Hoje, as empresas precisam de uma visão completa e confiável de seus equipamentos, sistemas e processos para obter o máximo valor e uso de seus ativos de TI. O IT Asset Management (ITAM) é uma pedra angular do IT Service Management (ITSM), mas muitas vezes é omitido das implementações ou iniciativas existentes do ITSM.
Um programa abrangente de gerenciamento de ativos de TI é fundamental para gerenciar a infraestrutura que suporta a entrega de serviços de TI para o negócio. O ITAM é um bloco de construção importante para as organizações, pois permite rastreamento, controle e gerenciamento financeiro automatizados dos ativos (dispositivos e aplicativos) que compõem a infraestrutura de TI.
O gerenciamento de ativos de TI é um conjunto de processos que gerenciam o ciclo de vida e o inventário dos ativos de TI de uma empresa, incluindo os elementos de software e hardware. Esse serviço melhora a produtividade, a tomada estratégica de decisões e reduz os riscos de TI.
O ITIL é um framework que tem cinco fases de ciclo de vida. A gestão de ativos faz parte da etapa de transição de serviço, que ajuda no planejamento e gerenciamento de mudança de estado de um serviço em seu ciclo de vida.
Toda empresa que deseja manter o controle e o gerenciamento dos seus ativos deve contar com esses serviços, sejam eles de grande, médio ou pequeno porte. Um inventário de TI traz significativos benefícios para a empresa, pois permite um controle mais rigoroso de seus recursos, facilitando a organização e melhorando a ação dos profissionais.
Nós oferecemos diversos serviços, como gerenciamento de software, ITAM Ágile, governança de ativos SaaS e muitos outros. Para contratar nosso CMDB ou qualquer outro desses, basta clicar no botão “fale com um especialista” ou “fale conosco” para iniciar uma conversa especializada com um de nossos profissionais.