4Matt Tecnologia

Integração entre o AWS Cost Explorer Rightsizing Recommendations com AWS Compute Optimizer

Durante o re:Invent 2019, a Amazon anunciou recursos importantes de controle e redução de custos e para isso lançou o AWS Compute Optimizer, uma das ofertas mais interessantes anunciadas no pilar do AWS Cost Explorer.

O que ninguém imaginava é que a AWS iria integrar o AWS Compute Optimizer com o AWS Cost Explorer Rightsizing recommendations, fazendo com que os clientes tenham o rightsize de forma automatizada.

Mais uma vez entendemos que nem todas as empresas possuem acesso a ferramentas e plataformas de Cloud Management Platform CMP e por isso trazemos sempre opções de recursos nativos dos Cloud Providers visando apoiar empresas em qualquer estágio de maturidade em governança de TI ou Governança de Nuvem.

AWS Cost Explorer Rightsizing Recommendations integra com AWS Compute Optimizer

A AWS anunciou que os clientes agora podem receber recomendações de rightsizing Amazon EC2 alimentadas pelo AWS Compute Optimizer no AWS Cost Explorer. Com o lançamento de abril de 2020, os clientes do Cost Explorer podem obter recomendações de direitos do Amazon EC2 em todas as famílias de instâncias do EC2, além do suporte existente para recomendações dentro da mesma família de instâncias do EC2.

O mesmo lançamento também disponibiliza informações de custo para os tipos de instâncias M, C, R, T e X disponíveis no AWS Compute Optimizer.

O Cost Explorer fornecia anteriormente aos clientes recomendações de direitos de instância para a mesma instância com base no histórico máximo de utilização de CPU e memória nos últimos 14 dias. Através do console AWS Cost Explorer API, os clientes agora podem obter um subconjunto de recomendações geradas pelo Machine Learning do AWS Compute Optimizer, especificamente aqueles que oferecem oportunidades de economia de custos.

Os clientes agora podem optar por ver recomendações de direitos para as instâncias, não apenas dentro da mesma família de instâncias Amazon EC2, mas também entre as famílias de instâncias.

Anteriormente, o AWS Compute Optimizer exibia a diferença na precificação pública entre o tipo de instância atual e as opções recomendadas de tipo de instância.

Agora, os usuários do AWS Compute Optimizer podem obter economias estimadas de custos, incluindo suas instâncias reservadas e descontos de Savings Plan, bem como horas cobertas por Instâncias Reservadas ou AWS Savings Plan, gerados pelo Cost Explorer.

O que é o AWS Compute Optimizer?

O AWS Compute Optimizer é uma nova adição ao conjunto de ferramentas nativas da AWS que estão focadas em ajudar os clientes a controlar os custos AWS. As outras ferramentas nativas incluem o AWS Trusted Advisor e o serviço Amazon EC2 Resources Optimization Recommendations (sob o AWS Cost Explorer), que foi revelado em julho de 2019.

Neste artigo, mergulharemos profundamente no AWS Compute Optimizer, nas suas capacidades e quais os benefícios para sua empresa.

Visão geral do AWS Compute Optimizer

O AWS Compute Optimizer é uma ferramenta baseada em Machine Learning (ML) que analisa métricas do AWS CloudWatch de instâncias Amazon EC2 e grupos de Auto Scaling e gera recomendações para ajudar os usuários a escolher os tipos de instâncias ideais para suas cargas de trabalho (workloads).

Como funciona

O mecanismo de análise de direitos que alimenta esta nova ferramenta é baseado em Machine Learning. Ele analisa a utilização das cargas de trabalho do EC2 através das métricas suportadas e usa insights de milhões de cargas de trabalho em execução no AWS para fazer suas recomendações sobre qual tamanho de instância usar.

O AWS Compute Optimizer recomenda o nível ideal de recursos da AWS para suas cargas de trabalho a fim de reduzir custos e melhorar a performance usando machine learning para analisar métricas de utilização históricas. O provisionamento excessivo de recursos pode gerar custos desnecessários de infraestrutura, enquanto o provisionamento insuficiente pode resultar em performance inadequada de aplicações.

O Compute Optimizer ajuda a escolher configurações ideais para três tipos de recursos da AWS: instâncias do Amazon EC2, volumes do Amazon EBS e funções do AWS Lambda, sempre com base em seus dados de utilização.

Ao aplicar o conhecimento obtido da própria experiência da Amazon executando diversas cargas de trabalho na nuvem, o Compute Optimizer identifica padrões de carga de trabalho e recomenda recursos ideais da AWS.

O Compute Optimizer analisa a configuração e a utilização de recursos da sua carga de trabalho para identificar dezenas de características definidoras, por exemplo, se uma carga de trabalho faz uso intenso de CPU, se ela apresenta um padrão diário ou se uma carga de trabalho acessa o armazenamento local com frequência. O serviço processa essas características e identifica o recurso de hardware exigido pela carga de trabalho.

O Compute Optimizer infere como seria o desempenho da carga de trabalho em várias plataformas de hardware (por exemplo, tipos de instâncias do Amazon EC2) ou usando diferentes configurações (por exemplo, configurações IOPS de volume do Amazon EBS, e tamanhos de memória da função do AWS Lambda) para oferecer recomendações.

O Compute Optimizer está disponível para você sem custo adicional. Para começar a usar, você pode aderir ao serviço no console do AWS Compute Optimizer.

Métricas analisadas

Por padrão, o AWS Compute Optimizer analisará a utilização de CPU, IO de armazenamento e IO de rede (entrada e saída de todas as NICs), coletadas do CloudWatch. Os usuários podem habilitar métricas de memória no nível de SO instalando e configurando o CloudWatch Agent.

Se os dados de memória não forem coletados, a AWS promete que a ferramenta tentará não reduzir a capacidade de memória atribuída às instâncias Amazon EC2. Trata-se de uma melhoria das recomendações de rightsizing do AWS Cost Explorer.

A Amazon recomenda a habilitação de monitoramento detalhado no CloudWatch, o que aumentará os incrementos da coleta de dados de 5 minutos para 1 minuto (observe sempre que o monitoramento detalhado com o CloudWatch resultará em taxas extras).

Período de coleta das informações

As recomendações serão baseadas nos últimos 14 dias de dados; o período de amostragem não é configurável. As instâncias devem ser verificadas por pelo menos 30 horas (em alguns casos até 60 horas) antes que as recomendações sejam geradas.

O que é um Centro de Excelência em Nuvem?

Todos os recursos de custos nativos da AWS devem ser gerenciados por um CCoE. O Cloud Center of Excellence (CCoE) é um grupo de trabalho multifuncional que rege o uso da nuvem em uma organização, conduzindo as melhores práticas entre as funções.

O CCoE tem três responsabilidades principais:

  • Executar a estratégia em nuvem;
  • Impulsionar a colaboração e usando as melhores práticas recomendadas, como Tagging Management, por exemplo;
  • Avaliar e utilizar a tecnologias em nuvem para apoiar iniciativas de negócios.

Como o CCoE é composto por áreas de toda a organização — principalmente finanças, operações e segurança — os projetos e iniciativas que eles criam têm contexto e buy-in de inúmeras áreas fora de TI, garantindo que todos estejam trabalhando para o que é melhor para a organização.

O CCoE tem a tarefa de criar uma cultura de consciência financeira e responsabilidade, ambas cruciais para operar uma função CFM bem sucedida. Alguns dos benefícios indiretos incluem o aumento das margens de lucro bruto, diminuição dos gastos em nuvem, melhorar a velocidade de DevOps e se tornar mais proativo quando se trata de gerenciamento das nuvens hibridas.  

TAG: AWS Cost Explorer, Savings Plan, Cost Management, Time Periods, Cost Category, Amazon EC2, AWS Region, AWS Marketplace, AWS Account, AWS Billing, Cost Optimization, AWS Costs, Cost and Usage, Ondemand usage, Cost and usage metrics, Instance hours, Amazon redshift, Cost allocation tags, EC2 instances, Reserved instance, Linked accounts e AWS Cost explorer API, aws cost management, savings plans, aws budgets, costs and usage, aws costs and usage, aws cur, amazon web services inc, aws pricing, cost and usage reports, amazon cloudwatch, s3 bucket, aws cost categories, aws budget, custo da aws, gerenciamento de custos, cost management, reserved instance, cost optimization, aws costs, aws account, aws marketplace

Posts Relacionados

O Valor Estratégico do CMDB na Gestão de Ativos de TI

A gestão eficiente de ativos de TI é um pilar estratégico para organizações que buscam operar de forma segura, produtiva e competitiva. No centro dessa estratégia está o CMDB (Configuration Management Database), uma ferramenta que centraliza informações críticas sobre os ativos de TI e suas relações, oferecendo insights essenciais para

Leia mais »

Principais Atualizações do ServiceNow Xanadu

O ServiceNow Xanadu chegou com aprimoramentos que consolidam a plataforma como referência em automação, gerenciamento de ativos e experiência operacional. Esta versão incorpora avanços técnicos que otimizam processos e fortalecem a governança organizacional. A seguir, destacamos os principais pontos: 1. Inteligência Artificial para Automação Avançada A nova arquitetura de IA

Leia mais »