4Matt Tecnologia

Governança de TI: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

governança de TI é um recurso corporativo fundamental para garantir uma gestão de excelência no setor de tecnologia de sua empresa. A partir dela, é possível garantir a segurança e acionar mecanismos de controle em relação a todos os dados da empresa, otimizando os fluxos operacionais e melhorando o processo de tomada de decisão por parte dos gestores.

Você já é familiarizado com o conceito de governança de TI em uma empresa? Nos tópicos abaixo, apresentaremos em maiores detalhes tudo o que você precisa saber sobre os fundamentos desta ferramenta de gestão e sobre como ela pode trazer resultados ainda melhores para o desempenho da sua corporação. Acompanhe a leitura!

O conceito de Governança de TI

Como citado brevemente acima, o conceito chave da governança de TI é garantir que todos os processos e estratégias relacionados à área de tecnologia estejam em alinhamento com as estratégias da empresa.

Ela é aplicada com o intuito de fazer com que todos os investimentos realizados no setor de TI realmente tragam retorno para a empresa, assegurando o seu melhor desempenho e aumentando a produtividade.

Por meio da governança de TI, os gestores traçam planos, metas e objetivos para impulsionar o desempenho da organização, e, para atingir isso, os recursos tecnológicos da empresa têm que ser utilizados em sua integridade e no seu potencial máximo. A governança de TI auxilia grandemente, portanto, no processo de integração de todos os dados e setores da empresa.

Para a governança de TI ser implantada, a fim de garantir que o setor de tecnologia cumpra o seu papel, é necessário, por conseguinte, que os processos da empresa sejam padronizados. Além disso, é preciso pensar em medidas de gestão de riscos para a empresa se prevenir em relação a contratempos na área tecnológica.

Inovação e competitividade

A implantação dos recursos administrativos representados pela governança de TI tem a capacidade de transformar o seu negócio através do setor de tecnologia, fazendo com que o conceito de inovação esteja sempre presente dentro da empresa.

Neste sentido, a área de TI, quando bem alinhada com os propósitos e metas da corporação, passa a funcionar como uma parceira estratégica da gestão, o que faz com que os níveis de produtividade e competitividade sejam impulsionados.

Traçando estratégias de qualidade

Com o objetivo de obter a melhor qualidade possível, não somente na área de tecnologia, mas em toda a cadeia produtiva da corporação, a governança em TI traça estratégias para otimizar o aspecto organizacional da empresa.

Um setor de tecnologia sem um planejamento consolidado, pode gerar uma série de problemas, como eventuais defeitos em dispositivos digitais e infraestrutura de informática e a quebra de sigilo dos dados, comprometendo a confidencialidade das informações da empresa e até mesmo causando prejuízos financeiros para a corporação.

A aplicação da governança de TI, no entanto, faz com que a probabilidade de erros e incidentes diminua, uma vez que a partir dela são desenvolvidas metas de segurança e controle em relação ao setor da tecnologia, o qual é cada vez mais essencial para todo e qualquer empreendimento.

Gostou do conteúdo? Continue lendo outros posts sobre assuntos relacionados em nosso blog ou assine a nossa newsletter!

Posts Relacionados

6 Práticas para Garantir a Segurança com ITAM

A Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação (ITAM) é um conjunto de práticas comerciais que une as funções financeiras, de inventário, contratuais e de risco para gerenciar o ciclo de vida dos ativos de TI e tomar decisões estratégicas para a empresa. O ITAM é crucial para qualquer organização,

Leia mais »

Desvendando o CMDB: Guia Completo de Perguntas Frequentes

Neste artigo, exploraremos o mundo do CMDB (Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração), respondendo às perguntas mais comuns sobre este importante aspecto da gestão de TI. Do significado básico às melhores práticas e sua implementação, vamos mergulhar nas questões essenciais relacionadas ao CMDB. 1. CMDB significa? CMDB é a

Leia mais »

CSDM e ServiceNow: Otimize o Gerenciamento de Serviços!

O Common Service Data Model (CSDM) na ServiceNow é uma estrutura padronizada que ajuda as organizações a estruturar e gerenciar seus itens de configuração (CIs), CMDB (Configuration Management Database) e serviços dentro da plataforma ServiceNow. Ele fornece uma maneira consistente de definir e relacionar diferentes aspectos de serviços de TI

Leia mais »