O que é Armazenamento em Nuvem

o que é armazenamento em nuvem
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O armazenamento em nuvem é uma das tendências tecnológicas que vemos ganhar o mercado. A praticidade desse sistema permite que as empresas melhorem a produtividade e economizem.

Na esteira das mudanças digitais que mudam o mercado, o armazenamento em nuvem vem sendo uma dos primeiras mudanças significativas. Segundo pesquisa da Gartner, em 2020 a computação em nuvem vai crescer 17% e lucrar 266,4 bilhões de dólares.

O crescimento é motivado pelo baixo custo de aplicação, o que permite que até pequenas empresas contem com a tecnologia. Conheça as características principais de computação em nuvem e os principais benefícios.

O que é armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é o ato de utilizar a internet (nuvem) para guardar informações e dados importantes sobre seu negócio. É conhecido como computação em nuvem ou pelo termo em inglês: cloud computing.

Quando uma empresa conta com armazenamento em nuvem, significa que ela não utiliza um servidor local para guardar seus sistemas, dados e informações. Ou seja, ela terceiriza o seu armazenamento, que passa a estar na internet ao invés de data centers, drivers e outros sistemas de hardware.

Benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento leva os mais diversos benefícios para seu negócio. Abaixo listamos os 5 principais:

Economia

O primeiro benefício vem na receita. Você economiza com servidores dedicados, aparelhos de hardware e até equipe de TI. Além disso, você não precisa gastar com os eventuais defeitos e manutenções do seu sistema. Com o investimento baixo em um pacote de serviços, você obtém mais qualidade com economia.

Produtividade

A equipe inteira tem acesso a informação que precisa rapidamente. Além de facilitar o trabalho em grupo, o armazenamento em nuvem tende a acelerar a execução das tarefas. Trabalhando no sistema cloud computing, é possível gerir projetos remotamente, com toda a equipe online. Os usuários têm acesso ao mesmo arquivo, que atualiza quando cada um faz modificações.

Flexibilidade

Como você está utilizando a internet, a flexibilidade é maior do que qualquer sistema físico. Pelo smartphone ou tablet você acessa ao documento ou informação que precisa. Isso é essencial em reuniões ou viagens de negócio. Mesmo que você esqueça um documento importante, basta acessar a internet pelo celular.

Segurança

Todas as informações da sua empresa estarão on-line, a distância de computadores e dispositivos móveis. Assim, mesmo se houver problema no hardware ou desastres naturais como incêndios, seus dados estarão a salvo. Você conta com backups das informações, e suas senhas são criptografadas. O armazenamento em nuvem utiliza sistemas de firewall e barreiras contra invasores e outros fatores de risco.

Baixo risco

Além disso, devido a segurança mencionada acima, você não corre riscos comuns como falhas no sistema, arquivos corrompidos, entre outros. Toda a manutenção do sistema é trabalho da empresa contratada. Ela irá oferecer o suporte que você precisa, vai gerenciar o sistema e facilitar toda a operacionalidade. Além disso, o serviço se dispõe de entregar a segurança dos dados.

Por isso, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que veio para mudar o mercado, e certamente você deverá aplicá-la no seu negócio em breve. Se você quiser entender mais sobre o cloud computing e os benefícios que ele levará para sua empresa continue lendo nosso blog!

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

Autodesk
Governança

Autodesk: Mudança no licenciamento 2020

Como parte de sua estratégia cloud, mudando os hábitos de compra de seus clientes transferindo-os para assinaturas de software como serviço (SaaS), a AutoDesk anunciou

IBM ILMT
Governança

IBM ILMT – Guia Definitivo

Se sua empresa usa soluções IBM com direitos de sub capacidade, então obrigatoriamente conhece sobre ILMT (IBM License Metric Tool, ferramenta de métrica de licença

servicenow-logo
SAM - Software Asset Management

ServiceNow – o que é?

A ServiceNow é uma das empresas mais inovadoras do mundo junto à gigantes como Tesla, Salesforce e Amazon AWS, segundo a Forbes. Com soluções para