Estrutura de referência de processo dos pais (PRF): COBIT
01 | Programas Gerenciados |
02 | Definição de requisitos gerenciados |
03 | Identificação e construção de soluções gerenciadas |
04 | Disponibilidade e capacidade gerenciadas |
05 | Mudança organizacional gerenciada |
06 | Mudanças gerenciadas de TI |
07 | Aceitação e transição gerenciadas de mudanças |
08 | Conhecimento Gerenciado |
09 | Ativos Gerenciados |
10 | Configuração gerenciada |
11 | Projetos Gerenciados |
BAI01: Programas Gerenciados
Gerencie todos os programas do portfólio de investimentos em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada, com base em uma abordagem padrão de gestão de programas. Inicie, planeje, controle, execute programas e monitore o valor esperado do programa.
Perceba o valor desejado do negócio e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor. Para isso, melhore as comunicações e o envolvimento dos empresários e usuários finais, garanta o valor e a qualidade das entregas de programas, acompanhe projetos dentro dos programas e maximize a contribuição para a carteira de investimentos.
BAI02: Definição de requisitos gerenciados
Identifique soluções e analise requisitos antes da aquisição ou criação para garantir que elas estejam alinhadas com os requisitos estratégicos da empresa que abrangem processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços. Coordenar a revisão de opções viáveis com as partes interessadas afetadas, incluindo custos e benefícios relativos, análise de riscos, aprovação de requisitos e soluções propostas.
Crie soluções ideais que atendam às necessidades da empresa, minimizando riscos.
BAI03: Identificação e Construção de Soluções Gerenciadas
Estabelecer e manter produtos e serviços identificados (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) em consenso com os requisitos corporativos que abrangem design, desenvolvimento, compras/sourcing e parcerias com fornecedores. Gerenciar configuração, preparação de testes, testes, gerenciamento de requisitos e manutenção de processos de negócios, aplicativos, informações/dados, infraestrutura e serviços.
Garantir a entrega ágil e escalável de produtos e serviços digitais. Estabelecer soluções oportunas e econômicas (tecnologia, processos de negócios e fluxos de trabalho) capazes de suportar objetivos estratégicos e operacionais corporativos.
BAI04: Disponibilidade e Capacidade Gerenciadas
Equilibre as necessidades atuais e futuras de disponibilidade, desempenho e capacidade com a prestação de serviços econômicas. Inclua avaliação dos recursos atuais, previsão de necessidades futuras com base nos requisitos dos negócios, análise dos impactos dos negócios e avaliação de riscos para planejar e implementar ações para atender aos requisitos identificados. Manter disponibilidade de serviços, gestão eficiente de recursos e otimização do desempenho do sistema através da previsão de requisitos futuros de desempenho e capacidade.
BAI05: Mudança Organizacional Gerenciada
Maximize a probabilidade de implementar com sucesso a mudança organizacional sustentável em toda a empresa rapidamente e com risco reduzido. Cubra o ciclo de vida completo da mudança e todas as partes interessadas afetadas no negócio e na TI.
Prepare-se e comprometa as partes interessadas para a mudança de negócios e reduza o risco de fracasso.
BAI06: Mudanças gerenciadas de TI
Gerencie todas as mudanças de forma controlada, incluindo mudanças padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura. Isso inclui padrões e procedimentos de mudança, avaliação de impacto, priorização e autorização, alterações emergenciais, rastreamento, emissão de relatórios, fechamento e documentação.
Possibilitar a entrega rápida e confiável de mudanças para o negócio. Mitigar o risco de impactar negativamente a estabilidade ou integridade do ambiente alterado.
BAI07: Aceitação e Transição de Mudanças Gerenciadas
Aceitar e tornar operacional formalmente novas soluções, incluindo planejamento de implementação, conversão de sistemas e dados, testes de aceitação, comunicação, preparação de lançamentos, promoção à produção de novos ou alterados processos de negócios e serviços de TI, suporte à produção antecipada e revisão pós implementação.
Implementar soluções com segurança e em consonância com as expectativas e resultados acordados.
BAI08: Conhecimento Gerenciado
Manter a disponibilidade de informações relevantes, atuais, validadas e confiáveis de conhecimento e gestão para apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão relacionada à governança e gestão da TI empresarial. Plano para identificação, coleta, organização, manutenção, uso e aposentadoria do conhecimento.
Forneça os conhecimentos e informações necessários para apoiar toda a equipe na governança e gestão da I&T empresarial e permitir a tomada de decisões informadas.
BAI09: Ativos Gerenciados
Gerencie ativos de TI durante seu ciclo de vida para garantir que seu uso ofereça valor a um custo ideal, para que eles permaneçam operacionais (adequados para o propósito) e sejam contabilizados e protegidos fisicamente. Certifique-se de que os ativos que são fundamentais para suportar a capacidade de serviço são confiáveis e disponíveis. Gerencie licenças de software para garantir que o número ideal seja adquirido, retido e implantado em relação ao uso necessário do negócio, e o software instalado esteja em conformidade com os contratos de licença.
Conta de todos os ativos de TI e otimizar o valor fornecido pelo seu uso.
BAI10: Configuração gerenciada
Defina e mantenha descrições e relacionamentos entre os principais recursos necessários para fornecer serviços habilitados para I&T. Inclua coletar informações de configuração, estabelecer linhas de base, verificar e auditar informações de configuração e atualizar o repositório de configuração.
Fornecer informações suficientes sobre os ativos do serviço para permitir que o serviço seja gerenciado efetivamente. Avalie o impacto das mudanças e lide com incidentes de serviço.
BAI11: Projetos Gerenciados
Gerencie todos os projetos iniciados dentro da empresa em alinhamento com a estratégia empresarial e de forma coordenada com base na abordagem padrão de gerenciamento de projetos. Iniciar, planejar, controlar e executar projetos e fechar com uma revisão pós implementação.
Realize os resultados definidos do projeto e reduza o risco de atrasos inesperados, custos e erosão de valor, melhorando as comunicações e o envolvimento de empresas e usuários finais. Garantir o valor e a qualidade dos produtos de projeto e maximizar sua contribuição para os programas definidos e portfólio de investimentos.
Traduzido pela 4Matt Tecnologia do original Process Symphony: Build, Acquire and Implement (COBIT 2019)
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