User Experience: por que esse conceito é importante para as empresas?

User Experience UX
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Um dos termos do mundo dos negócios que está cada vez mais discutido é o “UX User Experience”, que não mais apenas o significado da “Experiência do Usuário”, em nosso português. Esse conceito tem a ver com a valorização do cliente que usa seus produtos ou serviços. É muito comum quando falamos sobre computação e desenvolvimento de softwares.

Hoje muitos das plataformas de desenvolvimento em nuvem como Azure e AWS se preocupam com o UX dos aplicativos que serão desenvolvidos nestas plataforma. 

Porém, com a expansão do conceito, há uma aplicabilidade muito maior hoje dentro das empresas. Entendemos, então, a experiência do usuário como a valorização do cliente na elaboração do produto ou serviço, permitindo uma experiência agradável e satisfatória. Isso envolve todo o desenvolvimento da empresa e de estratégias para envolver o cliente.

A importância do User Experience para as empresas

Quando um produto é feito sem pensar no público ao qual é destinado, na sua usabilidade, entre outros fatores, pode correr sérios riscos de não se bem recebido. Isso á válido para vários campos, não apenas em relação a softwares, como também em questões práticas de algumas empresas.

Por exemplo, da mesma forma que precisamos pensar na usabilidade de um site para o usuário, devemos pensar também na boa distribuição de produtos em uma loja física. A facilidade de o cliente encontrar aquilo que deseja é o alvo nos dois contextos. Isso diz respeito à experiência do usuário da mesma forma.

Os elementos principais do conceito User Experience

Para que o produto atenda as expectativas do cliente (UX User Experience) e promovam uma experiência positiva, é preciso pensar em alguns elementos que possam ajudar nisso. São eles:

• Useful (Útil) – Primeiro, o produto precisa ser útil para alguém.

• Usable (Utilizável) – Além de útil, deve ser fácil de ser utilizado.

• Desirable (Desejável) – O produto deve ter apelo emocional também, deve ser desejado pelo consumidor.

• Accessible (Acessível) – É necessário que tenha acessibilidade no produto, como recursos mais simples cognitivamente e adaptados para necessidades especiais.

• Credible (Credível) – A credibilidade faz toda a diferença, para as empresas novas, é preciso colocar as boas práticas para alcançar essa credibilidade no mercado.

• Findable (Localizáveis) – A fácil localização faz parte da lista, pois itens facilmente localizados são mais populares.

• Valuable (Valioso) – Os produtos devem ser valiosos, serem agradáveis aos olhos do consumidor e geradores de lucro para as empresas.

Como colocar em práticas ações para melhorar a UX 

É a partir da coleta de dados e várias pesquisas que os profissionais pensam em cada aspecto que relacionamos à experiência do cliente. Por meio dos dados é que as adaptações são feitas para que o cliente tenha melhor relação com o produto. O mais indicado é buscar um profissional que domine os conceitos para pôr em prática e traçar as melhores estratégias.

Viu como a experiência do usuário é importante para a empresa? São conceitos que abrangem toda a relação do cliente com o produto, aspectos objetivos e emocionais, potencializando a recepção e aumentando as vendas. Com isso, o público fica satisfeito e a empresa consegue atender as expectativas do usuário.

Veja como nosso time de Marketing pode te passar algumas dicas e experiência de como trabalhamos com UX na 4Matt Tecnologia.

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou

IBM ILMT
Governança

IBM ILMT – Guia Definitivo

Se sua empresa usa soluções IBM com direitos de sub capacidade, então obrigatoriamente conhece sobre ILMT (IBM License Metric Tool, ferramenta de métrica de licença

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para