Ativos Gerenciados
Gerencie ativos de I&T ao longo de seu ciclo de vida para garantir que seu uso forneça valor a um custo ideal, permaneçam operacionais (adequados à finalidade) e sejam contabilizados e fisicamente protegidos. Certifique-se de que os ativos que são críticos para suportar a capacidade de serviço sejam confiáveis e disponíveis.
Gerencie licenças de software para garantir que o número ideal seja adquirido, retido e implantado em relação ao uso comercial necessário e que o software instalado esteja em conformidade com os contratos de licença.
Objetivo
Contabilize todos os ativos de I&T e otimize o valor fornecido pelo seu uso.
Práticas de gerenciamento
BAI09.01 Identificar e registrar ativos circulantes.
Manter um registro atualizado e preciso de todos os ativos de I&T que são necessários para fornecer serviços e que são de propriedade ou controlados pela organização com a expectativa de benefícios futuros (incluindo recursos com valor econômico, como hardware ou software). Garantir o alinhamento com a gestão de configuração e gestão financeira.
BAI09.02 Gerenciar ativos críticos.
Identifique os ativos que são críticos no fornecimento de capacidade de serviço. Maximize sua confiabilidade e disponibilidade para atender às necessidades de negócios.
BAI09.03 Gerenciar o ciclo de vida do ativo.
Gerenciar ativos desde a aquisição até o descarte. Garantir que os ativos sejam utilizados da forma mais eficaz e eficiente possível e sejam contabilizados e fisicamente protegidos até que sejam devidamente retirados.
BAI09.04 Otimizar o valor do ativo.
Revise regularmente a base geral de ativos para identificar maneiras de otimizar o valor de acordo com as necessidades de negócios.
BAI09.05 Gerenciar licenças.
Gerencie licenças de software para manter o número ideal de licenças e atender aos requisitos de negócios. Certifique-se de que o número de licenças de propriedade seja suficiente para cobrir o software instalado em uso.
Habilidades
Gestão de ativos ASMG
A gestão do ciclo de vida de todos os ativos gerenciados (hardware, software, propriedade intelectual, licenças, garantias etc.), incluindo segurança, estoque, conformidade, uso e descarte, visando proteger o portfólio de ativos corporativos, otimizar o custo total de propriedade e sustentabilidade, minimizando os custos operacionais, melhorando as decisões de investimento e capitalizando as oportunidades potenciais. Conhecimento e uso de padrões internacionais para gerenciamento de ativos e integração próxima com gerenciamento de segurança, mudança e configuração são exemplos de desenvolvimento aprimorado de gerenciamento de ativos.
Instalação/desativação de sistemas HSIN
A instalação, teste, implementação ou descomissionamento e remoção de cabeamento, fiação, equipamentos, hardware e software associado, seguindo planos e instruções e de acordo com os padrões acordados. O teste de componentes de hardware e software, resolução de avarias e registro de resultados. O relatório de detalhes de hardware e software instalado para que os registros de gerenciamento de configuração possam ser atualizados.
Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original Process Symphony: Assets Management – BAI09 (COBIT2019)