4Matt Tecnologia

A proliferação SaaS é mais do que um problema financeiro

Quando buscamos softwares para apoio no trabalho diário, os usuários hoje têm mais opções do que nunca. Mas com essa liberdade, vem todo um novo conjunto de desafios para as equipes de TI.

SaaS, Expansão SaaS, Gestão SaaS
Proliferação SaaS

No início da pandemia, as empresas fizeram esforços extraordinários para permanecerem ativas e principalmente produtivas. A força de trabalho foi para Home Office e a TI se ocupou com novas ferramentas de colaboração e aplicativos em nuvem para dar suporte ao novo normal. 

Essa corrida para a nuvem explica, pelo menos em parte, por que os gastos mundiais em serviços de nuvem pública devem chegar a US$ 600 bilhões em 2023 – um aumento de mais de 21% em relação a 2022, segundo o Gartner.

Dentro da previsão do Gartner , eles também apontam que o SaaS continua sendo o maior segmento de mercado, com uma previsão de atingir US$ 208,8 bilhões. Qualquer dúvida que a TI corporativa possa ter tido sobre a dependência da nuvem antes de 2020 ser iniciada com o início do COVID-19. 

A TI basicamente deu a seus usuários um ticket “open bar” de tenologias, um ano depois, as organizações estão perguntando: ainda precisamos do “open bar”? Ou podemos ficar satisfeitos com as poucas coisas que precisamos e não desperdiçar?

Otimização de gastos

As ferramentas de colaboração que se mostraram tão valiosas para manter as empresas conectadas – Zoom, Teams, Slack, Skype e outras – provavelmente foram integradas com assinaturas sem limite. Mas agora é hora de questionar essas assinaturas caras e procurar maneiras de otimizar os gastos com SaaS.

Um exemplo comum disso é se sua organização depende do Microsoft 365, você também tem o Teams. Nesse caso, o Zoom também é necessário? Da mesma forma, se você é cliente Salesforce e usa o Skype ou Teams, considere usar o Slack, considerando a compra do Slack pelo Salesforce no final do ano passado.

Esses e outros exemplos ilustram a oportunidade de otimizar seus investimentos em SaaS . Todo orçamento de TI poderia ser otimizado, mas outra consideração crítica muitas vezes esquecida tem a ver com seus dados. Onde eles estão? E como você vai acessá-lo se decidir cancelar a subscrição SaaS e o uso desse serviço?

Gestão de ativos SaaS

Gerenciando dados em silos

Quando se trata de fazer o trabalho diário, os usuários têm mais opções do que nunca. Isso inclui inúmeros aplicativos que podem ser acessados ​​pelo dispositivo da empresa ou de qualquer endereços de e-mail pessoais, no dispositivo da empresa. As linhas ficaram ainda tênues este ano, pois as pessoas fizeram o que podiam para fazer seus trabalhos em casa e fora em Home Office. Embora a escolha mantenha as pessoas produtivas e felizes pela flexibildiade, também pode criar complicações e caos. Eventualmente, a escolha pode matar a produtividade e não nutri-la, como imaginávamos antes.

Muitos de nós trabalhamos muito em um documento, salvamos e fechamos e esquecemos onde o colocamos. Está no OneDrive? SharePoint? Talvez toda a documentação ainda esteja no Slack ou até mesmo no seu arquivo de e-mail? 

Manter as mãos em seus dados é um desafio e essa realidade comum só é ampliada quando você a considera do ponto de vista corporativo. Sejam informações de clientes, propriedade intelectual ou qualquer outra coisa, o rastreamento de dados é extremamente importante. Basta perguntar aos seus DPO’s, resposáveis pela LGPD.

A introdução de muitos aplicativos SaaS gera confusão sobre como eles devem ser usados ​​em um ambiente corporativo. Eles também criam dados em silos. Muitos de nós confia no Dropbox, por exemplo – tanto na versão pessoal quanto na comercial. Embora seja uma ferramenta de colaboração eficaz, também hospeda todos os dados valiosos que você armazenou lá. E se em sua decisão de otimizar sua expansão de SaaS, você decidir que o Dropbox não será mais usado, extrair todos esses dados não é uma tarefa agradável. Mas se você não fizer isso, o Dropbox irá excluí-lo.

Apresentando a governança SaaS

Os dados em silos são um problema real e aumentam à medida que o número de aplicativos dos quais seus usuários confiam cresce. A necessidade de uma verdadeira inteligência tecnológica — ou uma linha de visão clara dos aplicativos usados, por quem e com que frequência lhe dirão onde estão seus dados. 

As regulamentações globais de privacidade de dados, como foco da LGPD no Brasil, em constante evolução e as implicações dispendiosas de uma violação de dados exigem não apenas um rastreamento cuidadoso de seus dados, mas também diretrizes rígidas sobre como eles são usados ​​e compartilhados.

Um painel claro, onde você tenha um discovery com a visão completa de todos os SaaS que a sua organização utiliza, este é o modelo de melhor controle ao gestores de SaaS da empresa.

Veja abaixo o painel MattZero para discovery e governança SaaS:

Gerenciamento SaaS
MattZero – SaaS Discovery

Dessa forma, você pode melhorar a eficiência do uso e custos e se proteger melhor contra dados e riscos de segurança que possam surgir. 

Conte conosco no Discovery e Controle de suas Subscrições SaaS, Fale com um de nossos Consultores.

 

Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management framework de governança, custos de aquisição, infraestruturas de ti, modelo saas, atendimento ao cliente, empresas saas, teste grátis, saas software, experiências do cliente, gerenciamento de custos, falhas de segurança, conteúdo gratuit, exemplos de empresas, licenças de software, redução de custo, quais os benefícios, precisam se preocupar, computing computação, soluções saas, aplicações de negócios, reduza os custos, saas no brasil, baseado em nuvem, terá acesso, criar soluções, ajuste de mercado, recursos para desenvolvedores, transformação digital, licença de uso, recursos humanos, encontre um parceiro, vantagens do saas, principais métricas para acompanhar, via internet, uso de softwares, quais são os principais, armazenamento na nuvem, provedoras de saas, saas oferece, lifetime value, modelo de cobrança, software como serviço saas, customer relationship, sucesso do cliente, marketing digital, bancos de dados, computação em nuvem, nuvem híbrida, acessado remotamente, churn rate, aquisição de cliente, dispositivos móveis, solução saas, proteção de dados, materiais gratuitos, enterprise resource planning, red hat, conheça as principais, microsoft azure, taxa de rejeição, computador ou dispositivo, segurança da informação, redes sociais nuvem privada, custos iniciais, funciona exemplos, receita mensal

Posts Relacionados

O Valor Estratégico do CMDB na Gestão de Ativos de TI

A gestão eficiente de ativos de TI é um pilar estratégico para organizações que buscam operar de forma segura, produtiva e competitiva. No centro dessa estratégia está o CMDB (Configuration Management Database), uma ferramenta que centraliza informações críticas sobre os ativos de TI e suas relações, oferecendo insights essenciais para

Leia mais »

Principais Atualizações do ServiceNow Xanadu

O ServiceNow Xanadu chegou com aprimoramentos que consolidam a plataforma como referência em automação, gerenciamento de ativos e experiência operacional. Esta versão incorpora avanços técnicos que otimizam processos e fortalecem a governança organizacional. A seguir, destacamos os principais pontos: 1. Inteligência Artificial para Automação Avançada A nova arquitetura de IA

Leia mais »