Estabeleça e utilize processos maduros, padronizados e automatizados para o rastreamento centralizado de ativos de software e gerenciamento de sistemas. Utilize o catálogo padrão e o processo de onboarding para novos itens de catálogo no processo de compra. Forneça software aos usuários finais por meio de mecanismos automatizados sob demanda e ajuste seus gastos com software de forma eficiente. Você também deve avaliar regularmente os processos e estabelecer metas para Software Asset Management (SAM).
Processo: Integração do processo de Procurement com o processo de Solicitação
Integrar o processo de solicitação de software com o processo de procurement é importante para garantir eficiência, controle de custos e conformidade. Ao alinhar esses processos:
- As solicitações podem ser rapidamente avaliadas e aprovadas, reduzindo atrasos e garantindo que os usuários obtenham o software necessário de forma oportuna.
- O procurement pode rastrear e gerenciar as licenças de software de forma mais eficaz, evitando compras excessivas, consolidando pedidos e aproveitando descontos por volume.
- Centralizar o processo garante a adesão aos acordos de licenciamento, restrições orçamentárias e políticas organizacionais, reduzindo o risco do shadow IT.
- A integração ajuda a manter inventários precisos de software, prevenindo o uso de software não licenciado ou desatualizado e garantindo o rastreamento adequado para renovações ou auditorias.
- Assista aqui para aprender sobre requisitos de software via ordens de compra;
- Assista aqui para aprender sobre requisitos de software via estoque;
- Identifique quaisquer processos existentes de onboarding e offboarding dentro da organização. Muitas vezes, esses processos podem ser aprimorados para incluir processos de asset management;
- Utilize as capacidades do ServiceNow em HAM e SAM para automatizar atividades de onboarding ou offboarding e tarefas predefinidas ou personalizadas;
- Documente o processo e comunique com as partes interessadas.
- Consulte stakeholders e outros recursos internos/externos ao criar o processo de auditoria.
- Defina os stakeholders, as tarefas associadas, o sistema de registro e o plano de comunicação que serão envolvidos.
- Revise o processo e os resultados após cada auditoria para identificar áreas de melhoria.
- Documente e estabeleça um ciclo de revisão para o processo.
- Valide os resultados de reconciliação no ServiceNow Software Workspace.
- Identifique e corrija quaisquer problemas relacionados a dados. O ITAM Health Check Store Application pode ser utilizado para identificar dados ausentes ou mal configurados, o que pode resultar em resultados de conformidade incorretos.
- Estabeleça um plano de comunicação para notificar stakeholders sobre resultados e/ou problemas que precisem de atenção.
- Este item de maturidade visa estabelecer um processo de validação. Atividades de conformidade para editoras/produtos individuais ocorrerão de forma iterativa.
A visualização Overlapping usage exibe relatórios mostrando os gastos com suas aplicações com base na categoria da aplicação – SaaS ou detecção de gastos. Você também pode visualizar a lista de aplicações agrupadas por categorias com base na principal função da aplicação de software, como videoconferência, gerenciamento de projetos e marketing por e-mail.
Essa lista de aplicações inclui os seguintes detalhes:
- Gasto;
- Uso;
- Número total de assinaturas;
- Candidatos à recuperação;
- A visualização Overlapping usage no Software Asset Workspace pode ajudar a identificar oportunidades de racionalização de SaaS e SSO
- Relatórios adicionais com base em modelos de descoberta ou modelos de software podem ser feitos usando os dados na tabela de produtos
- Assista aqui para aprender sobre Software Spend Detection.
Rastreamento de licença Traga sua própria licença (BYOL)
O Bring Your Own License (BYOL) permite que as organizações usem suas licenças de software existentes em um ambiente de nuvem ou hospedado, poupando-as da necessidade de comprar novas licenças do provedor de nuvem.
Principais aspectos do BYOL:
- Economia de custos: Você evita a necessidade de comprar novas licenças, reduzindo potencialmente os custos gerais.
- Conformidade de licenças: Você continua responsável por gerenciar e rastrear o uso de suas licenças para garantir a conformidade com os termos do fornecedor.
- Flexibilidade: O BYOL permite que as organizações migrem workloads para a nuvem ou novos ambientes sem a complexidade de comprar licenças diferentes do provedor de nuvem.
O suporte ao BYOL no Software Asset Management ajuda você a:
- Descobrir licenças de software perpétuas e baseadas em assinatura automaticamente em ambientes locais e em nuvem, como AWS, Microsoft Azure e GCP.
- Determinar a conformidade de licenças dos seguintes produtos de software em sua infraestrutura híbrida: Microsoft SQL Server, Microsoft Windows Server, Oracle Database, Oracle WebLogic Server e Red Hat Enterprise Linux Server.
- Fornecer suporte avançado para otimização por meio de Cloud Special Rights* como direitos de uso duplo, flexibilidade de edição e virtualização ilimitada.
- Realizar remediação quando seu software estiver fora de conformidade.
Etapas a serem concluídas:
- Os dados de BYOL importados por um produto de descoberta como o ServiceNow Discovery são necessários.
- Uma vez que a instalação estiver populada e os campos adequados de BYOL preenchidos, o processo de reconciliação lidará com quaisquer regras específicas para o produto da instalação.
- Clique aqui para aprender sobre as capacidades de BYOL no ServiceNow SAM.
- Clique aqui para ler um blog sobre o suporte BYOL no ServiceNow.
Conclusão
Implementar um programa de SAM no ServiceNow é uma jornada estruturada que aprimora a visibilidade de ativos de software, minimiza riscos e aumenta a eficiência operacional. Ao adotar a abordagem “Engatinhar, Caminhar e Correr”, as organizações podem melhorar progressivamente sua maturidade em SAM .
Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original The Path to Value for a SAM Program in ServiceNow.
Tags: ServiceNow, Snow Software, Gestão de Ativos de Software, Software Asset Management, SAM, FINOps, ITAM, ITSM, Flexera, Cloud Management, fale conosco, modelagem de dados, processos de ITSM, andar, correr e voar, configuration management database cmdb, modelo CSDM, gerenciamento ITSM, governança, base de dados de gerenciamento de configuração (CMDB), itens de configuração, dados da CMDB, gerenciamento de incidentes, infraestrutura de TI de organizações, práticas de ITSM, gerenciamento de ativos, ativos de ti itam, proteção de dados, recursos de ti, ativos de software, dispositivos móveis, ti sejam, única plataforma, gerenciamento de vulnerabilidades, ativos de hardware, recursos humanos, operações de ti, gerenciamento de mudanças, gestão eficiente, bancos de dados, ciclos de vida, gestão de ativos, etapa 3: Aproveite seu programa SAM, etapa 3: Aproveite seu programa SAM, etapa 3: Aproveite seu programa SAM, management sam, ativos de software, software asset management, licenças de software, usuários finais, sql server, microsoft azure, economia de custos, eficiência operacional, asset management sam, bancos de dados, servicenow sam, programa de sam, software asset management sam, google cloud, gestão de ativos, gerenciamento de ativos, redução de custos, ativos de ti, ferramentas certas, management sam, bancos de dados, economia de custos, sql server, microsoft azure, ServiceNow onboarding, Cloud Insights, Strategic Portfolio Management, ServiceNow IT Asset, ServiceNow HAM, License Manager, License Compliance, Software License Management, Implement ServiceNow, ServiceNow ITAM, License Management, Elite Partner, Customer Service Management, Value from ServiceNow, ServiceNow Implementations, Software License, Blog Posts, HR Service Delivery, Benefits of ServiceNow, Software Assets, Portfolio Management, Governance Risk, ServiceNow Software Asset Management.