer Rightsizing Recommendations integra com AWS Compute Optimizer

A AWS anunciou que os clientes agora podem receber recomendações de rightsizing Amazon EC2 alimentadas pelo AWS Compute Optimizer no AWS Cost Explorer. Com o lançamento de abril de 2020, os clientes do Cost Explorer podem obter recomendações de direitos do Amazon EC2 em todas as famílias de instâncias do EC2, além do suporte existente para recomendações dentro da mesma família de instâncias do EC2.

O mesmo lançamento também disponibiliza informações de custo para os tipos de instâncias M, C, R, T e X disponíveis no AWS Compute Optimizer.

O Cost Explorer fornecia anteriormente aos clientes recomendações de direitos de instância para a mesma instância com base no histórico máximo de utilização de CPU e memória nos últimos 14 dias. Através do console AWS Cost Explorer API, os clientes agora podem obter um subconjunto de recomendações geradas pelo Machine Learning do AWS Compute Optimizer, especificamente aqueles que oferecem oportunidades de economia de custos.

Os clientes agora podem optar por ver recomendações de direitos para as instâncias, não apenas dentro da mesma família de instâncias Amazon EC2, mas também entre as famílias de instâncias.

Anteriormente, o AWS Compute Optimizer exibia a diferença na precificação pública entre o tipo de instância atual e as opções recomendadas de tipo de instância.

Agora, os usuários do AWS Compute Optimizer podem obter economias estimadas de custos, incluindo suas instâncias reservadas e descontos de Savings Plan, bem como horas cobertas por Instâncias Reservadas ou AWS Savings Plan, gerados pelo Cost Explorer.

O que é o AWS Compute Optimizer?

O AWS Compute Optimizer é uma nova adição ao conjunto de ferramentas nativas da AWS que estão focadas em ajudar os clientes a controlar os custos AWS. As outras ferramentas nativas incluem o AWS Trusted Advisor e o serviço Amazon EC2 Resources Optimization Recommendations (sob o AWS Cost Explorer), que foi revelado em julho de 2019.

Neste artigo, mergulharemos profundamente no AWS Compute Optimizer, nas suas capacidades e quais os benefícios para sua empresa.

Visão geral do AWS Compute Optimizer

O AWS Compute Optimizer é uma ferramenta baseada em Machine Learning (ML) que analisa métricas do AWS CloudWatch de instâncias Amazon EC2 e grupos de Auto Scaling e gera recomendações para ajudar os usuários a escolher os tipos de instâncias ideais para suas cargas de trabalho (workloads).

Como funciona

o mecanismo de análise de direitos que alimenta esta nova ferramenta é baseado em Machine Learning. Ele analisa a utilização das cargas de trabalho do EC2 através das métricas suportadas e usa insights de milhões de cargas de trabalho em execução no AWS para fazer suas recomendações sobre qual tamanho de instância usar.

AWS-Compute-Optimizer-diagram

Métricas analisadas

Por padrão, o AWS Compute Optimizer analisará a utilização de CPU, IO de armazenamento e IO de rede (entrada e saída de todas as NICs), coletadas do CloudWatch. Os usuários podem habilitar métricas de memória no nível de SO instalando e configurando o CloudWatch Agent.

Se os dados de memória não forem coletados, a AWS promete que a ferramenta tentará não reduzir a capacidade de memória atribuída às instâncias Amazon EC2. Trata-se de uma melhoria das recomendações de rightsizing do AWS Cost Explorer.

A Amazon recomenda a habilitação de monitoramento detalhado no CloudWatch, o que aumentará os incrementos da coleta de dados de 5 minutos para 1 minuto (observe sempre que o monitoramento detalhado com o CloudWatch resultará em taxas extras).

Período de coleta das informações

As recomendações serão baseadas nos últimos 14 dias de dados; o período de amostragem não é configurável. As instâncias devem ser verificadas por pelo menos 30 horas (em alguns casos até 60 horas) antes que as recomendações sejam geradas.

O que é um Centro de Excelência em Nuvem?

Todos os recursos de custos nativos da AWS devem ser gerenciados por um CCoE. O Cloud Center of Excellence (CCoE) é um grupo de trabalho multifuncional que rege o uso da nuvem em uma organização, conduzindo as melhores práticas entre as funções.

O CCoE tem três responsabilidades principais:

  • Executar a estratégia em nuvem;
  • Impulsionar a colaboração e usando as melhores práticas recomendadas, como Tagging Management, por exemplo;
  • Avaliar e utilizar a tecnologias em nuvem para apoiar iniciativas de negócios.

Como o CCoE é composto por áreas de toda a organização — principalmente finanças, operações e segurança — os projetos e iniciativas que eles criam têm contexto e buy-in de inúmeras áreas fora de TI, garantindo que todos estejam trabalhando para o que é melhor para a organização.

O CCoE tem a tarefa de criar uma cultura de consciência financeira e responsabilidade, ambas cruciais para operar uma função CFM bem sucedida. Alguns dos benefícios indiretos incluem o aumento das margens de lucro bruto, diminuição dos gastos em nuvem, melhorar a velocidade de DevOps e se tornar mais proativo quando se trata de gerenciamento das nuvens hibridas.  

Marque um HORÁRIO com um de nossos especialistas, ou vá mais rápido e faça um TRIAL em nossa plataforma para entender melhor como podemos apoia-los no controle de custos em nuvens híbridas.

Nós somos a 4Matt Tecnologia, especialistas em Governança de Software e CCoE, Cloud Center of Excellence.

TAG: AWS Cost Explorer, Savings Plan, Cost Management, Time Periods, Cost Category, Amazon EC2, AWS Region, AWS Marketplace, AWS Account, AWS Billing, Cost Optimization, AWS Costs, Cost and Usage, Ondemand usage, Cost and usage metrics, Instance hours, Amazon redshift, Cost allocation tags, EC2 instances, Reserved instance, Linked accounts e AWS Cost explorer API

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou

IBM ILMT
Governança

IBM ILMT – Guia Definitivo

Se sua empresa usa soluções IBM com direitos de sub capacidade, então obrigatoriamente conhece sobre ILMT (IBM License Metric Tool, ferramenta de métrica de licença

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para