Estabeleça e utilize processos maduros, padronizados e automatizados para o rastreamento centralizado de ativos de software e gerenciamento de sistemas. Utilize o catálogo padrão e o processo de onboarding para novos itens de catálogo no processo de compra. Forneça software aos usuários finais por meio de mecanismos automatizados sob demanda e ajuste seus gastos com software de forma eficiente. Você também deve avaliar regularmente os processos e estabelecer metas para Software Asset Management (SAM).
Processo: Integração do processo de Procurement com o processo de Solicitação
Integrar o processo de solicitação de software com o processo de procurement é importante para garantir eficiência, controle de custos e conformidade. Ao alinhar esses processos:
- As solicitações podem ser rapidamente avaliadas e aprovadas, reduzindo atrasos e garantindo que os usuários obtenham o software necessário de forma oportuna.
- O procurement pode rastrear e gerenciar as licenças de software de forma mais eficaz, evitando compras excessivas, consolidando pedidos e aproveitando descontos por volume.
- Centralizar o processo garante a adesão aos acordos de licenciamento, restrições orçamentárias e políticas organizacionais, reduzindo o risco do shadow IT.
- A integração ajuda a manter inventários precisos de software, prevenindo o uso de software não licenciado ou desatualizado e garantindo o rastreamento adequado para renovações ou auditorias.
- Assista aqui para aprender sobre requisitos de software via ordens de compra;
- Assista aqui para aprender sobre requisitos de software via estoque;
- Identifique quaisquer processos existentes de onboarding e offboarding dentro da organização. Muitas vezes, esses processos podem ser aprimorados para incluir processos de asset management;
- Utilize as capacidades do ServiceNow em HAM e SAM para automatizar atividades de onboarding ou offboarding e tarefas predefinidas ou personalizadas;
- Documente o processo e comunique com as partes interessadas.
- Consulte stakeholders e outros recursos internos/externos ao criar o processo de auditoria.
- Defina os stakeholders, as tarefas associadas, o sistema de registro e o plano de comunicação que serão envolvidos.
- Revise o processo e os resultados após cada auditoria para identificar áreas de melhoria.
- Documente e estabeleça um ciclo de revisão para o processo.
- Valide os resultados de reconciliação no ServiceNow Software Workspace.
- Identifique e corrija quaisquer problemas relacionados a dados. O ITAM Health Check Store Application pode ser utilizado para identificar dados ausentes ou mal configurados, o que pode resultar em resultados de conformidade incorretos.
- Estabeleça um plano de comunicação para notificar stakeholders sobre resultados e/ou problemas que precisem de atenção.
- Este item de maturidade visa estabelecer um processo de validação. Atividades de conformidade para editoras/produtos individuais ocorrerão de forma iterativa.
A visualização Overlapping usage exibe relatórios mostrando os gastos com suas aplicações com base na categoria da aplicação – SaaS ou detecção de gastos. Você também pode visualizar a lista de aplicações agrupadas por categorias com base na principal função da aplicação de software, como videoconferência, gerenciamento de projetos e marketing por e-mail.
Essa lista de aplicações inclui os seguintes detalhes:
- Gasto;
- Uso;
- Número total de assinaturas;
- Candidatos à recuperação;