Um dos termos do mundo dos negócios que está cada vez mais discutido é o “UX User Experience”, que não mais apenas o significado da “Experiência do Usuário”, em nosso português. Esse conceito tem a ver com a valorização do cliente que usa seus produtos ou serviços. É muito comum quando falamos sobre computação e desenvolvimento de softwares.
Hoje muitos das plataformas de desenvolvimento em nuvem como Azure e AWS se preocupam com o UX dos aplicativos que serão desenvolvidos nestas plataforma.
Porém, com a expansão do conceito, há uma aplicabilidade muito maior hoje dentro das empresas. Entendemos, então, a experiência do usuário como a valorização do cliente na elaboração do produto ou serviço, permitindo uma experiência agradável e satisfatória. Isso envolve todo o desenvolvimento da empresa e de estratégias para envolver o cliente.
A importância do User Experience para as empresas
Quando um produto é feito sem pensar no público ao qual é destinado, na sua usabilidade, entre outros fatores, pode correr sérios riscos de não se bem recebido. Isso á válido para vários campos, não apenas em relação a softwares, como também em questões práticas de algumas empresas.
Por exemplo, da mesma forma que precisamos pensar na usabilidade de um site para o usuário, devemos pensar também na boa distribuição de produtos em uma loja física. A facilidade de o cliente encontrar aquilo que deseja é o alvo nos dois contextos. Isso diz respeito à experiência do usuário da mesma forma.
Os elementos principais do conceito User Experience
Para que o produto atenda as expectativas do cliente (UX User Experience) e promovam uma experiência positiva, é preciso pensar em alguns elementos que possam ajudar nisso. São eles:
• Useful (Útil) – Primeiro, o produto precisa ser útil para alguém.
• Usable (Utilizável) – Além de útil, deve ser fácil de ser utilizado.
• Desirable (Desejável) – O produto deve ter apelo emocional também, deve ser desejado pelo consumidor.
• Accessible (Acessível) – É necessário que tenha acessibilidade no produto, como recursos mais simples cognitivamente e adaptados para necessidades especiais.
• Credible (Credível) – A credibilidade faz toda a diferença, para as empresas novas, é preciso colocar as boas práticas para alcançar essa credibilidade no mercado.
• Findable (Localizáveis) – A fácil localização faz parte da lista, pois itens facilmente localizados são mais populares.
• Valuable (Valioso) – Os produtos devem ser valiosos, serem agradáveis aos olhos do consumidor e geradores de lucro para as empresas.
Como colocar em práticas ações para melhorar a UX
É a partir da coleta de dados e várias pesquisas que os profissionais pensam em cada aspecto que relacionamos à experiência do cliente. Por meio dos dados é que as adaptações são feitas para que o cliente tenha melhor relação com o produto. O mais indicado é buscar um profissional que domine os conceitos para pôr em prática e traçar as melhores estratégias.
Viu como a experiência do usuário é importante para a empresa? São conceitos que abrangem toda a relação do cliente com o produto, aspectos objetivos e emocionais, potencializando a recepção e aumentando as vendas. Com isso, o público fica satisfeito e a empresa consegue atender as expectativas do usuário.
Veja como nosso time de Marketing pode te passar algumas dicas e experiência de como trabalhamos com UX na 4Matt Tecnologia.