A Snow Software, líder no quadrante mágico do Gartner em Gestão de Ativos de Software (Software Asset Management SAM) e Cloud Management Platform CMP, adquiriu em dezembro de 2019 a Embotics, uma empresa de gerenciamento de nuvem híbrida com sede em Austin, Texas, EUA. Agora o produto de Cloud Automation da Snow Software se chama Snow Software Commander.
Os clientes da Snow Software ganham a capacidade para analisar e gerenciar toda a sua infraestrutura, seja ela em nuvem privada ou nuvem publica, independentemente de fornecedor e como parte da estratégia de um ambiente de tecnologia da informação híbrido, utilizando o Snow Software Commander.
Sobre a Snow Commander (ex Embotics)
Fundada em 2006, a Embotics oferece uma solução de gerenciamento em nuvem que permite provisionamento automatizado, redução de custos e garante a governança em ambientes privados, públicos, híbridos e multi-nuvem. A lista de clientes inclui uma série de nomes conhecidos, incluindo como NASA e HBO, bem como provedores de serviços.
O CEO da Embotics, Jay Litkey em entrevista disse o seguinte sobre a empresa: “Construímos a Embotics para fornecer às empresas uma solução mais fácil, rápida, neutra em plataforma e totalmente integrada para gerenciar a nuvem híbrida (Cloud Automation e Cloud Management).
Hoje, essas organizações estão combinando estrategicamente arquiteturas locais, privadas, públicas e multi-nuvem e isso requer uma abordagem flexível e multifacetada para ganhar agilidade por meio da automação, controlando custos, riscos e complementando a gestão de ativos de software (software asset management).
Ao unir forças com a Snow Software, a Embotics, criando o produto Snow Commander Embotics, este continuará a abordar essas questões e responder à próxima geração de desafios com capacidades integradas em escala global. Ambas as organizações têm um DNA centrado no cliente e um compromisso com a inovação que nos ajudará a alcançar nossa visão compartilhada de inteligência tecnológica”, afirmou Jay Litkey.
Demanda por gerenciamento multicloud com controle de custos e segurança
Nos últimos cinco anos, vimos tecnologias como serverless, containers e a eadge/IoT entrarem na agenda do CIO e CEO’s. Essas novas tecnologias fizeram com que grande parte do consumo de nuvem atual ocorresse de forma ad-hoc ou pulverizada em diversos provedores IaaS, SaaS e Paas, especialmente dentro de grandes organizações, gerando demanda por cloud automation.
Essa disponibilidade de recursos em nuvem pública pay-as-you-go gerou a SHADOW IT, onde os usuários finais de uma organização contornam a TI e usam uma variedade de recursos na nuvem diretamente via cartão de crédito ou contratos abertos com fabricantes como Microsoft Azure, AWS e Google Cloud Platform.
A evidência do que esta falamos é que 58% das empresas usam ativamente pelo menos dois dos três grandes serviços de nuvem (AWS, Microsoft Azure, Google Cloud), de acordo com a pesquisa de Kentik com 310 profissionais de nuvem presentes na conferência AWS re: Invent de 2019.
O relatório da Kentik, intitulado AWS Cloud Adoption, Visibility & Management, examina os desafios para o gerenciamento de nuvem, monitoramento, visibilidade e controle de custos.
Multi-nuvem é mais comum do que nuvem híbrida
Quase 60% dos entrevistados indicaram que estão usando ativamente mais de um dos três grandes provedores de serviços em nuvem (AWS, Azure, Google Cloud). Cerca de 40% usam ativamente dois provedores de serviços em nuvem e 18% usam os três.
Apenas 33% dos entrevistados relataram usar nuvem híbrida, com pelo menos um provedor de serviços em nuvem, bem como algum tipo de infra-estrutura tradicional (on premises ou co-location em data centers de terceiros).
AWS + Microsoft Azure são o combo mais comum: 97% dos entrevistados da pesquisa relataram que sua organização usa ativamente o AWS. No entanto, 35% dos entrevistados disseram que sua organização também usa ativamente o Azure, e 24% relataram usar tanto a AWS quanto a Google Cloud Platform.
O gerenciamento em nuvem (FINops e Cloud Management) é o maior desafio: cerca de 30% dos entrevistados disseram que seu maior desafio de gerenciamento de nuvem é a gestão de custos, com a segurança em seguida em 22% das respostas.
Várias ferramentas de monitoramento: Enquanto 54% relataram ter uma ferramenta de monitoramento em nuvem para visibilidade em seus aplicativos em nuvem, o gerenciamento de log (48%), o gerenciamento de desempenho de aplicativos (40%), ferramentas de código aberto (34%) e gerenciamento de desempenho de rede (25%), também estão sendo usados.
Visibilidade na nuvem: Quase 60% dos entrevistados estão usando pelo menos duas ferramentas para visibilidade em suas aplicações em nuvem. Cerca de 35% dos entrevistados usam três ou mais ferramentas para visibilidade na nuvem.
Análise de gastos da AWS: 10% dos entrevistados disseram que sua organização ainda usa planilhas para rastrear manualmente os gastos da AWS. Cerca de 56% dos entrevistados usam ferramentas nativas dentro do AWS (por exemplo, CloudWatch ou AWS Cost Explorer) para rastrear e gerenciar custos de serviços em nuvem.
Outros 30% usam ferramentas comerciais de terceiros, conhecidas como Cloud Management Platform, neste caso onde se enquadram a Snow Software Commander Embotics e Vwmare CloudHealth.
Desafios Emergentes no Gerenciamento em Nuvem
O cenário dinâmico da tecnologia da informação continua a evoluir, trazendo consigo novos desafios e oportunidades para as organizações modernas. No contexto do gerenciamento em nuvem, a demanda por eficiência operacional, controle de custos e segurança nunca foi tão premente. À medida que tecnologias como serverless, containers e edge/IoT ganham destaque, a complexidade do ambiente de nuvem aumenta, resultando em uma adoção ad-hoc e pulverizada. A crescente incidência de Shadow IT, onde usuários finais contornam as políticas tradicionais de TI, destaca a necessidade urgente de soluções abrangentes de automação em nuvem.
A pesquisa da Kentik revela que 58% das empresas já utilizam ativamente dois dos três principais serviços de nuvem. Este panorama, marcado pela multi-nuvem, evidencia a necessidade de estratégias robustas de gerenciamento em nuvem. Apenas 33% dos entrevistados optam pela nuvem híbrida, indicando uma preferência por ambientes mais diversificados. Nesse contexto, o Snow Software Commander Embotics surge como uma resposta integrada e eficaz para enfrentar os desafios emergentes no gerenciamento em nuvem.
O Futuro da Governança de TI e Cloud Excellence
À medida que as organizações buscam otimizar suas operações de TI em ambientes híbridos e multicloud, a governança eficaz torna-se essencial. Nós da 4Matt Tecnologia, somos um parceiro estratégico na jornada para a excelência em nuvem. Nossos consultores especializados estão prontos para oferecer suporte personalizado, orientação estratégica e soluções inovadoras para garantir que sua organização esteja na vanguarda da transformação digital. Fale conosco hoje mesmo para explorar como podemos ajudar a sua empresa a prosperar em um cenário tecnológico em constante evolução.