4Matt Tecnologia

5 vantagens que o uso da computação em nuvem pode trazer para o seu negócio

Computação em NuvemSegundo estudo do Gartner, até 2020, os investimentos mundiais em cloud computing vão atingir incríveis 411 bilhões de dólares. A nuvem hoje suporta deste e-commerces tradicionais como Magazine Luiza, VTex e Amazon até indústrias, centros médicos e  transportadoras. Neste artigo, listaremos as vantagens que o uso da computação em nuvem pode trazer para o seu negócio.

Não podemos ignorar que os investimentos na tecnologia em questão, se expandem rapidamente no território nacional. A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes Software), estima crescimento de 35,5% anuais, chegando a USD 5.8 Bilhões em 2022. A GlobalData acredita que, neste mesmo ano, 94% das empresas brasileiras usarão a nuvem.

Até mesmo áreas de baixa permeabilidade à tecnologia, como o setor público, se incluem neste crescimento. Uma pesquisa da HDI AGOV, estima que 30% das instituições governamentais brasileiras já empregam recursos em nuvem. Enquanto isto, 35% têm o investimento em pauta. Vejamos a seguir alguns dos benefícios do cloud computing.

Conheça 5 vantagens que o uso da computação em nuvem pode trazer para o seu negócio

1. Redução de despesas com Datacenter locais e grandes contratos de softwares

Tradicionalmente, empresas com infraestrutura de TI precisavam comprar e instalar servidores e obter grandes contratos de software como Capex. Por vezes, se adicionava a esta configuração máquinas potentes para suportar picos de processamento, ficando em quase toda a média de tempo, subutilizada.

Era necessária ainda, a presença de colaboradores e parceiros especializados para configurar e fazer a manutenção do ecossistema. Estes fatores se traduziam em custos elevados para as empresas. Fator que prejudicava especialmente aos negócios de pequeno e médio porte.

A nuvem pode eliminar drasticamente custos de atualização de Hardware, já que este não precisa mais estar na sua empresa. Tampouco os softwares utilizados vão demandar contratos com modelo Capex ou 100% Upfront. Em ambos os casos na nuvem você paga exclusivamente por aquilo que utiliza. Por fim, qualquer aspecto ligado à atualização dos sistemas fica ao encargo do fabricante do software.

2. Serviços mais ágeis e com alta escalabilidade

A capacidade de processamento em nuvem garante maior agilidade e flexibilidade para os processos de negócio de sua empresa. Para melhorar, os serviços oferecidos possuem alta escalabilidade. Portanto, na medida em que o seu empreendimento cresce e demanda mais recursos, este podem ser inseridos imediatamente sob demanda. Ao mesmo tempo, em casos de diminuição da produção, os recursos podem ser reduzidos.

Segurança dos dados e métricas de controle

3. Maior segurança no armazenamento de dados

Um dos maiores benefícios do cloud computing pode estar na segurança da informação. A começar pelos backups, que se tornam mais eficientes, automatizado e seguros ao dispensarem mídias físicas. Com isto, evita-se não só a perda completa de dados, como o seu corrompimento.

Outro aspecto positivo, é que o acesso a estes ativos é restrito. A sua proteção pode ser percebida nos certificados de segurança e na criptografia utilizada. Este detalhe pode, inclusive, ajudar a sua organização em questões de compliance, como aquelas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

4. Melhor uso de indicadores-chave (KPIs)

As vantagens que o uso da computação em nuvem pode trazer para o seu negócio também incluem integração entre aplicações robustas ou antigas. Muitas soluções para nuvem SaaS podem se conectar via API automaticamente. A cloud permite ainda a integração de ERPs, CRMs e outras ferramentas onde dados e indicadores podem ser integrados.

Integração entre equipes e mobilidade

5. Integração e mobilidade

Os sistemas baseados em Nuvem favorecem a integração de equipes, permitindo acesso à mesma informação a partir de diferentes lugares.

Muitos gestores aproveitam estes benefícios para monitorar o negócio de forma remota e padronizada. Salientamos que as 5 vantagens que o uso da computação em nuvem pode trazer para o seu negócio citadas são apenas o início das possibilidades do cloud.

Para conferir soluções em Controle de Custos de Software e Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) visite o Blog da 4Matt Tecnologia. Fale com um de nossos consultores para saber mais a respeito dos nossos serviços e esclarecer as suas dúvidas.

Posts Relacionados

6 Práticas para Garantir a Segurança com ITAM

A Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação (ITAM) é um conjunto de práticas comerciais que une as funções financeiras, de inventário, contratuais e de risco para gerenciar o ciclo de vida dos ativos de TI e tomar decisões estratégicas para a empresa. O ITAM é crucial para qualquer organização,

Leia mais »

Desvendando o CMDB: Guia Completo de Perguntas Frequentes

Neste artigo, exploraremos o mundo do CMDB (Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração), respondendo às perguntas mais comuns sobre este importante aspecto da gestão de TI. Do significado básico às melhores práticas e sua implementação, vamos mergulhar nas questões essenciais relacionadas ao CMDB. 1. CMDB significa? CMDB é a

Leia mais »

CSDM e ServiceNow: Otimize o Gerenciamento de Serviços!

O Common Service Data Model (CSDM) na ServiceNow é uma estrutura padronizada que ajuda as organizações a estruturar e gerenciar seus itens de configuração (CIs), CMDB (Configuration Management Database) e serviços dentro da plataforma ServiceNow. Ele fornece uma maneira consistente de definir e relacionar diferentes aspectos de serviços de TI

Leia mais »