Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O Amazon Simple Storage Service, ou mais conhecido como Amazon S3 é um serviço de armazenamento de objetos (cloud storage) que oferece escalabilidade, disponibilidade, segurança e performance. Já o Amazon S3 Glacier (Glacier Storage) e o S3 Glacier Deep Archive são classes de armazenamento em nuvem direcionados para arquivos usados com baixa frequência, para arquivamento de dados e backups de longa duração.

Diferente do Amazon Elastic Block Store (EBS) ou dos sistemas de arquivos de seu computador, onde os dados são gerenciados em uma hierarquia de diretórios, Amazon S3 trata os dados como objetos individuais.

Quando usar o Amazon S3 Vs Glacier?

Uma vez que você pode armazenar uma quantidade praticamente ilimitada de dados tanto em S3 quanto em Glacier, a opção de qual dos dois serviços usar está mais voltado para o tipo de uso que fará dos dados armazenados. Veja as duas opções:

  1. Use o S3 se precisar de baixa latência ou acesso frequente aos seus dados.
  2. Já utilize o Glacier S3 para baixo custo de armazenamento e se você não precisa de acesso em milissegundos aos seus dados.

Segurança, disponibilidade e acesso: Qual a Diferença Amazon S3 vs Glacier?

O S3 mantém programas de conformidade como PCI-DSS, HIPAA/HITECH, FedRAMP, EU Data Protection Directive e FISMA para ajudar a cumprir requisitos normativos. A AWS também dá suporte a inúmeros recursos de auditoria para monitorar acesso a solicitações aos recursos do S3.

Tanto o S3 quanto o Glacier foram projetados para 99,999999999% (11 9s) de retenção Backup de dados porque cria e armazena automaticamente cópias de todos os objetos em várias regiões. Isso significa que os dados estão disponíveis quando necessário e protegidos contra falhas, erros e ameaças.

O S3 foi projetado para disponibilidade de 99,99%, enquanto o Glacier não tem percentual fornecido pela AWS.

Lembrando que Amazon S3 Glacier e S3 Glacier Deep Archive oferecem integração avançada com o AWS CloudTrail para registrar em log, monitorar e reter atividades de chamadas da API de armazenamento para fins de auditoria.

Qual o prazo de recuperação de dados no Amazon S3 Glacier?

O Amazon Glacier é comercializado pela AWS como “armazenamento de dados custo extremamente baixo”. O custo por Terabyte de armazenamento é apenas uma fração do custo do S3.

O Amazon Glacier foi projetado para o conceito de grave uma vez no “disco” e recupere raramente. Isso se reflete nos preços, onde restaurações maiores têm um custo adicional e a restauração de objetos requer prazos de entrega de até 5 horas ou 48 horas no caso do Amazon S3 Glacier Deep Archive.

A classe de armazenamento Amazon S3 Glacier disponibiliza três opções de recuperação pela AWS Management Console:

  1. Recuperações rápidas (recuperar dados) ou emergenciaias geralmente retornam dados em um a cinco minutos e são excelentes para casos de uso de arquivamento ativo.
  2. As recuperações padrão são concluídas em três a cinco horas e funcionam bem para atividades em que o tempo não é tão crucial, como dados de backup, edição de mídia ou análises de longo prazo.
  3. As recuperações em massa são a opção de recuperação mais barata, e retornam grandes quantidades de dados em 5 a 12 horas.
  4. A classe de armazenamento Amazon S3 Glacier Deep Archive oferece duas opções de recuperação, variando de 12 a 48 horas.

Consigo fazer regras de ciclo de vida (lifecycle) de arquivos no AWS S3?

Você pode configurar uma política de ciclo de vida para seus objetos S3 para transferi-los automaticamente para a Glacier. O gerenciamento do ciclo de vida ajuda os usuários a armazenar dados de uma maneira econômica, usando duas ações:

  • Transição de armazenamento (storage transition): define quando os objetos fazem a transição para outra camada de armazenamento. Por exemplo de S3 para Glacier.
  • Expiração: define quando os objetos serão excluídos.
Lifecycle S3 vs Glacier 4Matt Tecnologia
Lifecycle S3 vs Glacier 4Matt Tecnologia

Outras informações :

  • O S3 pode ser usado para hospedar conteúdo estático da Web, enquanto o Glacier não pode, uma vez que não possui acesso frequente;
  • Um único arquivo glacier pode conter 40 TB de dados;
  • O S3 suporta versioning;
  • Os objetos armazenados no S3 (S3 Bucket) têm uma duração mínima de armazenamento de 30 dias (exceto o Padrão S3).
  • Objetos que são arquivados no Glacier têm um mínimo de 90 dias de armazenamento.
  • Objetos que são excluídos, sobreescritos ou transicionados para uma classe de armazenamento diferente antes da duração mínima serão sobretaxados com taxa de recuperação mais a taxa de uso normal mínima do armazenamento.
  • S3 Standard-IA e One Zone-IA têm uma carga mínima de capacidade por objeto de 128KB. O mínimo da geleira é 40KB.
  • Você pode fazer a transição de objetos de algumas classes de armazenamento S3 para outra.
  • Os objetos no Glacier não podem ser transicionados para qualquer classe de armazenamento S3.

Se você quiser saber mais sobre como construir sua própria estratégia do uso de armazenamento de dados em AWS ou Cloud Backup. Marque também um HORÁRIO com um de nossos especialistas.

As melhores práticas de redução de custos AWS devem ser gerenciadas em um Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) e utilizando uma plataforma única de governança de nuvem, onde é possível controlar Amazon EC2, Microsoft Azure, Google Cloud Platform e Vmware.

É muito comum empresas só se atentarem para este controle quando seu ambiente e consumo já estão grandes e ai pode ser muito tarde.

Nós somos a 4Matt Tecnologia, especialistas em Governança de Software e CCoE, Cloud Center of Excellence.

Tag: AWS Storage, Simple Storage Services S3, Cloud Backups, Storage Class, Amazon S3 vs Amazon Glacier, Glacier Storage Class, amazon ec2, vs amazon, google cloud, aws management console, dados no amazon s3, armazena dados, recuperar dados, aws management, aws storage, simple storage services s3, amazon simple storage, custo extremamente, longa duração, custos de armazenamento, armazenamento em nuvem, único arquivo, amazon simple, quantidade de dados, taxas de recuperação, trabalhe conosco, amazon s3 vs amazon, s3 vs amazon glacier, recuperação de dados, vs amazon glacier, microsoft azure, s3 vs amazon, amazon elastic, amazon s3 vs amazon glacier,compare amazon s3 vs, cloud storage, s3 standardia, glacier storage class, google cloud platform, recuperações em massa, aws s3.

Trabalhe Conosco

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%