O que é Armazenamento em Nuvem

o que é armazenamento em nuvem
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O armazenamento em nuvem é uma das tendências tecnológicas que vemos ganhar o mercado. A praticidade desse sistema permite que as empresas melhorem a produtividade e economizem.

Na esteira das mudanças digitais que mudam o mercado, o armazenamento em nuvem vem sendo uma dos primeiras mudanças significativas. Segundo pesquisa da Gartner, em 2020 a computação em nuvem vai crescer 17% e lucrar 266,4 bilhões de dólares.

O crescimento é motivado pelo baixo custo de aplicação, o que permite que até pequenas empresas contem com a tecnologia. Conheça as características principais de computação em nuvem e os principais benefícios.

O que é armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é o ato de utilizar a internet (nuvem) para guardar informações e dados importantes sobre seu negócio. É conhecido como computação em nuvem ou pelo termo em inglês: cloud computing.

Quando uma empresa conta com armazenamento em nuvem, significa que ela não utiliza um servidor local para guardar seus sistemas, dados e informações. Ou seja, ela terceiriza o seu armazenamento, que passa a estar na internet ao invés de data centers, drivers e outros sistemas de hardware.

Benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento leva os mais diversos benefícios para seu negócio. Abaixo listamos os 5 principais:

Economia

O primeiro benefício vem na receita. Você economiza com servidores dedicados, aparelhos de hardware e até equipe de TI. Além disso, você não precisa gastar com os eventuais defeitos e manutenções do seu sistema. Com o investimento baixo em um pacote de serviços, você obtém mais qualidade com economia.

Produtividade

A equipe inteira tem acesso a informação que precisa rapidamente. Além de facilitar o trabalho em grupo, o armazenamento em nuvem tende a acelerar a execução das tarefas. Trabalhando no sistema cloud computing, é possível gerir projetos remotamente, com toda a equipe online. Os usuários têm acesso ao mesmo arquivo, que atualiza quando cada um faz modificações.

Flexibilidade

Como você está utilizando a internet, a flexibilidade é maior do que qualquer sistema físico. Pelo smartphone ou tablet você acessa ao documento ou informação que precisa. Isso é essencial em reuniões ou viagens de negócio. Mesmo que você esqueça um documento importante, basta acessar a internet pelo celular.

Segurança

Todas as informações da sua empresa estarão on-line, a distância de computadores e dispositivos móveis. Assim, mesmo se houver problema no hardware ou desastres naturais como incêndios, seus dados estarão a salvo. Você conta com backups das informações, e suas senhas são criptografadas. O armazenamento em nuvem utiliza sistemas de firewall e barreiras contra invasores e outros fatores de risco.

Baixo risco

Além disso, devido a segurança mencionada acima, você não corre riscos comuns como falhas no sistema, arquivos corrompidos, entre outros. Toda a manutenção do sistema é trabalho da empresa contratada. Ela irá oferecer o suporte que você precisa, vai gerenciar o sistema e facilitar toda a operacionalidade. Além disso, o serviço se dispõe de entregar a segurança dos dados.

Por isso, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que veio para mudar o mercado, e certamente você deverá aplicá-la no seu negócio em breve. Se você quiser entender mais sobre o cloud computing e os benefícios que ele levará para sua empresa continue lendo nosso blog!

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%