4Matt Tecnologia

Controle e Gerenciamento de Ativos de TI | ITAM Ágile

Para atender um mercado dinâmico com demandas mutáveis

Modernize e automatize a TI da sua empresa com o poder do ITAM Ágile

Otimize seus custos de hardware, software e nuvem por meio do emprego do ServiceNow IT Asset Management com nossa Metodologia Ágil e Lean. Garanta o gerenciamento dos ativos de sua organização, eficiência de custos, mitigação de riscos e produtividade.

Gerenciamos os ativos de TI em todas as áreas da organização, como contratos, finanças, inventário de software e hardware e gerenciamento de riscos.

ITAM Agile, scrum, KANBAN

Otimize seus ativos de TI com nosso Controle e Gerenciamento de Ativos de TI | ITAM Ágile

O Gerenciamento de Ativos de TI requer um trabalho em conjunto entre várias equipes, incluindo TI, finanças e compras. A 4Matt é especialista em gestões complexas, adaptando a implementação à sua necessidade.

Implementações do ServiceNow

Atendimento personalizado, desde a implementação técnica essencial do ServiceNow até a precificação baseada em resultados.

Gerenciamento dos serviços de TI

Visibilidade de ativos de ponta a ponta, reduzindo custos e riscos, melhorando o fluxo de trabalho e a sua utilização.

Atualizações e revisão de contratos

Gerenciamento do ciclo de vida dos contratos da sua empresa e controle sobre termos, atualizações e muito mais.

Redução de Riscos com ITAM Ágile

Foco na entrega de resultados de valor agregado ao cliente com a redução dos ciclos e entrega mais rápida de projetos.

Um novo Framework de atuação em projetos ITAM

O resultado é um método que garante a manutenção dos controles tradicionais de cachoeiras, em uma abordagem de desenvolvimento flexível e ágil.

O “Ágil com Controle” nos permite garantir qualidade e eficiência nos processos de entrega, desenvolvimento e liberação de sprints; permitindo que os projetos sejam cumpridos dentro do orçamento e prazos esperados.

ITAM, metodologia agil, agile

Nossa Metodologia de Implementação Gestão de Ativos de TI | Scrum e Kanban

Identificação do projeto

Análise dos objetivos do negócio e o que deve fazer parte do produto em termos de funcionalidades.

Planejamento

Planejamento de soluções inteligentes da ServiceNow, por meio da criação de uma lista de prioridades do cliente.

Execução

Implementação das estratégias definidas e distribuição das tarefas entre o Scrum Team que levam, geralmente, até quatro semanas.

KANBAN

Uso de checklists para ter plena visibilidade do trabalho da sua equipe, garantindo total gerenciamento e suporte.

O que utilizamos em nosso projetos

Scrum

O Scrum é um dos métodos ágeis mais populares e muitas vezes ele é inclusive confundido com o conceito em si. Para trabalhar com Scrum o principal é que tenhamos ampla compreensão sobre o skill da equipe e que tenha papéis bem definidos para cada um dos envolvidos.

O principal é que exista um Dono de Produto (ou de Projeto). Essa pessoa, que representa os interesses do usuário final ou de nosso cliente, é quem vai determinar – junto à outras pessoas – o que deve fazer parte do produto em termos de funcionalidades. A partir disso, ele cria uma lista por ordem de prioridade, que é conhecida como backlog.

Então, as tarefas começam a ser distribuídas entre o Scrum Team e se iniciam as Sprints – que nada mais são do que intervalos de tempo de desenvolvimento, que não duram mais do que quatro semanas.

Ao final de cada Sprint o time faz uma pausa e revisão das atividades que foram desenvolvidas, para validar se tudo foi feito como deveria, se há algo que precisa ser refeito ou se é preciso adaptar algum ponto.

Então, parte-se para a próxima Sprint, até que todo o backlog esteja concluído e o produto esteja pronto para a entrega.

Kanban

Trabalhar com checklists e de ter plena visibilidade do que está sendo desenvolvido por sua equipe, estas são as principais características ao se trabalhar com o sistema Kanban – um dos métodos ágeis mais simples e também mais utilizados pelas empresas.

Para trabalhar com o Kanban criamos quadro (quem em nosso caso é o Jira) e dividimos em três colunas, organizadas da seguinte forma:

  • TO DO: contemplando todas as tarefas a serem feitas durante um determinado projeto ou intervalo de tempo;
  • DOING: com todas as demandas que estão sendo feitas por pessoas específicas em um momento;
  • DONE: com as tarefas que já foram finalizadas, entregues e validadas pela equipe.

O sistema é bastante simples, mas demanda que toda a equipe esteja engajada para que ele possa funcionar adequadamente.

Afinal, é preciso que haja um acompanhamento constante das tarefas que estão sendo realizadas, assim como seu avanço entre as colunas.

Fale com nossa Scrum Master

Dúvidas Frequentes

Os cálculos do valor do serviço varia do tipo de produto adquirido. Entre em contato com os nossos consultores e solicite um orçamento detalhado para o seu negócio.

Antes de mais nada, através do ITAM Ágile são avaliados os objetivos do negócio para implementação do projeto mais adequado. Em seguida, são distribuídas as tarefas entre o time, para implementação rápida e otimizada das atividades. Por fim, são analisados os resultados e criadas estratégias de melhorias quando necessário.

Isso varia de acordo com a demanda e maturidade de cada organização, mas a 4Matt preza pela agilidade na implementação e buscamos um prazo máximo de quatro semanas, desde o estudo até a primeira avaliação dos resultados.

O ServiceNow interage com outras ferramentas facilmente, como Snow Software para gestão de ativos de Software e execução de tarefas VMware dentro da interface. Algumas funcionalidades do ServiceNow SAM Pro incluem: reconciliação de software para conformidade, otimização e remoção de instalação de software, Gestão de Licenças SaaS, detecção de gastos em excesso de software, Administração de Gerenciamento de Ativos de Software.