Gerenciando custos com Categorias de Custos AWS (AWS Cost Categories)

AWS-cost-explorer-billing-dash
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sabemos que nem todas empresas possuem uma plataforma de Cloud Management para apoiar no dia a dia da governança de nuvem ou FinOps. Por isso este é um dos artigos que apoiam você a usar recursos nativos da AWS como AWS Cost Explorer, AWS Budgets e Relatório de Custo e Uso (Cost and Usage Report ‘CUR’).

Você pode usar categorias de custo da AWS (AWS Cost Categories) para definir regras personalizadas para mapear suas estruturas internas de negócios e áreas organizacionais.

Após definir as regras de categorização, a AWS organizará seus custos sempre a partir do início do mês. Os clientes podem visualizar e monitorar os gastos visualizando essas categorias no AWS Cost Explorer, AWS Budgets e Relatório de Custo e Uso (Cost and Usage Report ‘CUR’).

É possível criar agrupamentos de custos usando categorias de custos AWS em inglês, AWS Cost Categories. Por exemplo, seu negócio é organizado por equipes, e cada equipe tem várias contas dentro. Para construir essa estrutura em Categorias de Custo AWS, primeiro criar uma categoria de custo chamada Team. Em seguida, você pode mapear custos para um valor de Categorias de Custo AWS (AWS cost category) chamado Team 123.

AWS-Cost-Category
AWS-Cost-Category

As empresas geralmente têm múltiplas perspectivas sobre seus negócios, como projetos, centros de custos e aplicativos, e você pode criar categorias de custos para corresponder a essas perspectivas. Os valores da categoria de custo AWS (AWS Cost Categories) são grupos dentro das Categorias de Custo, semelhantes à Team 123 ou Team 456 do exemplo anterior. Ao criar categorias de custos, você pode visualizar seu negócio em múltiplas perspectivas correspondentes.

Você pode começar a usar categorias de custos AWS criando um nome de categoria exclusivo. Em seguida, você pode mapear os custos para os valores da Categoria de Custo dentro das Categorias de Custo. Em cada valor da Categoria de Custo AWS, mapeie o tipo de custos que pertencem a esse valor. Por exemplo, se seu Team 123 consiste em várias contas, você pode escrever essa expressão escolhendo a dimensão de contas (é opção) e selecionando as contas aplicáveis. Depois de criar o valor da categoria de custo, você pode continuar a criar outras equipes adicionando valores.

Depois que eles são criados, suas categorias de custo AWS aparecem no AWS Cost Explorer, AWS Budget e AWS CUR. Nos AWS Budgets, AWS Cost Explorer e AWS, uma categoria de custo aparece como uma dimensão adicional de faturamento. Você pode usar isso para filter para o valorspecificCusto Category, ou grupo pela Categoria custo. No AWS CUR, a Categoria custo aparece como uma nova coluna com o valor da Categoria de Custo em cada linha. Nota: As categorias de custo só são efetivas no início do mês atual. Se você criar ou atualizar sua Categoria de Custo no meio do mês, ele toma retroativamente efeito sobre custo e uso a partir do início do mês.

Este é um recurso administrativo e só pode ser personalizado por payer accounts ou contas regulares em Organizações AWS.

Limites

Foram definidos pela AWS alguns limites para o cadastro de categorias de custos (AWS Cost Category). Nós da 4Matt Tecnologia resumimos abaixo:

Número total de Categorias de Custo e por payer account50  
Número de regras da Categoria de Custo por Categoria de Custo (API)500
Número de regras da categoria de custo por categoria de custo (UI)100
Nomes da categoria de custo1-Os nomes devem ser únicos
2-Case sensitive
Nomes de valor da categoria de custoNomes não têm que ser únicos
Caracteres permitidos em um nome de categoria de custo e nome de valor• Números: 0-9
•Letras Unicode
• Espaço, se não for usado no início ou no final do nome
• Os seguintes símbolos: _

Criando categorias de custos (AWS Cost Category)

As categorias de custo permitem definir grupos personalizados com base em suas dimensões de custo e uso do AWS e atribuem automaticamente todos os novos itens da linha de uso a essas categorias. O nome que você dá à sua categoria de custo deve ser um termo familiar para sua organização (por exemplo, Centro de Custos, Projeto, Meio Ambiente). Este nome aparecerá como o cabeçalho de uma nova coluna em seu Relatório de Custo e Uso (‘CUR’) e como um filtro no AWS Cost Explorer e AWS Budgets.

aws-cost-categories-create
aws-cost-categories-create

Por exemplo, se você vir sua organização como equipes, você pode nomear sua categoria de custo, ‘Times’ ou Tribos. Pode haver várias equipes em sua organização e cada equipe é composta por inúmeras contas. Você pode usar categorias de custos para categorizar contas em equipes e fazer com que esses grupos apareçam no AWS Cost Explorer, AWS Budgets e CUR.

Você pode criar categorias de custos para organizar suas informações de custo e uso. Contas regulares e contas pagadoras em Organizações AWS têm acesso padrão para criar Categorias de Custo. As regras não são mutuamente exclusivas, e você pode controlar a ordem em que as regras se aplicam. Permita que até 24 horas após a criação de uma Categoria de Custo para que seus registros de uso sejam atualizados com valores.

Visualize categorias no AWS Cost Explorer

Depois de criar uma categoria de custo, levará cerca de 8 horas até que você possa visualizá-los em seu conjunto de gerenciamento de custos de produtos. Você pode simplesmente clicar em “Ver no AWS Cost Explorer” no console Categorias de Custo, ou também pode visualizá-los no AWS Cost Explorer ou AWS Budgets.

Semelhante às Tags de Alocação de Custos, você pode filtrar e agrupar por Categorias de Custo, primeiro selecionando o nome da categoria de custo e, em seguida, seu valor correspondente.

No CUR, o Nome da Categoria de Custo AWS aparecerá como uma nova coluna e seus custos associados terão o valor.

O que é um Centro de Excelência em Nuvem?

Todos os recursos de custos nativos da AWS devem ser gerenciados por um CCoE. O Cloud Center of Excellence (CCoE) é um grupo de trabalho multifuncional que rege o uso da nuvem em uma organização, conduzindo as melhores práticas entre as funções.

O CCoE tem três responsabilidades principais:

  • Executar a estratégia em nuvem;
  • Impulsionar a colaboração e usando as melhores práticas recomendadas, como Tagging Management, por exemplo;
  • Avaliar e utilizar a tecnologias em nuvem para apoiar iniciativas de negócios.

Como o CCoE é composto por áreas de toda a organização — principalmente finanças, operações e segurança — os projetos e iniciativas que eles criam têm contexto e buy-in de inúmeras áreas fora de TI, garantindo que todos estejam trabalhando para o que é melhor para a organização.

O CCoE tem a tarefa de criar uma cultura de consciência financeira e responsabilidade, ambas cruciais para operar uma função CFM bem sucedida. Alguns dos benefícios indiretos incluem o aumento das margens de lucro bruto, diminuição dos gastos em nuvem, melhorar a velocidade de DevOps e se tornar mais proativo quando se trata de gerenciamento das nuvens hibridas.  

Marque um HORÁRIO com um de nossos especialistas, ou vá mais rápido e faça um TRIAL em nossa plataforma para entender melhor como podemos apoia-los no controle de custos em nuvens híbridas.

Nós somos a 4Matt Tecnologia, especialistas em Governança de Software e CCoE, Cloud Center of Excellence.

TAG: AWS Cost Explorer, Savings Plan, Cost Management, Time Periods, Cost Category, Amazon EC2, AWS Region, AWS Marketplace, AWS Account, AWS Billing, Cost Optimization, AWS Costs.

Fonte: AWS e FinOps Foundation

Trabalhe Conosco

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%